Por que dá vontade de comer doce após o almoço? Entenda!

Se tem uma coisa mais certeira na vida é a vontade de comer doce após o almoço. Muitas pessoas reclamam que tem essa vontade e é sempre após a segunda refeição do dia. Mas, por que isso acontece? O SaúdeLAB foi atrás desse assunto para poder explicar melhor o por que disso acontecer com tanta frequência.

Culturalmente, nossas refeições sempre terminam com alguma sobremesa. Sobretudo, é apenas um desejo ou uma necessidade fisiológica? Entenda mais sobre o assunto.

Por que dá vontade de comer doce após o almoço?

Um estudo científico mostrou que o açúcar tem um potencial de vício semelhante ao das drogas, o que faz com que sociedades médicas recomendem o consumo moderado.

“Não há dúvida de que o açúcar tem vários efeitos fisiológicos, e há muitas razões pelas quais não é saudável. Mas tenho dúvidas sobre os efeitos que o açúcar tem em nosso cérebro e comportamento, esperava poder matar um mito . ” diz Michael Winterdahl, Professor Associado do Departamento de Medicina Clínica da Universidade de Aarhus e um dos principais autores do trabalho.

“Após apenas 12 dias de ingestão de açúcar, pudemos ver grandes mudanças nos sistemas de dopamina e opióides do cérebro. Na verdade, o sistema opióide, que é a parte da química do cérebro associada ao bem-estar e ao prazer, já foi ativado logo na primeira ingestão”, diz Winterdahl.

Desse modo, existe uma explicação plausível para que o nosso corpo peça sempre um docinho após o almoço.

A princípio, a serotonina é neurotransmissor que regula uma série de funções no corpo, inclusive o humor e os movimentos do estômago e intestino. Dessa forma, ela é produzida também com a ingestão de carboidratos, especialmente os doces. Os doces, por sua vez, liberam um aminoácido necessário para a produção de serotonina: o triptofano.

Desse modo, a explicação é: quando começamos a comer, o cérebro emite um sinal no sentido de aumentar a quantidade de serotonina. Logo, o nosso corpo precisa do triptofano para produzir serotonina, e os carboidratos são ricos em triptofano.

Dos carboidratos, os absorvidos mais rapidamente são os doces. Além disso, a serotonina aumenta a sensação de bem-estar, tranquilidade e felicidade, o que faz com que a experiência de uma refeição seja, para muitos, mais prazerosa com esse empurrãozinho dos doces.

Leia também: Deu vontade de comer um docinho? Saiba como fazer 3 sobremesas low carb para saciar o desejo de doce

O fazer pra diminuir essa vontade?

Confira agora algumas dicas que podem te ajudar a resolver o problema.

Faça substituições no cardápio

Em primeiro lugar, alimentos como aveia, banana, maçã, canela, castanha-do-pará e grãos em geral ajudam a diminuir a vontade de comer doces.

Logo, o consumo frequente contribui para a redução da vontade de comer doces. Consumir frutas frescas ou secas também é uma boa opção: experimente uvas passas e tâmaras, pois elas têm um sabor mais adocicado.

Vá devagar

Em suma, se a pessoa tem o hábito de consumir diariamente doces, o ideal é ir diminuindo aos poucos, pois se parar totalmente pode ocorrer o efeito rebote. Dessa forma, pode até conseguir manter a ausência dos doces por alguns dias, porém logo não aguentará mais e vai passar a comer mais doces do que já comia.

Não conseguiu resistir? Opte por opções menos calóricas

Por exemplo: quando a vontade de tomar sorvete for grande, opte pelo picolé de frutas, pois os teores de açúcar e gordura são menores comparados com as versões cremosas. Gelatinas e pudins light também podem ser opções interessantes e nutritivas.

Invista no chás!

Para facilitar o processo você pode fazer uso de chá que vão ajudar a diminuir as vontade de comer doce. Confira dois exemplos que podem te ajudar no processo:

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS

O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.

Compartilhe seu amor
Gabrielle Sena
Gabrielle Sena

Olá, me chamo Gabrielle Sena, 23 primaveras e ainda tentando achar um lugar no mundo. Eu amo futebol, mas que eu amo respirar, mas escrevo sobre outras coisinhas também. Que tal dar uma olhadinha nas minhas matérias, aposto que vai gostar. Divirta-se.

Artigos: 50