Book Appointment Now
Devo esperar o alimento esfriar ou guardá-lo quente na geladeira? Desvende esse mistério com o SaúdeLAB
Você tem o hábito de guardar quente na geladeira ou esperar o alimento esfriar? Hoje vamos te contar qual a melhor maneira de acondicionar as refeições depois de pronta sem trazer riscos de contaminação alimentar. É muito importante que os alimentos preparados sejam armazenados no local e sob condições seguras para a saúde. Sendo assim, o SaúdeLab vai te explicar por que não deve deixar a comida exposta por horas afim após o preparo.
De antemão, se você prepara muitas refeições em casa e têm uma rotina mais corrida é comum deixar ou esquecer a comida para fora da geladeira. Na verdade, algumas pessoas dizem que é bom esperar o alimento esfriar antes de guardá-lo, porém não sabem o tempo certo de fazê-lo e que pode haver consequências graves quando os ingerir.
Por que não pode esperar o alimento esfriar tempo demais antes de guardá-lo?
Quanto tempo devo esperar para guardar a comida na geladeira depois de pronta? Primeiramente, é preciso ter em mente que esquentar ou resfriar os alimentos não são processos essenciais apenas para o preparo deles, mas também para a conservação dos mesmos.
Quando a comida permanece sob temperatura ambiente são criadas condições perfeitas para o desenvolvimento de bactérias. Logo, congelar, refrigerar, esquentar ou ferver alguma comida nega essas condições as bactérias, impedindo que elas proliferem a ponto de oferecer riscos, como intoxicação alimentar, por exemplo.
Depois de preparar uma refeição cozida ou assada a comida se encontra fresca e sob temperaturas elevadas. Porém, a partir do momento que ela começa a esfriar seja sob a bancada ou fogão, ela vai se aproximando cada vez mais da temperatura ambiente.
Com isso, eventualmente os alimentos ficam expostos e sob condições perfeitas para as bactérias, que irão invadir e colonizar o alimento, tornando-o impróprio para o consumo. Dessa maneira, o momento adequado para guardá-la não deve ultrapassar duas horas após finalizado o preparo, seja no forno ou fogão.
Leia mais: Quais são os perigos de deixar comida em cima do fogão? Entenda agora
Riscos de guardar a comida quente e não esperar o alimento esfriar
Tendo em mente os problemas de esperar o alimento esfriar por demais antes de guardar, é possível perceber que esse hábito pode ser muito prejudicial para a nossa saúde. Por outro lado, isso não significa que a comida precisa ir para a geladeira enquanto estiver muito quente.
Conforme fora dito, quando a comida quente é resfriada do jeito certo, são criadas condições de temperatura que dificultam o desenvolvimento das bactérias. Por isso a geladeira é um item tão essencial para a conservação dos alimentos.
Entretanto, ao colocar na um alimento quente na geladeira um alimento, a temperatura dele pode influenciar na temperatura dos outros alimentos. Logo, há riscos na conservação deles.
Outrossim, de acordo com os fabricantes desses eletrodomésticos (Vide Manual) não é recomendável armazenar a comida quente pois interfere nos sensores e danifica o aparelho ao longo do tempo.
Como armazenar alimentos na geladeira corretamente?
Após aprendermos que esperar o alimento esfriar demais ou guardá-lo enquanto ainda está muito quente pode ser prejudicial, isso não deve ser negligenciado. Portanto, é preciso estabelecer um meio termo quanto ao armazenamento dele.
Veja o que não pode esquecer:
- O meio termo entre essas duas possibilidades é aguardar um tempo máximo antes de guardar. Essa ação permite que o alimento possa esfriar um pouco sem ter sua segurança comprometida ou prejudicar outros alimentos.
- Evite deixá-los nas panelas e tenha o cuidado de escolher utensílios bem vedados, que sejam de vidro ou plástico atóxico, aquele que vem descrito ‘livre de BPA ou BPA Free’, de preferência.
- Lembre-se de não ultrapassar duas horas após terminar o preparo.
Leia mais: Dentro ou fora da geladeira? Veja 05 alimentos que você guarda errado