Chá de boldo emagrece? Veja os 10 principais benefícios da planta para a saúde

O chá de boldo é rico em propriedades diuréticas e anti-inflamatórias; confira!

Muito popular no Brasil, o chá de boldo é conhecido principalmente por suas propriedades hepatoprotetoras, já que atua como um calmante e protetor do fígado. Entretanto, os benefícios da planta vão muito além. Assim, veja hoje no SaúdeLab tudo que você precisa saber sobre essa incrível bebida e veja o que o seu organismo ganha com a ingestão dela.

Existem dois principais tipos de boldo: o boldo do Chile, mais encontrado em lojas de produtos naturais na forma de folhas secas e o boldo brasileiro, facilmente encontrado em hortas e jardins populares. Ambos oferecem benefícios em comum, mas existem contraindicações e observações importantes para se atentar. Portanto, continue conosco e confira!

O que o chá de boldo pode fazer pela saúde

Além de suas propriedades digestivas e hepáticas, o chá de boldo ainda oferece benefícios de teor diurético, anti-inflamatório e antioxidante. Ademais, ele também atua na prevenção de várias doenças. Assim, veja agora tudo que a sua saúde pode ganhar com o uso da bebida e confira as contraindicações!

Leia também: Melhores chás para fígado e vesícula: 6 opções que não podem faltar na sua casa

Os 10 benefícios do boldo

folha para fazer chá de boldo
Chá de boldo emagrece? Veja os 10 principais benefícios da planta para a saúde. Foto: Canva PRO

1. Promove o bom funcionamento do fígado

O boldo possui antioxidantes potentes, como a boldina e a barbatusina, que atuam estimulando a produção de bile pelo fígado, melhorando o seu funcionamento. Além disso, em casos de excesso de gordura neste órgão, tais antioxidantes previnem sintomas como mal-estar, náuseas e dor de cabeça.

2. Favorece a perda de peso

Devido à sua alta quantidade de flavonoides, o boldo também possui propriedades diuréticas, estimulando a eliminação do acúmulo de água e gorduras pelo organismo. Assim, ele pode ser uma boa opção para quem faz dietas para perda de peso.

3. Melhora a digestão

A boldina proporciona a liberação da bile pela vesícula no intestino, fazendo com que as gorduras e alimentos muito pesados sejam digeridos de forma mais rápida. Além disso, o boldo também alivia o desconforto causado pelos gases.

4. Auxilia no funcionamento da vesícula biliar

O chá de boldo ainda ajuda na manutenção do bom funcionamento da vesícula biliar, órgão responsável pela digestão dos alimentos.

5. Alivia os sintomas da gastrite

O chá de boldo é rico em alcaloides, que atuam equilibrando os ácidos do estômago. Dessa forma, a acidez no órgão é reduzida, o que alivia os sintomas da gastrite e da azia.

6. Melhora o funcionamento do intestino

A boldina presente na bebida também age como um relaxante das camadas intestinais. Desse modo, o chá de boldo também é capaz de melhorar casos de prisão de ventre, infecções intestinais, além de reduzir a produção de gases.

7. Alivia a má digestão e as cólicas intestinais

As propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas do chá de boldo também são excelentes para aliviar sintomas de desequilíbrios no sistema gastrointestinal, como a má digestão e as cólicas intestinais.

8. Ajuda a reduzir o envelhecimento precoce

O chá de boldo é rico em ação antioxidante, reduzindo o dano nas células corporais e combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento precoce.

9. Elimina bactérias e fungos do organismo

Utilizado como tratamento auxiliar para casos de infecções de garganta, pulmonares, de pele e ósseas, o chá de boldo oferece uma ação consistente no combate das bactérias causadoras de tais problemas. Além disso, estudos comprovam a sua eficácia na redução do fungo Candida sp., que causa a micose de pele.

10. Melhora a ressaca

O chá de boldo elimina do fígado o acetaldeído, uma substância derivada do consumo exagerado de bebidas alcoólicas, e causadora de sintomas como o mal-estar, dor de cabeça e boca seca.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais dicas! Clique aqui!

Como fazer o chá de boldo

Ingredientes

  • 2 folhas de boldo picadas;
  • 150ml de água.

Modo de preparo

Ferva a água e, antes que chegue a ponto de ebulição, desligue o fogo. Em seguida, adicione as folhas de boldo picadas e tampe o local, aguardando cerca de 10 minutos. Por fim, coe a mistura e tome o chá morno. O recomendado é fazer a ingestão da bebida entre 2 a 3 vezes ao dia.

Efeitos colaterais

Tanto o boldo do Chile quanto o boldo brasileiro são seguros na maioria dos casos. Entretanto, se o uso de ambos for feito de forma excessiva e por mais de 30 dias seguidos, é provável que surjam efeitos colaterais como intoxicação do fígado, vômitos, náuseas e diarreia.

Do mesmo modo, algumas pessoas podem ser alérgicas ao boldo e, por isso, é importante observar qualquer tipo de inchaço que possa surgir no corpo após a ingestão da bebida. Nesse caso, o recomendado é procurar um médico imediatamente.

Leia mais: Chá para Desinchar: veja as 5 melhores opções que resolvem

Quem não deve usar

O chá de boldo deve ser evitado por crianças, gestantes e lactantes. Além disso, não é recomendado para pessoas com pedra na vesícula, inflamação das vias biliares, doenças no fígado, nos rins ou câncer na vesícula ou no pâncreas. Do mesmo modo, a bebida é proibida para indivíduos que sofrem de pressão alta ou que possuem doença renal ou hepatite.

Além disso, o chá de boldo não deve ser ingerido por pessoas diabéticas, alcoólicas e que fazem uso regular de medicamentos como metronidazol, dissulfiram, digoxina, calmantes, remédios para pressão alta e hormônios para tireoide.

Continue a leitura: Remédios caseiros para tratar a azia: 5 opções que dão resultado!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação