Primeiros sinais de Vitiligo; doença que atinge Luiza Brunet e mais famosos

Luiza Brunet já declarou em várias entrevistas, possuir vitiligo. A modelo disse que apresenta os sinais da doença desde os 2 anos de idade. A morena faz o tratamento adequado e convive com a doença de forma mais tranquila. Ainda assim, prefere usar maquiagem para camuflar as manchas.  Caracterizado pelo aparecimento de manchas brancas na pele, o vitiligo afeta todos os tipos de pele, masculina ou feminina, clara ou escura. O vitiligo é uma condição da pele, estima-se que 1 a 2% da população seja acometida por despigmentação. Quais são os primeiros sinais de vitiligo e por que aparecem as manchas brancas? SaúdeLAB lhe dá algumas respostas.

Quais os primeiros sinais de vitiligo

As primeiras manchas de vitiligo geralmente aparecem nas mãos, rosto, braços ou pés. As lesões são brancas com contornos bem definidos e despigmentadas. Aliás, podem aparecer em qualquer parte do corpo, inclusive nas mucosas. Cabelos e couro cabeludo também podem clarear se estiverem no nível das manchas brancas, neste caso a melanina está ausente dos folículos pilosos.

O tamanho das manchas pode variar. Embora indolor, algumas pessoas podem sentir sensações de queimação ou coceira quando as manchas aparecem.

Existem dois tipos de vitiligo:

O primeiro é o segmentar é definido por manchas de vitiligo localizado. O segundo tipo: o não segmentar se desenvolve em uma área maior do corpo, que pode cobrir a maior parte da pele. Essas manchas brancas são mais visíveis em tons de pele negra e escura. Os fotótipos escuros são, portanto, os primeiros a serem afetados pelo impacto psicológico e pela necessidade de tratamento em dermatologia.

O médico que faz o diagnóstico de vitiligo pelo simples exame da pele. Às vezes, um exame de sangue pode garantir que o paciente não tenha outras doenças autoimunes que possam explicar os sintomas da despigmentação.

Veja também: Conheça os principais nutrientes para manter a saúde da pele em dia

Quais são as causas do vitiligo?

Quais os primeiros sinais de vitiligo
Quais os primeiros sinais de vitiligo – Imagem: Canva Pro

De onde vêm essas manchas brancas visíveis na pele? É do lado das células responsáveis ​​pela cor da pele (melanócitos) que devemos olhar. No caso do vitiligo, os melanócitos desaparecem, o que causa o surgimento dessas áreas despigmentadas. Algumas pessoas correm mais risco de desenvolver vitiligo. Se sabemos que o aparecimento de manchas brancas se deve ao desaparecimento dos melanócitos, existem várias hipóteses para explicar a destruição anormal dessas células:

  • Causas genéticas: as pessoas que têm um caso de vitiligo na família são mais propensas a serem afetadas, o que representaria 30% dos casos;
  • Causas autoimunes: as pessoas com vitiligo produzem anticorpos anormais que visam os melanócitos e os destroem. Em alguns casos, descobriu-se que as pessoas que sofrem desta condição de pele também têm outra doença autoimune ao mesmo tempo, como a doença de Adison ou diabetes tipo 1. Cerca de 30% dos casos estão associados a um distúrbio autoimune.
  • Acúmulo de radicais livres: estudos mostram que pessoas com vitiligo têm uma quantidade anormalmente alta de radicais livres. Esses resíduos naturais do corpo, presentes em grande número, levam à autodestruição dos melanócitos.
    Em pessoas predispostas ao vitiligo, existem alguns fatores que podem desencadear o aparecimento dessa despigmentação . O estresse intenso, um choque emocional, uma condição da pele como uma ferida, um corte ou uma queimadura solar podem levar ao aparecimento de manchas de vitiligo.

Tratamento do vitiligo

Não há tratamento curativo para eliminar completamente o vitiligo. Existem soluções para reduzir a visibilidade dos pontos brancos:

  • Tratamentos tópicos e corticoterapia: diferentes tipos de cremes permitem que a pele se repigmente. Tratamentos tópicos contendo ingredientes ativos imunomoduladores ajudam a repigmentar manchas brancas;
  • A fototerapia é o tratamento essencial no âmbito da repigmentação do vitiligo. Pessoas com manchas brancas são expostas à luz das lâmpadas UVB. A radiação estimula a repigmentação das áreas afetadas da pele. 2 a 3 sessões de fototerapia por semana durante pelo menos 6 meses são necessárias para esperar resultados. É aconselhável não exceder 400 sessões de tratamento;
  • O transplante de melanócitos é um procedimento cirúrgico. Essa técnica consiste em enxertar melanócitos de áreas saudáveis ​​da pele do paciente em manchas brancas e áreas despigmentadas. Esta solução destina-se apenas ao vitiligo estável e de pequena escala.

Veja também: Creme para vitiligo: pesquisa conclui testes promissores para cobrir manchas na pele

Grupo do Whatsapp
Acesse nosso Grupo do Whatsapp!

Como viver cheirosa? Veja as 8 dicas para você potencializar seu perfume!Seu perfume dura pouco? Você gostaria de estar sempre cheirosa mas não sabe como? Não se preocupe. Existem truques simples para que seu perfume se torne tão marcante quanto você! Então, continue lendo para aproveitar seu perfume ao máximo e ainda economizar em compras para prolongar as fragrâncias.

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1026