Quais são os primeiros sintomas de menopausa? Entenda todos eles e não se apavore!

Além da cessação permanente do ciclo menstrual, quais são os sinais e os primeiros sintomas da menopausa? Com que idade ocorrem? A menopausa é um processo fisiológico natural na vida da mulher, uma verdadeira reviravolta hormonal. Todos os anos, no mundo, milhões de mulheres passam pela menopausa. O SaúdeLab traz as informações sobre o assunto para te tranquilizar sobre etapa da vida. Veja a seguir como identificar tudo que as mulheres podem sentir e como resolver esse dilema.

Quais são os sintomas da menopausa e como eles afetam sua vida diária?

Um dos sinais característicos que atestam que uma mulher entrou no período da menopausa é, sem dúvida, a cessação do ciclo menstrual em períodos distintos. Sinal fisiológico indiscutível quando esta ausência de menstruação foi confirmada por mais de um ano. Outros sinais se seguem, também chamados de sintomas sentidos. Existem basicamente dois tipos e você pode saber aqui no SaúdeLAB.

Os sinais físicos da menopausa

Durante a flutuação hormonal que antecede a menopausa, vários sintomas podem aparecer. A ansiedade e depressão são fortes candidatas, mas há como remediar cada sintoma. A fim de compreender melhor este fenômeno natural do envelhecimento, aqui está uma lista não exaustiva dos sinais de menopausa mais frequentemente relatados.

  • ondas de calor;
  • suor noturno;
  • dores de cabeça;
  • secura vaginal;
  • ganho de peso;
  • uma sensação de cansaço;
  • dor nas articulações;
  • doença de pele (acne, ressecamento etc);
  • distúrbios geniturinários (infecção do trato urinário, distúrbios sexuais, perda urinária, incontinência e outros mais).

Veja também: 10 alimentos perfeitos para menopausa – Veja o que comer e o que evitar!

Sinais psicológicos em uma mulher na pós-menopausa

ansiedade e depressão primeiros sintomas de menopausa
Quais são os sinais da menopausa e como eles afetam sua vida diária? Fonte: Canva PRO

 

Outros sintomas psicológicos podem aparecer durante a menopausa, como:

  • transtornos do humor, como ansiedade, irritabilidade, hipersensibilidade, ansiedade, depressão;
  • distúrbios do sono (insônia);
  • dificuldade de concentração, bem como perda de memória.

Com que idade surgem os primeiros sintomas da menopausa?

Quando falamos de menopausa, significa ausência de menstruação por 12 meses consecutivos. Em outras palavras, é o fim do ciclo ovariano e, portanto, o fim do período fértil nas mulheres. Segundo estudos, a menopausa ocorre por volta dos 45 e 50 anos. No entanto, de acordo com as mulheres, alguns sinais da menopausa aparecem bem antes ou depois dos 55 anos. Será explicado pela história familiar, pelo estilo de vida, mas também pelos tratamentos hormonais realizados.

Veja também: Infecções urinárias recorrentes na pós menopausa causam alterações no microbioma urogenital; veja pesquisa

Menopausa precoce, como pode ser isso?

A menopausa pode acontecer precocemente e não existe um causa definida. Pode surgir em situações, por exemplo: pós quimioterapia, retirada de ovários, doenças autoimunes, complicações nos rins, endometriose, tabagismo, entre outros.

Os sintomas da menopausa precoce são os mesmos que afetam a menopausa em seu ciclo normal, sendo que a menstrual também diminui ou falha. Quanto ao tratamento, este deverá ser feito pelo ginecologista de forma criteriosa.

Existe um tratamento para este período específico?

A primeira parte do tratamento será paciência. É uma fase que vai passar, mas é verdade que pode durar um pouco.  Para remediar ciclos irregulares e menstruações intensas, é possível que seu ginecologista prescreva alguns medicamentos. Dentre eles, uma pílula à base de progesterona isolada, de forma cíclica ou contínua. Também pode recomendar a instalação de um DIU hormonal.

Contudo, o acompanhamento médico é fundamental para ir adequando as doses ou modificando as condutas para que você sinta mais bem-estar.

Para outros sintomas, como ondas de calor, sensibilidade mamária e distúrbios do humor, existem tratamentos naturais (fitoterapia, gemoterapia) que têm podem aliviar os desconfortos. Mas não se automedique, pois há riscos para sua saúde.

Deve-se lembrar que enquanto os ovários apresentarem atividade residual, o tratamento hormonal específico para a menopausa não pode ser prescrito. Este tipo de tratamento, chamado terapia de reposição hormonal, só pode ser considerado e discutido com o ginecologista após a confirmação menopausa, ou seja, quando a mulher passou um ano inteiro sem menstruar, ou quando um exame de sangue confirmar as alterações hormonais sobre a menopausa.

Veja também: O que muda na dieta depois dos 50 anos? Veja o que não pode faltar!

 Menopausa: sintomas e tratamento!

Conheça mais sobre o assunto com Dr. Juliano Piunti Teles – Gastrocirurgião CRM 90.412/SP nesse vídeo superinteressante.

Compartilhe seu amor
Enf. Raquel Souza de Faria
Enf. Raquel Souza de Faria

Sou Raquel Souza de Faria, Enfermeira (COREN – MG 212.681) Especialista em Docência do Ensino Superior, Consultora de Enfermagem em Núcleo de Segurança do Paciente, Gestora de Serviços de Atenção Básica/Saúde da Família. Empresária e Empreendedora, amante da Fitoterapia e das Terapias Holísticas, oferecendo bem-estar e prevenção de doenças como Auriculoterapêuta e Esteticista.
E-mail: [email protected]

Artigos: 244