É PROIBIDO! Veja os alimentos que não podem ir para a air fryer

Por mais que airfryer seja muito útil, existem certas comidas que ela não pode preparar

Com o passar do tempo, a airfryer acabou se tornando um item quase essencial para toda cozinha. Ela oferece muita praticidade e é uma alternativa muito mais saudável de fritura de alimentos. Entretanto, existem certas comidas que nunca devem ir para a airfryer, e poucas pessoas conhecem. Portanto, venha com o SaúdeLab e veja alguns dos alimentos que são proibidos de ir para a air fryer.

A princípio, o airfryer chegou como uma solução para a fritura em óleo, que além de extremamente prejudicial para a saúde, é muito mais trabalhosa e costuma sujar mais a cozinha. Já airfryer é um aparelho simples, que frita os alimentos através de um calor gerado por vento, sem a necessidade de usar óleo e sendo mais fácil de limpar. Entretanto, essas vantagens são limitadas de certa forma, visto que não é todo alimento que pode ir para airfryer.

Leia também: Como fazer para limpar a parte de cima da air fryer? Prepare alimentos com segurança

Comidas que não podem ir para a air fryer

De antemão, apesar de haver algumas limitações para air fyer, felizmente elas não são muitas. A máquina segue sendo uma excelente alternativa para frituras, sendo necessário apenas ter o cuidado com determinados alimentos. No caso, estes alimentos que não devem ir para a air fryer são:

  • Vegetais folhosos/crispes: o funcionamento da air fryer se consiste na geração de um vento potente, capaz de produzir calor para fritar os alimentos. Se você colocar espinafre, couve e similares, o vento pode espalhá-los, impedindo a fritura e danificando o aparelho.
  • Queijos: certos tipos de queijo, como a muçarela, por exemplo, tendem a derreter muito e com facilidade. Portanto, se colocados na air fryer, corre risco de chegar ao ponto de vazar no cesto, comprometendo o preparo. Por outro lado, no caso de queijos ralados, o problema é similar aos dos vegetais folhosos, onde ele pode ser carregado pelo vento.
  • Massa folhada/recheios: como a fritura na air fryer ocorre dentro de um cesto vazado, alimentos de massa folhada e/ou empanados com recheio cremoso podem não ser fritos corretamente, pois, o molho escorre e se espalha no interior da air fryer. Ou seja, caso seja um empanamento mais pastoso, ele pode vazar no cesto.
  • Molhos e banho-maria: fazer alimentos cozidos com molho, gratinados ou mesmo um ovo frito é muito arriscado. Como dito anteriormente, esses alimentos podem ‘voar’ dentro da air fryer. Além de danificar o aparelho obstruindo a circulação de ar.
  • Milho de pipoca: não vale a pena arriscar fazer a sua pipoca na air fryr. Entenda, como os grãos são leves a tendência é colidirem na parte interna do seu eletrodoméstico. Dessa maneira estraga a air fyer, sobretudo danifica a circulação do ar quente.
o que não ir para a airfryer
Confira aqui os alimentos que não devem ser preparados na sua airfryer – Canva PRO

O que mais não deve ser colocado dentro da air fryer?

Conforme fora dito, as restrições de alimentos para air fryer são bem poucas, havendo ainda um leque enorme de possibilidades de preparo para ela. Entretanto, algumas receitas podem precisar de técnicas ou materiais que também não são compatíveis com o funcionamento da air fryer.

É muito comum haver preparos no forno, especialmente de carnes, onde o alimento precisa ser embalado ou moldado em papel alumínio. Porém, esse método nunca deve ser aplicado na air fyer. A probabilidade do papel alumínio ser carregado pelo vento da máquina é muito grande, e caso isso ocorro, o aparelho pode ser severamente danificado.

Tome cuidado com a circulação de ar na máquina

Por fim, por mais que o vento seja muito potente, podendo carregar alimentos e materiais muito leves, é preciso garantir que ele circule corretamente para não estragar o aparelho, ou comprometer o preparo do alimento. Os vazamentos do cesto da air fryer, por exemplo, são uma das formas de garantir isso. Portanto, independente do que você colocar na máquina, certifique-se de que o alimento não esteja bloqueando ou atrapalhando a circulação de ar.

Leia mais: Pode congelar queijo? Descubra a verdade e elimine suas dúvidas

Maionese de abacate deliciosa

Aprenda como fazer essa maionese saudável para acompanhar os petiscos que fizer na sua air fryer. Ela é fácil de fazer e uma carta na manga para incrementar suas saladas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação