Propriedades medicinais do maracujá: conheça e aprenda a cultivá-lo em casa

O maracujá é uma das frutas tropicais mais queridas pelos brasileiros. O que poucos sabem, porém, é que ele pode ser usado como planta medicinal e traz excelentes benefícios à saúde. Confira hoje no SaúdeLab e aprenda a cultivar em casa de maneira simples!

Benefícios do maracujá

O maracujá é uma fruta conhecida também devido aos seus efeitos relaxantes. E, de fato, ele é uma excelente opção para diminuir os sintomas de estresse e ansiedade. Isso acontece pois ele contém flavonoides como a quercetina e o kaempferol, que atuam diretamente no sistema nervoso central, conferindo ao organismo uma sensação de calma e relaxamento, é um ótimo benefício para saúde, não?

Além disso, tanto a polpa quanto as folhas e flores do maracujá possuem efeito sedativo, e podem ajudam no combate à insônia, promovendo uma noite de sono mais tranquila. Ademais, por ser rico em vitaminas A e C e antocianinas, o maracujá também atua no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e auxiliando na manutenção de uma pele mais firme e saudável.

E os benefícios não param por aí: por conter um alto teor de fibras, o maracujá também pode auxiliar no bom funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre. Além disso, por ser rico em antioxidantes e flavonoides, tanto a fruta quanto suas folhas podem atuar no controle dos níveis de glicose no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares e a diabetes.

Portanto, que tal aprender a cultivar o maracujá em casa e ter todos esses benefícios em mãos? Veja agora um passo a passo simples!

maracujá fresco com muitos benefícios
Veja como é simples cultivar o maracujá em casa e aproveite seus benefícios. Fonte: Canva.

Como cultivar o maracujá

Em primeiro lugar, é importante destacar que o maracujá é uma planta trepadeira. Portanto, é necessário que você coloque treliças ou estacas no local de desenvolvimento da planta, para que ela possa se formar.  Ademais, o plantio mais simples e rápido se dá através de mudas, as quais você pode adquirir em horticulturas ou pela extração de uma planta adulta.

Passo a passo para o plantio

Preparo do solo

O solo para plantio do maracujá deve ser fértil, bem drenado e com boa quantidade de material orgânico. Assim, para realizar o plantio, faça uma cova de cerca de 15cm de profundidade no solo e coloque a muda de maracujá nela, pressionando a terra em sua base e raiz com as mãos. Em seguida, faça uma leve rega, sem encharcar o solo.

Tempo de germinação

Caso opte pelo plantio com sementes, a germinação das mesmas ocorre entre 45 a 90 dias depois do plantio. Do mesmo modo, para o plantio de uma muda, a mesma levará cerca de 9 meses para se tornar uma planta adulta e fornecedora de frutos.

Melhor época de plantio

Por ser uma fruta tropical, o maracujá se desenvolve melhor em temperaturas quentes. Assim, a melhor época são os meses entre a primavera e o verão.

Regas

O pé de maracujá possui raízes muito finas e sensíveis, que absorvem toda a umidade do solo. Desse modo, a irrigação da planta deve ser feita apenas 1 vez por semana, tomando o cuidado para não encharcar o solo.

Luminosidade

O ambiente para cultivo do maracujá deve ser bem iluminado, com incidência direta de luz solar.

maracujá
Conheça as propriedades medicinais do maracujá e aprenda a cultivá-lo em casa. Fonte: Canva.

Como obter os melhores benefícios do maracujá?

Para aproveitar os benefícios calmantes do maracujá, você pode tanto investir no preparo de um suco com a polpa quanto um chá feito com as folhas e flores. Nesse último caso, basta adicionar 1 colher de sopa das folhas e flores trituradas do maracujá em uma xícara de água já fervida. Por fim, basta esperar cerca de 10 minutos, coar e beber.

O consumo indicado é de até 4 vezes ao dia em casos de tratamento contra a insônia. Do mesmo modo, este chá também pode ser ingerido para casos de tratamento da prisão de ventre e problemas no intestino.

Todavia, é importante salientar que o chá de maracujá não deve ser consumido por grávidas, lactantes, crianças menores de 12 anos e pessoas que sofrem de pressão baixa ou que já tomem medicamentos contra a insônia e depressão.

Ademais, a bebida também deve ser evitada por indivíduos que fazem uso de medicamentos anticoagulantes ou que trabalham em profissões de risco, como operadores de máquinas ou motoristas.

Como todos esse benefícios para saúde e também com seu sabor maravilhoso, vale a pena investir nessa fruta deliciosa. Não é?

Leia mais: Aprenda a plantar babosa em casa e aproveite todos os benefícios dessa suculenta

DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1025