Quais são os perigos de compartilhar toalhas de rosto? Entenda agora mesmo

De antemão, as toalhas de rosto são um item de casa que usamos múltiplas vezes durante o dia. Logo, é muito importante adotar os cuidados corretos com elas, como por exemplo o seu compartilhamento entre as pessoas. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar sobre os perigos de compartilhar toalhas de rosto e cuidados mais importantes com elas.

A princípio, existem alguns objetos que, dependendo de sua função e exposição, precisam ser de uso pessoal. As toalhas de rosto, por exemplo, são utilizadas como instrumento de higiene, e portanto possuem algumas restrições quanto ao manuseio e uso. Sendo assim, fique por dentro de cuidados essenciais para suas toalhas.

O problema do compartilhamento

Antes de mais nada, para poder compreender os problemas de se compartilhar as toalhas de rosto, é preciso analisar sua função. De maneira geral, elas são utilizadas para secar as mãos ou o rosto após lavarmos na pia ou similares. Logo, além delas terem contato constante com água, elas também podem acumular sujeiras e microrganismos que tenham restado na nossa pele.

Sob esse ponto de vista, é correto afirmar que uma toalha de rosto, conforme vai sendo usada, se torna um ambiente repleto de germes, vírus e outros mais, que podem até mesmo causar doenças. Ademais, a umidade acumulada nela favorece a o crescimento desordenado de microrganismos. Ou seja, quando não cuidamos das toalhas de rosto e compartilhamos ela, permitimos que eles se espalhem entre múltiplas pessoas.

Trocando e lavando as toalhas de rosto

Primeiramente, para garantir que as toalhas de rosto de sua casa não representem um risco para a saúde, o ideal é sempre ter diversas unidades para que sejam trocadas periodicamente. No caso, se a utilização dela se restringe apenas as pessoas de casa, o ideal é trocar uma vez a cada 3 dias, dependendo do uso. Porém, ao receber pessoas em casa ou aumentar a frequência de uso de alguma forma, é preciso fazer trocas diárias.

Por outro lado, a troca não é a única constante nesses cuidados. As toalhas que foram utilizadas precisam sempre estar limpas, através de uma lavagem adequada. Felizmente, essa lavagem é similar a de qualquer outro tecido, como um lençol. Porém, tente realizar a lavagem delas separadamente e, se possível, utilize um produto com ação fungicida e bactericida.

Outras dicas e cuidados essenciais

Assim como a limpeza e troca, o armazenamento também possui influência direta no estado das toalhas de rosto. Geralmente elas são guardadas no próprio banheiro, o que permite um maior acúmulo de umidade. Por outro lado, independentemente do local em que ela permanece, o ideal é que fique esticada e pendurada, justamente para combater essa umidade. Portanto, se possível, evite pendurar em ganchos no banheiro.

Por fim, por mais que todos os cuidados citados sejam essenciais na conservação da saúde e da toalha, também é preciso tomar cuidado para que não fiquem excessivos. Sob esse ponto de vista, evite usar muito sabão em pó durante as lavagens, pois isso desgasta o tecido. Ademais, periodicamente utilize produtos germicidas ou bactericidas e deixe-as de molho por no mínimo 30 minutos antes de concluir a lavagem.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915