Book Appointment Now
Quais testes são feitos em uma avaliação de aptidão física? Confira hoje mesmo
Antes de iniciar qualquer tipo de treinamento, é necessário realizar um teste para avaliação de aptidão física. O exercício é composto por 3 etapas, envolvendo questionário de saúde, exames físicos e complementares. Esse processo servirá para identificar e entender qual o seu nível de condicionamento físico. Isso ajudará a determinar o melhor tipo e forma de exercício para que alcance o seu objetivo.
Além disso, o teste ainda ajuda a analisar outros fatores como riscos para doenças cardiovasculares, avaliação de disfunções nos padrões básicos de movimento, entre outros. Esse tipo de processo também pode ser solicitado em concursos públicos, como polícia militar, marinha, aeronáutica e outros, ou até mesmo em empresas. Tudo depende da função que irá exercer e no processo de retirada da carteira nacional de habilitação.
Por isso, nesta quarta-feira (15) o Blog Saúde Lab irá esclarecer quais os testes que são feitos em uma avaliação de aptidão física, para que você possa se preparar melhor e entender qual a intenção deste exame. Confirma abaixo algumas informações e aprenda mais sobre o assunto!
Veja também: O que você precisa saber antes de iniciar atividade física por conta própria?
Exame físico para teste de aptidão física
O exame físico é parte importante do processo de avaliação de aptidão física. Ele é uma etapa decisiva para sua aprovação no processo. Semelhante a um exame admissional, só que um pouco mais completo, durante ele, você realizará processos como por exemplo: testes respiratórios para avaliar as condições do pulmão, estado das articulações, batimentos cardíacos, pressão arterial, capacidade visual, coordenação motora e outros.
Anamnese
A Anamnese é o primeiro passo do teste. Ela se resume em um tipo de entrevista realizado pelo médico com o paciente. Com um questionário de perguntas, ele conversará com o paciente sobre alguns pontos, como por exemplo histórico médico familiar, histórico de saúde pessoal e até mesmo hábitos de vida, qualidade do sono, alimentação, vícios e etc. Essa etapa é muito importante para mapear como é o estilo de vida que o aluno leva. Portanto, isso pode influenciar diretamente no seu desempenho físico.
Testes complementares para avaliação de aptidão física
Além dos procedimentos que foram descritos acima, existe uma série de exames de outros exames complementares que devem ser feitos durante o processo de avaliação. Alguns exemplos deles são: eletrocardiograma de rotina, eletrocardiograma de esforço. Em casos de concurso público, ou durante o processo de retirada da CNH, também são pedidos exames outros exames para que se comprove aptidão física e mental. Então, no caso das forças armadas por exemplo, pode ser pedido testes de abdominal, barra e natação. Já no caso da CNH, existe o psicotécnico, que é uma prova voltada para capacidade mental.
Veja também: Obesidade e disbiose; conheça a relação entre elas e saiba como evitar