Book Appointment Now
Qual a relação entre pré-diabetes e diabetes? É possível reverter? Descubra!
Você provavelmente já sabe disso, mas a diabetes é uma condição de saúde que requer diversos cuidados, ainda mais com a alimentação. O diabético precisa estar constantemente atento com as suas refeições, assim como o pré-diabético que deseja prevenir a diabetes. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e fique por dentro de tudo sobre essas condições e os cuidados com a diabetes e pré-diabetes.
À primeira vista, a maioria das pessoas costuma pensar que um diabético precisa apenas evitar o consumo de doces, por eles serem comumente ricos em açúcar. Entretanto, os cuidados com a diabetes vão muito além da moderação com doces. Na realidade, essa condição de saúde transforma completamente o estilo de vida da pessoa.
Principais características da diabetes
Primeiramente, quando se fala de diabetes, geralmente se trata da diabetes tipo 2, que muito mais comum que os outros tipos. Dito isso, a diabetes é um problema diretamente relacionado com a insulina e o aproveitamento dela pelo corpo. De maneira geral, a insulina é um hormônio produzido pelo nosso pâncreas, e é responsável pelo metabolismo no açúcar no nosso sangue, que se encontra na forma de glicose.
As células do corpo de pessoas com diabetes tipo 2 não aproveitam a insulina corretamente, e muitas vezes são resistentes à ela. Geralmente isso ocorre em decorrência de maus hábitos alimentares, sedentarismo, obesidade e outros fatores similares. Consequentemente, as pessoas diabéticas tem problemas no metabolismo do açúcar e na regulação da glicose, o que leva à diversos problemas de saúde e à necessidade de adotar cuidados com a diabetes.
Leia mais: Diabetes não é brincadeira e cuidar da doença pode salvar a sua vida
O que significa ser pré-diabético?
De antemão, para confirmar um diagnóstico de diabetes, basta examinar a glicemia da pessoa. Se os níveis estiverem abaixo de 100, significa que eles estão normais e saudáveis, enquanto níveis acima de 125 indicam um caso de diabetes. Por outro lado, se sua glicemia se encontra entre 100 e 125, então você pode ser classificado como uma pessoa pré-diabética.
Em suma, estar pré-diabéticos significa estar próximo de se tornar um diabético. Com isso, uma pessoa que pré-diabética provavelmente tem mantido uma alimentação e hábitos de vida pouco saudáveis, mas não prejudiciais o suficiente para se tornarem diabético. Mas se esses hábitos persistirem, a pessoa pode facilmente se tornar diabética.
Quais são os cuidados com a diabetes e pré-diabetes?
Conforme fora dito, os cuidados com a diabetes não se resumem apenas em restringir o consumo de doces. Alimentos com muito açúcar no geral, ou com alto índice glicêmico, devem ser evitados sempre que possível, enquanto alimentos naturais, leves e saudáveis costumam ser boas inclusões na dieta. Ademais, quem tem diabetes também precisa se manter ativo, adotando uma boa rotina diária de exercícios físicos.
A princípio, esses cuidados também se aplicam às pessoas que são pré-diabéticas. Porém, ao seguir eles a risca e promover uma mudança radical nos hábitos de vida, é possível reverter esse quadro, curando a pré-diabetes. Já a diabetes em si, apesar de não poder ser curada definitivamente, ela pode ser colocada em remissão seguindo esses passos.
Leia mais: Chá para baixar o açúcar no sangue: confira 7 opções poderosas