Lista de medicamentos fornecidos pelo SUS 2023: PDF e como usar

Estes medicamentos devem ser ofertados mediante a apresentação da prescrição médica.

A lista de medicamentos fornecidos pelo SUS 2023 em PDF já está disponível! Ela prevê quais são os remédios que a população pode ter acesso gratuitamente e, também, quais são aqueles que garantem desconto para a compra. Essa lista faz parte do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), que garante o acesso da população a medicamentos de uso comum de maneira gratuita ou em valores mais acessíveis. Dentre as doenças que garantem distribuição gratuita de medicamentos estão diabetes, hipertensão (pressão alta) e asma. Veja quais são eles e saiba como ter acesso, aqui no SaúdeLab.

Lista de medicamentos fornecidos pelo SUS em 2023: Veja PDF completo

Atualmente o governo federal garante o acesso da população, gratuitamente, aos medicamentos para tratamento de asma, diabetes e de hipertensão.

Por outro lado, a lista também prevê medicamentos cujo acesso ocorre com descontos. Isto é, em valores menores, no que é chamado de “copagamento”.

Neste segundo caso estão medicamentos de anticoncepção e, também, para tratamento contra dislipidemia, doença de Parkinson, glaucoma, osteoporose, rinite e doença cardiovascular.

Ainda, a lista PDF de medicamentos fornecidos pelo SUS em 2023 também inclui fraldas geriátricas. Todavia, elas são exclusivas para pacientes com mais de 60 anos ou com deficiência.

Você pode conferir a lista completa de remédios disponíveis para a população de forma gratuita ou com descontos neste link. Abaixo, veja como ter acesso e eles!

Leia também: Conheça a Farmácia de Alto Custo do SUS e saiba como conseguir acesso

Como ter acesso aos remédios disponibilizados pelo SUS em 2023?

Para ter acesso aos remédios da lista de medicamentos fornecidos pelo SUS em 2023, basta ir até um estabelecimento que faça parte do Farmácia Popular. Eles são identificados com uma placa ou banner com a logo do programa de distribuição de medicamentos.

Além disso, também será necessário apresentar uma receita médica dentro do prazo de validade e um documento de identificação com foto. Aliás, a receita pode advir tanto de consulta feita no sistema público, pelo SUS, quanto em consulta médica particular.

Leia mais: Laqueadura pelo SUS: o que precisa para conseguir fazer?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação