Qual atividade física se deve investir após os 50 anos? Confira como exercitar seu corpo

Veja em detalhes quais são as melhores opções para essa faixa de idade

A prática de atividade física é amplamente recomendada para basicamente qualquer pessoa. As exceções são para aqueles casos que algo pode oferecer riscos para o indivíduo. Ou seja, se você não possui nenhum problema crônico ou agudo, não tem motivos para não se exercitar, independente da sua idade.

Pensando nisso, o SaúdeLab vai te mostrar nessa matéria, quais exercícios pessoas com mais de 50 anos podem fazer, agregando uma dose a mais de saúde no dia a dia.

Independentemente da idade, é ideal que os interessados na prática, se consultem com um médico antes de iniciar qualquer tipo de treinamento. Um clínico geral, um cardiologista e um nutricionista podem te orientar nos principais cuidados ao executar as atividades. Dessa forma, você fará uma escolha mais acertada optando por determinados exercícios. Confira mais detalhes a seguir.

Assim, leia mais: Resistência Física: Como Ganhar, Tipos, Treinos E Exercícios

Qual atividade física se deve investir após os 50 anos? Confira como exercitar seu corpo
Pilates é uma das atividades indicadas para essa faixa etária – Foto: Canva

Quais as melhores atividades físicas para investir após os 50 anos?

Pois, o que não falta é opção por aí. Primeiramente, é necessário saber quais são os resultados que se espera obter com a atividade física para, em seguida, determinar o que é mais adequado. Vamos entender melhor o que cada tipo de exercício pode proporcionar:

Capacidade cardiorrespiratória

Quer melhorar a capacidade cardiorrespiratória? Exercícios aeróbicos podem te beneficiar bastante. Assim, entre eles, podemos destacar: caminhadas, circuitos e natação.

Amenizar dores nas costas e melhorar a mobilidade

Se o indivíduo sente muitas dores nas costas, não consegue manter uma postura adequada, ou ainda quer melhorar a sua mobilidade devido a problemas de saúde ou sedentarismo, uma excelente opção é o pilates. O pilates, na verdade, é um combo de exercícios onde se faz alongamento e treinos de força. A prática é perfeita para tonificar os músculos e aliviar diversos tipos de tensões e dores.

Qual atividade física se deve investir após os 50 anos? Confira como exercitar seu corpo
Qual atividade física se deve investir após os 50 anos? Confira como exercitar seu corpo – Foto: Canva

Perder gordura e criar massa magra

A musculação é uma das atividades físicas mais populares. Ela visa o aumento da massa magra e diminuição da gordura. Mas, é preciso bastante consciência corporal para evitar lesões e danos nas articulações. Por isso, a recomendação é sempre procurar um profissional para fazer um checkup geral e obter orientações individuais antes de qualquer prática.

Manter o corpo ativo

A hidroginástica é ideal para quem está começando a praticar atividades aos 50 anos, mas sem muito esforço. Isso porque é a que menos afeta as articulações, uma vez que a água reduz consideravelmente o impacto em locais, como joelhos e quadris. É uma excelente forma de se manter ativo, adquirir resistência física e equilíbrio.

Força muscular, resistência cardiovascular, perda de peso e ganho de massa

Para muitas pessoas, o crossfit é a prática menos recomendada para quem está nessa faixa de idade. Isso porque ela representa um maior risco de lesões devido à intensidade das aulas. Contudo, conforme se pode comprovar na matéria escrita por Marcia Di Domenico, em colaboração para o blog Viva Bem, do site Uol, em 23 de outubro de 2020, fazer ou não crossfit depende do histórico de saúde de cada um, e não da idade.

Afinal, qual atividade devo escolher?

Essa pergunta deve ser respondida considerando diversas variáveis, como citamos acima. Entre os pontos a ser analisados, destacamos: quanto tempo se tem disponível por dia? Possui alguma condição de saúde, como hérnia de disco, hipertensão entre outras?  Quanto se está disposto a investir, financeiramente falando? A preferência é por atividades em grupos ou individuais?

Tudo isso deve ser considerado ao escolher o exercício. Ademais, é necessário passar por um médico para que ele opine também acerca da melhor opção da atividade física que se deve investir após os 50 anos.

Dessa forma, confira: Plataforma Vibratória Funciona? Vale A Pena?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação