Qual o melhor chá para gripe? Faça escolhas eficientes e saborosas

Quase todo mundo já teve gripe pelo menos uma vez na vida. Ou seja, a grande maioria das pessoas sabe o quão debilitante ela pode ser. Felizmente, existem opções de chás que podem ajudar muito a tratar os sintomas da gripe, e que merecem ser mais conhecidas. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, descubra qual o melhor chá para gripe, e fique por dentro de algumas alternativas.

Qual o melhor chá para gripe?

Não é a toa que o consumo de chás é uma cultura tão antiga em alguns países. As ervas e plantas usadas para a produção deles costumam apresentar as mais diversas propriedades para a nossa saúde. Muitas condições podem ser tratadas através dos chás, e a gripe é uma delas. Mas para que isso seja possível, obviamente é preciso saber quais são os chás específicos que possuem essa capacidade.

  • Gengibre: riquíssimo em propriedades por natureza, o gengibre tem efeito antitérmico, analgésico e antibacteriano. Isso permite que ele possa combater a gripe em diferentes aspectos.
  • Alho: mesmo sendo um ingrediente tão básico na cozinha, o alho apresenta aliina e alicina. Estas por sua vez são expectorantes, antimicrobianas e antigripais.
  • Anis-estrelado: o mecanismo de ação do anis-estrelado é um pouco mais específico, mas muito eficiente. No caso, ele contém ácido xiquímico, um poderoso antiviral que age contra o vírus da gripe.
  • Dente-de-leão: assim como o de anis-estrelado, o chá de dente-de-leão também tem uma ação antiviral. Mas o mais importante é que ele fornece minerais e vitaminas importantes para o sistema imunológico.

É bom citar múltiplas opções de chás para gripe pois todas elas são bastante eficientes nessa função. Portanto, se você está gripado, não se preocupe com qual o melhor chá para gripe. Qualquer um desses chás citados serão uma excelente escolha.

Leia mais: O mamão faz mal para gripe? Saiba como os alimentos podem interferir na recuperação

Bebidas e alimentos quentes no geral são bons para a gripe

Independente do tipo de chá, se ele for servido quente, o calor pode ajudar a amenizar alguns dos sintomas da gripe, especialmente os que afetam a garganta. O mesmo pode ser dito de alimentos como canjas e sopas. Ademais, até os chás que são servidos frios são bons para gripe pois nos mantém devidamente hidratados. Ou seja, a ingestão de líquidos, especialmente água, chás e sucos, é muito importante nessa questão.

Outros cuidados para poder combater a gripe

Por fim, mesmo que houvesse como dizer qual o melhor chá para gripe, precisamos ter em mente que qualquer chá sozinho não deve ser consumido como uma cura para essa condição. Uma alimentação saudável, combinada com bastante repouso e relaxamento faz maravilhas para um organismo que está se recuperando da gripe.

Sob o mesmo ponto de vista, também é necessário entender que nenhuma dica caseira deve substituir a orientação médico. Se você estiver gripado, consultou um médico e ele te indicou alguns medicamentos e cuidados, é de extrema importância que você siga essas orientações.

Leia mais: Espinheira santa faz mal para o coração? Desvende o mistério agora!

A banana e a maçã estão entre as frutas mais consumidas, mas sabia que tem um jeito certo de comer para obter os melhores benefícios? Hoje, a Nutricionista Vanuza Lobato vai dar dicas poderosas e ensinar 2 receitas que vão salvar o seu café da manhã. Saiba tudo, aqui no SaúdeLAB.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915