Quanto tempo dura dor de garganta? Entenda como cuidar melhor da sua saúde

Afinal, quanto tempo dura a dor de garganta? Essa é uma dúvida muito comum, afinal sentir essa dor não é nada agradável. Portanto, o site SaúdeLab apresenta a seguir dicas e informações relevantes para você conseguir lidar com essa dor. Acompanhe, a seguir.

Quanto tempo dura a dor de garganta

Antes de mais nada, saiba que o tempo que a dor de garganta pode durar pode variar de acordo com cada causa. Sendo assim, de modo geral, a dor de garganta pode durar em torno de 7 a 14 dias.

No entanto, a dor pode durar mais tempo se a causa for uma infecção bacteriana e não for tratada adequadamente com antibióticos. É importante procurar atendimento médico se a dor de garganta persistir por mais de duas semanas.

Quando a dor de garganta é motivo de preocupação?

Você deve se preocupar com a dor de garganta quando ela persistir por mais de uma semana ou estiver acompanhada de sintomas como febre alta, dificuldade para engolir, rouquidão persistente ou vômito na garganta.

Bem como, se a dor de garganta estiver relacionada a uma condição subjacente, como asma ou problemas cardíacos, é importante procurar atendimento médico imediatamente. Em geral, é sempre melhor consultar um médico se você estiver preocupado com a sua saúde.

Veja também: Quanto tempo dura herpes labial? Saiba os cuidados que você precisa ter

Por que a minha garganta piora mais de noite?

Existem diversas razões para sua garganta piorar mais à noite, incluindo mudanças na postura durante o sono, secura do ar noturno, e o acúmulo de secreções nas vias respiratórias.

E não para por aqui as causas! O sistema imunológico pode ser mais fraco durante a noite, tornando o corpo mais suscetível a infecções e irritações na garganta. Se a sua dor de garganta persistir, consulte um médico para um diagnóstico preciso.

O que fazer para aliviar a dor?

Além do tratamento com antibióticos, existem algumas maneiras eficazes de aliviar a dor de garganta, incluindo: beber muita água, evitar fumar e ambientes secos, usar uma umidificador de ar, engolir sal grosso dissolvido em água, tomar chá quente com mel e limão, e usar pastilhas para dor de garganta.

Você também deve evitar falar ou gritar excessivamente e descanse a voz o máximo possível. Em caso de dor de garganta persistente, mesmo seguindo essas dicas, consulte um médico.

O que piora a dor de garganta?

Existem muitos mitos em relação ao que pode ou não quando se está com a garganta inflamada. Mas, a seguir vamos apresentar as principais coisas que você deve evitar para que não piore a inflamação e a dor.

Dessa maneira, você deve evitar o consumo de pimenta, vinagre, limão e gengibre. Ou seja, frutas cítricas ou alimentos que sejam muito ácidos podem irritar a mucosa da garganta.

Veja também: Quanto tempo dura uma crise de labirintite? Saiba quando buscar ajuda

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1025