Quem não pode tomar melatonina? Saiba para quem ele é contraindicado

Atualmente, a melatonina é amplamente utilizada como uma espécie de medicamento ou até de suplemento para a saúde. Mas assim como todo produto desse gênero, é preciso sempre ter muito cuidado com o seu consumo, procurando entender como ele funciona e quais suas contraindicações. Portanto, o SaúdeLab vai ensinar sobre quem não pode tomar melatonina, e quando ela pode e não pode ser usada.

A princípio, muitas pessoas ainda desconhecem a melatonina. Mas isso é compreensivo, visto que seu uso como suplemento alimentar foi permitido pela Anvisa à pouco tempo atrás, em 2021. Ou seja, ela não só é um suplemento, como também é um produto relativamente novo. Isso reforça a importância de se conhecer as propriedades, e de saber quem não pode tomar melatonina.

O que é a melatonina? E qual a sua utilidade?

De maneira geral, a melatonina é uma substâncias classificada como hormônio. No nosso organismo, sua produção e secreção são feitas pela glândula pineal, localizada no cérebro. Mas essa secreção é desencadeada pela falta de luz, a qual é interpretada pela retina, que por sua vez sinaliza o hipotálamo e o epitálamo para a liberação da melatonina.

No caso, a falta de luz desencadeia esse processo todo pois a melatonina é um hormônio relacionado como o nosso. Ela é responsável por reduzir as atividades do organismo com a chegada da noite, nos preparando para dormir. Mas além dessa ação, o uso da melatonina como suplemente ainda oferece outros benefícios, como:

  • Redução a acidez do estômago
  • Proteção do sistema nervoso
  • Auxilio no tratamento de cânceres
  • Aumento da imunidade
  • Combate da depressão

Leia mais: A melatonina faz mal para o fígado? Confira quais são as funções dela

Quem não pode tomar melatonina?

Como a melatonina promove o sono e reduz as atividades do organismo, é preciso calcular um pouco o uso dela de certa forma. Uma pessoa que se mantém muito ativa durante o dia, por exemplo, não pode consumir a melatonina em certos horários. Dependendo das atividades rotineiras dela, pode ser muito perigoso ficar sonolento, como por exemplo ao dirigir no trânsito.

Por outro lado, também existem casos em que a melatonina realmente não pode ser consumida de forma alguma. O primeiro e mais óbvio deles são as pessoas que possuem algum tipo de alergia à melatonina. Fora elas, o produto também precisa ser evitado mulheres gestantes ou lactantes, visto que os compostos da melatonina pode gerar alterações indesejadas na saúde delas.

Só use a melatonina sob orientação médica

Tão importante quanto saber quem não pode tomar melatonina, é aprender a usá-la com segurança. Isso só é possível se você consultar um médico ou profissional especializados antes. Sem as devidas orientações, você pode acabar tomando a melatonina nos horários errados, que conforme fora dito é um problema grave. Mas mais perigoso que isso é tomar as doses erradas da melatonina, algo que pode ter inúmeros efeitos colaterais.

Por fim, se você está sofrendo com problemas na hora de dormir, ou sua qualidade de sono tem caído, é preciso considerar outras soluções além da melatonina. Por exemplo, se você tem o costume de dormir usando o celular, então quem não pode tomar melatonina acaba sendo você mesmo. Hábitos de vida como esses pioram a qualidade do sono, sendo necessário evitá-los antes de pensar em consumir o suplemento.

Leia mais: Pode comer banana a noite, ou ela é prejudicial durante esse horário?

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915