Quem tem colesterol alto pode comer cuscuz? Saiba de uma vez por todas

Se você come cuscuz com frequência, saiba se ele pode interferir no colesterol ou não

Você conhece alguém que sofre de colesterol alto? Muito provavelmente sim, visto que esse problema tem se tornado cada vez mais comum. O problema é que mesmo assim as pessoas não sabem bem quais alimentos podem aumentar o colesterol e quais são inofensivos nesse aspecto. Dito isso, venha com o SaúdeLab, saiba se quem tem colesterol alto pode comer cuscuz, e entenda melhor a questão.

A princípio, por ser um prato típico, existem regiões do Brasil onde o consumo do cuscuz é mais frequente e comum. Mas ele não deixa de ser muito popular por causa disso. O sabor único dele é um atrativo para qualquer pessoa, até para quem não está acostumado com o prato. Mas até quem é fã de cuscuz costuma não saber das propriedades dele do ponto de vista nutricional.

Colesterol: características, função e perigos

Assim como os triglicerídeos, o colesterol é um dos tipos de gorduras que nosso corpo. O próprio organismo é capaz de sintetizá-lo, mas a principal forma de obter o colesterol é através da alimentação. Sempre ouvimos falar que ele é prejudicial, mas na realidade ele cumpre com uma função muito importante. De maneira geral, ele é um dos componentes das membranas de nossas células, permitindo a estabilidade e estruturação delas.

Contudo, quando em excesso, de fato o colesterol deixa de ser proveitoso e passa a ser um problema. Ele costuma ser transportado por nossa corrente sanguínea, mas em grandes quantidades ele começa a se depositar nos vasos. Isso promove a formação de placas de gorduras, que por sua vez podem causar inúmeros problemas cardiovasculares, como por exemplo infartos e AVCs.

Leia mais: Quem tem colesterol alto pode comer arroz? Entenda os cuidados necessários com a dieta

Quem tem colesterol alto pode comer cuscuz ou não?

Para podermos responder à essa dúvida, é necessário conhecer um pouco sobre o próprio cuscuz. Geralmente, ele é feito com flocos ou farinha de milho, o que indica que ele é um prato rico em carboidratos. Estes podem até serem prejudiciais em algumas condições de saúde como a diabetes, mas felizmente não é o caso do colesterol alto. Portanto quem tem colesterol alto pode comer cuscuz sim.

Entretanto, na maioria das vezes o cuscuz não é servido sozinho. Ele costuma vir acompanhado de outros ingredientes, como carnes. Nesses casos, o prato pode sim acabar se tornando um problema. Algumas carnes, especialmente as vermelhas, são ricas em gorduras, favorecendo o aumento do colesterol. Então em suma, quem tem colesterol alto pode comer cuscuz de fato, mas deve ficar atento com os acompanhamentos.

Alimentação ideal para o colesterol elevado

Obviamente, todo alimento que for gorduroso deve ser evitado por quem estiver com o colesterol alto. Esse é o caso de carnes embutidas, fast-foods, frituras e similares. Em compensação, diversos alimentos são ricos em nutrientes e pobres em gorduras, e portanto podem ser consumidos com total segurança. Confira a seguir alguns dos principais exemplos dos alimentos seguros para o colesterol alto:

  • Frutas
  • Chás
  • Alimentos integrais
  • Água de coco
  • Vegetais
  • Carnes brancas

Leia mais: Quem tem gastrite pode comer cuscuz? Esses cuidados são indispensáveis

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação