Book Appointment Now
Quem tem diabetes pode comer mandioca? Entenda melhor essa questão
A princípio, muitos subestimam a versatilidade que a mandioca tem na cozinha. Ela pode ser cozida, frita e assada, mas também pode como ingrediente em purês, nhoques e escondidinhos. Contudo, o mais importante é conhecer as propriedades nutricionais dela, e o efeito que elas têm na diabetes. Dito isso, o SaúdeLab vai te ensinar se quem tem diabetes pode comer mandioca ou não.
Sem dúvidas, a mandioca é um dos alimentos mais difundidos no Brasil. Diversas regiões e diferentes culturas pelo país adotaram o consumo dela. Não é a toa que a mandioca pode ter outros nomes dependendo de onde você mora, como macaxeira e aipim. Entretanto, nem todo mundo conhece as propriedades dela, o que pode ser um problema para quem sofre de condições de saúde como a diabetes.
Características gerais da mandioca
Começando pelo lado positivo, a mandioca é uma alimento que possui uma baixa quantidade de sódio e gorduras, os quais costumam ser prejudiciais para o nosso organismo. Ademais, ela também tem um índice glicêmico moderado, o que apesar de não ser necessariamente um benefícios, também não é algo muito ruim para a diabetes.
Por outro lado, o que realmente vai determinar se quem tem diabetes pode comer mandioca é a quantidade de carboidratos dela. Afinal, são justamente os carboidratos que promovem a elevação da glicose no sangue. No caso, a mandioca infelizmente possui muitos carboidratos, o que é bastante problemático.
Sob o mesmo ponto de vista, também vale mencionar que a mandioca possui poucas fibras. Elas são importantes para retardar a digestão e absorção de carboidratos. Sendo assim, combinando a quantidade de carboidratos com a falta de fibras e índice glicêmico, é possível dizer que a mandioca não é um bom alimento para diabetes.
Veja também: Benefícios da mandioca: tudo que você precisa saber sobre esse super alimento
Quem tem diabetes pode comer mandioca?
Apesar de todos os defeitos citados, quem tem diabetes pode comer mandioca sim. Assim como muitos alimentos que também são ricos em carboidratos, ela só precisa ser consumida com moderação. Portanto, se você é diabético, não precisa excluir a mandioca do seu dia a dia. Basta conciliar os carboidratos dela com os carboidratos totais que você pode consumir durante o dia.
Além disso, sua glicemia precisa estar controlada, desta forma, você pode consumir qualquer alimento natural com moderação.
Dicas para consumir a mandioca com mais segurança
Tendo em mente que a mandioca é rica em carboidratos, o ideal é que ela seja consumida junta com uma fonte de proteína apenas. Ou seja, se for comer mandioca, use ela para substituir o arroz, macarrão e outras grandes fontes de carboidratos. Um prato de mandioca cozida com frango, por exemplo, é uma boa escolha.
Sob o mesmo ponto de vista, dê preferência por preparos mais leves da mandioca. Fazer ela assada ou cozida no forno, ou usá-la para fazer purês e escondidinhos são boas alternativas. Evite ao máximo o consumo de mandioca frita, já que o uso de óleos refinados é prejudicial para a saúde no geral, independente de se a pessoa é diabética.
Leia mais: Manga faz mal para diabetes? Qual a melhor forma de consumir