Quem tem fibromialgia pode se aposentar por invalidez? Descubra!

Quem tem fibromialgia pode se aposentar por invalidez no INSS? Essa doença reumatológica tende a causar uma série de consequências negativas, como dores, alterações no sono e fadiga. Mas isso é suficiente para conseguir a aposentadoria por invalidez?

Entenda como funciona este benefício da Previdência Social hoje, no SaúdeLab e saiba, também, os direitos de quem sofre com esta condição de saúde.

Quem tem fibromialgia pode se aposentar por invalidez?

Sim, pode. Para isso, todavia, precisa ser segurado do INSS. Isto é, contribuir com a Previdência Social e ter superado o período de carência (12 meses). Além disso, também deve comprovar uma série de coisas, tais como:

  • Existência da doença;
  • Condição incapacitante permanente da doença.

Afinal, a aposentadoria por invalidez se volta para pessoas que, por condições de saúde, não tem como prestar serviços de forma permanente. Caso quem tem fibromialgia comprove isso, pode se aposentar pelo INSS.

Para tanto, é necessário passar por uma perícia médica. Nela, um médico da Previdência Social analisa as condições de saúde do contribuinte do INSS.

Leia mais: Quem tem fibromialgia pode trabalhar normalmente ou tem algum benefício? Entenda

Preciso receber auxílio-doença antes de pedir a aposentadoria por invalidez?

Não. O recebimento de um benefício não é condicionante para a solicitação de outro. Por isso, quem tem fibromialgia pode se aposentar por invalidez sem nunca ter recebido o auxílio-doença.

Por outro lado, quem tem essa doença também pode requerer o auxílio-doença. Ele, diferentemente da aposentadoria por invalidez, não requer que a incapacidade de trabalhar seja permanente. Basta que seja provisória.

Aliás, quem não conseguir obter a aposentadoria por invalidez tem como opção requerer, então, o benefício temporário, que é o auxílio-doença. Para isso, também deverá passar por uma perícia médica.

O que levar na perícia médica para quem tem fibromialgia obter aposentadoria?

A perícia médica do INSS é o primeiro ato que ocorre após a solicitação da aposentadoria por invalidez. Caso ela conclua pela existência de uma condição incapacitante e permanente, pode direcionar o procedimento para a concessão do benefício.

O perito analisará documentos e, também, fará um exame físico no segurado do INSS. Por isso, é interessante levar exames, laudos médicos e outros documentos que ajudem a comprovar a condição de saúde. Desse modo, é possível aumentar as chances de quem tem fibromialgia se aposentar por invalidez.

Continue a leitura: Laqueadura pelo SUS: o que precisa para conseguir fazer?

Compartilhe seu amor
Ana Cristina Follmann
Ana Cristina Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, produtora de conteúdo desde 2018.

Artigos: 75