Quem tem gastrite pode tomar refrigerante? Entenda o que diz a ciência

Quem tem gastrite pode tomar refrigerante, desde que haja moderação. Entretanto, alguns especialistas sugerem que o consumo não seja feito, independentemente de ser pouco ou não.

Será quem tem gastrite pode tomar refrigerante? Essa é uma dúvida comum entre as pessoas com esse problema. Assim como outros alimentos e bebidas, o refrigerante também deve ser evitado na refeição das pessoas com gastrite. Nesta data, o SaúdeLab mostra o que especialistas têm a dizer sobre isso.

Quem tem gastrite pode tomar refrigerante?

A princípio, quem tem gastrite pode tomar refrigerante, desde que haja moderação. Entretanto, alguns especialistas sugerem que o consumo não seja feito, independentemente de ser pouco ou não.

Os nutrólogos sugerem que, além de piorar os sintomas da gastrite, o refrigerante também é responsável pela cárie e o colesterol. Outro problema que pode acontecer com o consumo dessa bebida é o aumento do peso.

Assim que as pessoas consomem refrigerante, o corpo entende que ele está nutrido, liberando as enzimas que podem catalisar a energia dos alimentos. E, por não possuir nenhum valor nutricional, o açúcar é armazenado como gordura.

refrigerante
As pessoas consomem refrigerante, o corpo entende que ele está nutrido – Canva

Melhores alimentos para a gastrite

Entre os melhores alimentos para a gastrite, encontram-se os legumes e as verduras cozidas. De acordo com especialistas, o que mais importa para controlar esse problema, é seguir uma dieta saudável e equilibrada.

Entretanto, os alimentos cozidos são recomendados, já que são fáceis de mastigar e ajudam na digestão. Por conta dessas características, os alimentos cozidos aliviam as funções realizadas pelo estômago.

Outro alimento que auxilia no alívio da gastrite é a maçã. O motivo disso acontecer está relacionado ao efeito antiácido presente na fruta. Além disso, uma dica que pode ajudar no desconforto, é comer algo após as refeições.

A sardinha é mais um alimento recomendado para aliviar os sintomas gastrointestinais. Por possuir em sua composição o ômega-3, ela auxilia a reduzir a inflamação do estômago, além de impedir o desenvolvimento da bactéria H. pilory.

Saiba mais sobre a H.Pilory através da explicação do Dr. Drauzio Varela, na publicação do portal UOL.

Outro alimento que também se encaixa na categoria da sardinha é o salmão. Entretanto, para obter efeitos positivos sobre a ingestão do alimento, as pessoas devem optar pelos peixes selvagens, ao invés dos de cativeiro.

Veja também: 5 benefícios da natação para a saúde que você precisa saber hoje mesmo

Alimentos que pioram a gastrite

Quem tem gastrite pode tomar refrigerante
Quem tem gastrite pode tomar refrigerante – Imagem: Canva Pro

Assim como os alimentos que auxiliam a diminuir os sintomas da gastrite, existem aqueles que pioram. A principal causa do aumento dos problemas gastrointestinais é o café. Então, se estiver de estômago vazio, evite essa bebida.

Os refrigerantes, como citado anteriormente, são bebidas gaseificadas e ácidas, que costumam provocar as paredes do estômago. Outra característica dessa bebida é a presença de cafeína em sua composição.

Os sucos ácidos também devem ser evitados por pessoas que têm problemas gastrointestinais. Além disso, evite ingerir líquidos dessa natureza antes das refeições. O motivo disso é simples: o alimento precisa do ácido do estômago para ser digerido.

Veja também: Estresse e Comida: o Que Pode Comer e o Que Não Pode

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação