Book Appointment Now
Quem toma sertralina pode beber? Saiba se existe algum tipo de complicação
Você conhece a sertralina? Ela é um medicamento bastante empregado atualmente, mas infelizmente muitas das pessoas que começam a usar ela não são familiarizadas com as suas propriedades. Com isso, surgem dúvidas como a de se a sertralina pode ser prejudicial com bebidas alcóolicas. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se quem toma sertralina pode beber, ou se existe algum tipo de complicação.
Sempre ouvimos falar que nunca se deve misturar bebidas com medicamentos. Em muitos casos, isso faz bastante sentido, pois o álcool é uma substância capaz de interferir no funcionamentos de diversos remédios. Mas não é sempre que isso acontece, havendo sim algumas exceções para esse fenômeno. Resta saber se esse é o caso da sertralina de fato.
Quais as principais utilidades da sertralina?
De maneira geral, quando consumimos a sertralina, ela passa a inibir a ação de uma das enzimas do organismo. No caso, a enzima que ela inibe é responsável por recaptar a serotonina para a sua posterior degradação. A serotonina por sua vez é um dos neurotransmissores mais importantes do nosso sistema nervoso, e está diretamente relacionada com o nosso humor e psicológico.
Através desse efeito, a sertralina faz com que tenhamos uma maior disponibilidade de serotonina. Esse efeito é ideal para combater diversos problemas psicológicos e de humor. Por exemplo, a sertralina é comumente empregada por pessoas com estresse pós-traumático, depressão, ansiedade social, TOC e transtorno do pânico. Com isso, fica claro que ela é um medicamento importante para a vida de muitos.
Leia mais: Sertralina: conheça os efeitos colaterais e mais informações valiosas
Quem toma sertralina pode beber ou não?
Infelizmente, a combinação da sertralina com bebidas alcóolicas é contraindicada. Os efeitos colaterais dela podem ser bastante diversos, e variam quanto à sua gravidade. Em alguns casos, pode ser que a pessoa apenas fique sonolenta. Porém pode ser que haja danos consideráveis no organismo, os quais podem atingir a saúde do nosso fígado e até mesmo a do nosso cérebro.
Outro problema desse mistura é que o álcool pode interferir no funcionamento da sertralina. No caso, ele pode ser potencializado ou anulado, e ambos são problemáticos. Portanto quem toma sertralina não pode beber em hipótese alguma. Caso contrário, sua saúde pode sofrer com muitas consequências, e a condição que você está buscando não será devidamente solucionada.
O álcool pode estar relacionado com problemas psicológicos
Por fim, existe outro bom motivo pelo qual quem toma sertralina não pode beber. Algumas das condições que esse medicamento busca tratar são agravadas pelo alcoolismo. A ansiedade e depressão, por exemplo, podem ser consequências do consumo de álcool, especialmente em excesso. Portanto, em suma, combinar bebidas com a sertralina oferece riscos para a saúde, interfere no efeito do medicamento, e perpetua as doenças que ele trata.
Leia mais: Melatonina faz mal para o coração? Fique atento aos efeitos colaterais