Quiabo faz mal para o fígado mesmo? Saiba como ele afeta nossa saúde

Se tem um alimento que divide muito as opiniões, esse alimento é o quiabo. Tanto o sabor dele, quanto o seu aspecto como um todo não é do agrado de todo mundo. Mas o que nem todo mundo leva em consideração são os efeitos que ele possui no organismo. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o quiabo faz mal para o fígado mesmo, e como ele afeta a nossa saúde.

A princípio, por ser um vegetal, pode parecer estranho pensar que o quiabo faz mal para o fígado de alguma forma. Afinal, os vegetais no geral são conhecidos por serem extremamente nutritivos e benéficos para nós. Contudo, quando se trata da saúdo do fígado em específico, precisamos ter em mente que ela é muito sensível a nossa alimentação. Consequentemente, até alimentos considerados saudáveis podem se tornar prejudiciais.

Quais alimentos costumam fazer mal ao fígado?

Muitas pessoas pensam que as bebidas alcóolicas são os principais inimigos da saúde do nosso fígado. Isso até pode ser verdade em certo nível, mas existem muitos alimentos que são capazes de prejudicar o órgão. Por exemplo, comidas muito industrializadas ou artificiais tendem a conter aditivos químicos agressivos para o fígado. Logo, o consumo delas precisa ser evitado.

Também não há como deixar de falar sobre alimentos gordurosas. De maneira geral, as gorduras podem se infiltrar no fígado, e interferir e sobrecarregar o funcionamento dele. Inclusive o consumo excessivo delas pode levar à esteatose hepática, uma condição de saúde bastante grave. Dito isso, confira a seguir alguns exemplos de alimentos que podem ser prejudiciais para o fígado:

  • Fast-foods
  • Carnes embutidas
  • Frituras
  • Condimentos artificiais
  • Alimentos industrializados
  • Cortes gordurosos de carnes vermelhas

Leia mais: Quiabo é remoso? Descubra agora se o consumo está liberado ou não

E o quiabo faz mal para o fígado de fato?

Agora que você entende melhor como o fígado pode ser prejudicado, será muito mais fácil de responder a esse questionamento. No caso, o quiabo não é uma fonte considerável de gorduras, muito menos de compostos artificiais.  Logo, nesse aspecto, não como dizer que o quiabo faz mal para o fígado.

Por outro lado, quem gosta de quiabo sabe que ele pode ser preparado de diversas formas. E o problema é que algumas delas são enriquecem o alimento de gordura. Por exemplo, é comum as pessoas fritarem o quiabo em óleo, ou refogá-lo com muita manteiga. Nesses casos, comer o quiabo faz mal para o fígado de fato, mas não por causa dele, e sim do modo de preparo que ele recebeu.

Efeitos benéficos do quiabo para a saúde

  • Melhora o funcionamento intestinal: um dos nutrientes mais expressivos do quiabo são as suas fibras. Elas são indispensáveis para a saúde do intestino, e para combater como a constipação intestinal.
  • Conserva a memória: por incrível que pareça, o quiabo é aliado da saúde do nosso cérebro. Seus antioxidantes, especialmente a vitamina C promovem a produção de neurotransmissores relacionados à memória, e protegem os neurônios contra radicais livres.
  • Favorece a perda de peso: as fibras que beneficiam o intestino também ajudam no emagrecimento, através da promoção de uma maior saciedade após as refeições.
  • Protege a nossa visão: a zeaxantina e a luteína, presentes no quiabo, são classificados como carotenoides. Uma das funções deles é manter os olhos protegidos a luz emitida pelo Sol e por eletrônicos.

Leia mais: Cerveja zero faz mal ao fígado? Descubra se você realmente faz a escolha certa

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915