7 tipos de açúcar: saiba quais são as melhores e piores opções para sua alimentação

Conheça, agora, os tipos de açúcar existentes e veja quais você pode comer sem problemas

Decerto, você já observou que, nas prateleiras dos supermercados, há diversos tipos de açúcar disponíveis à venda. O que faz muitas pessoas ficarem na dúvida sobre as diferenças entre cada um deles.

Em geral, os tipos de açúcar se diferenciam conforme o seu tipo de fabricação e origem, uma vez que, existem açúcares que são obtidos da cana, do coco, da beterraba, entre outros vegetais.

Pensando nisso, no artigo de hoje, o SaúdeLab separou uma lista com os 7 tipos de açúcar que você precisa conhecer. Confira a seguir!

Açúcar: o que é?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o açúcar é definido pela sacarose que é extraída da cana ou de outros vegetais, como coco ou beterraba.

A sacarose é um tipo de carboidrato simples, composta por uma molécula de frutose e outra de glicose. Por essa razão, ela tem um alto poder de adoçar e é o principal componente presente no açúcar.

Logo, é importante destacar que, apesar de alguns tipos de açúcar serem as melhores opções para a saúde devido ao seu modo de fabricação, ainda assim, o seu consumo deve ser bastante moderado, sendo preferencial que eles não estejam presentes em sua alimentação diária.

Isso porque, o consumo exacerbado de qualquer tipo de açúcar está associado a complicações para o corpo, como:

  • inflamação;
  • obesidade;
  • diabetes;
  • e as demais doenças crônicas.

Leia também: Quais os Alimentos com Baixo Índice Glicêmico?

porções com tipos de açúcar
Tipos de açúcar: mascavo, cristal e demerara – Canva

7 tipos de açúcar que você precisa conhecer

Separamos este tópico para te mostrar quais são os principais tipos de açúcar que você pode encontrar atualmente. Veja a seguir!

1 – Açúcar mascavo

Diferente do que muitos imaginam, o açúcar mascavo não se trata da rapadura ralada. Pelo contrário, ele é feito a partir do melado de cana. Com isso, ele não passa por nenhum processo de refinamento, mantendo, então, grande parte dos nutrientes que têm na cana de açúcar, como:

  • ácido fólico;
  • ferro;
  • magnésio;
  • zinco;
  • cálcio.

Assim, justamente por não ser refinado, o açúcar mascavo contém grãos mais escuros e maiores, os quais não diluem com a mesma facilidade que o cristal, por exemplo.

No entanto, embora ele seja uma das opções mais saudáveis, isso não significa que ele deve ser consumido livremente. Uma vez que, ele possui bastante calorias e não deixa de ser fonte de carboidratos simples.

2 – Açúcar demerara

O açúcar demerara é uma versão sucessora do açúcar mascavo. Isso porque, após o cozimento do caldo da cana, que gera o melado, ele passa por um processo sútil de purificação e, depois, refinamento.

Por essa razão, o açúcar demerara é mais claro que o mascavo, mas ainda apresenta grãos grandes e levemente escuros, porém, com uma melhor diluição. Ademais, o demerara também mantém uma certa quantia de nutrientes, só que menos que o mascavo.

3 – Açúcar cristal

Após o demerara, vem o açúcar cristal, que passa por diversos processos em sua fabricação. Isto é, após a produção do melado de cana, ele é levado para as etapas de:

  • purificação;
  • secagem;
  • cristalização;
  • refinamento.

Por isso, esses tipos de açúcar apresentam cristais irregulares, grandes e levemente amarelados ou transparentes. Em suma, eles se diluem com mais facilidade, sendo o açúcar mais utilizado por grande parte das pessoas no dia a dia.

Contudo, é importante destacar que, por ser muito processado, o açúcar cristal perde grande parte das vitaminas e minerais.

4 – Açúcar refinado

O açúcar refinado possui grãos bem fininhos e clarinhos, sendo produzido a partir do açúcar cristal diluído. Com isso, ele passa por uma etapa de peneiração, a fim de separar a porção mais fina e, em seguida, é clarificado e filtrado, perdendo, então, todas as vitaminas e minerais.

Assim, ele contém apenas a sacarose, tornando-se um alimento de “calorias vazias”, pois, embora seja bastante calórico, não é nutritivo. 

5 – Açúcar light

O açúcar light é produzido através da mistura de adoçantes, como a sucralose ou o ciclamato de sódio, com o açúcar refinado. Com isso, ele tem um alto poder de adoçar, porém é menos calórico.

6 – Açúcar de coco

O açúcar de coco é extraído da seiva do coqueiro e é minimamente processado. Ele não passa por processo de refinamento e possui o índice glicêmico mais baixo que as outras opções citadas acima, sem contar na sua alta concentração de nutrientes.

Todavia, assim como qualquer outro açúcar, o açúcar de coco também é fonte de carboidratos simples, devendo ser consumido moderadamente.

tipos de açúcar de coco
Ele não passa por processo de refinamento e possui o índice glicêmico mais baixo – Canva PRO

7 – Açúcar orgânico

Por fim, o açúcar orgânico, nada mais é do que um açúcar produzido através da cana de açúcar orgânica. Ele não é refinado e possui grãos grandes e escuros. Entretanto, ele contém a mesma quantidade de calorias do que qualquer outro açúcar feito da cana.

Tipos de açúcar: quais são as melhores e piores opções?

As melhores opções de açúcar são aquelas que passam por menor processamento industrial possível, como é o caso do açúcar orgânico, mascavo, demerara e de coco.

Por outro lado, as piores opções de açúcar são aquelas que passam por diversas etapas de processamento, como o açúcar cristal e refinado.

Quanto ao açúcar light, apesar de ele ser menos calórico, há uma grande problemática em seu uso. Isso porque, além de ser misturado com adoçantes artificiais, que fazem mal à saúde, ele também é feito com açúcar refinado.

Sendo assim, podemos incluí-lo dentro do grupo dos piores tipos de açúcar para consumir. Visto que, embora tenha ganhado o nome de “light”, nem de longe ele é uma opção saudável. 

Como substituir o açúcar no dia a dia?

Atualmente, existem diversas opções saudáveis para substituir o açúcar no dia a dia. Dentre elas, podemos citar os adoçantes naturais, como:

  • mel;
  • stévia;
  • xilitol;
  • eritritol;
  • purê de banana ou de maçã.

E aí, o que achou de conhecer os tipos de açúcar? Esperamos que você tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre o assunto e que a sua alimentação seja cada vez mais saudável, pois vimos que o consumo exacerbado de açúcar está associado a diversos problemas de saúde.

Agora, clique aqui para conferir mais artigos semelhantes a esse e fique por dentro de tudo que envolve um estilo de vida saudável!

Leia também: Quais os adoçantes que podem ir ao forno e fogão sem amargar? Veja agora e utilize-os corretamente