Book Appointment Now
Reposição de Potássio: quando ela é necessária? Veja quais os alimentos recomendados
A reposição de potássio é necessária quando esse nutriente se encontra em baixos níveis no organismo. A deficiência em relação a ele pode levar até mesmo à morte, tamanha a sua importância.
Não por acaso, é comum que haja a análise dos níveis de potássio no sangue em exames médicos de rotina. Ele é responsável por uma série de funções no organismo. Para saber quem deve fazer a reposição, quais são os níveis ideais do nutriente no sangue e como é feita a suplementação dele, acompanhe o SaúdeLab e fique por dentro!
Para que serve o potássio?
O potássio é um mineral que tem diversas funções no organismo. Ele compõe uma série de células e ajuda no bom funcionamento dos rins, no alívio de dores, nas contrações musculares e no controle da pressão arterial.
Quem deve fazer a reposição de potássio?
A reposição deve ser feita por pessoas que apresentam níveis do nutriente que sejam menores do que as ideais, que variam entre 3,6 a 5,2 mmol/L.
Quem apresentar níveis de potássio no sangue inferiores a essa proporção se encontra em uma situação de hipocalemia ou hipopotassemia, que definem a deficiência do nutriente. Nesses casos, então, a reposição é necessária. Em caso contrário, o paciente pode apresentar problemas de saúde.
Como é feita a reposição do potássio? Quais os melhores alimentos?
Ela pode ser feita de modo oral ou, então, com a aplicação de medicação diretamente na veia. Esta segunda opção entra em cena especialmente nos casos de grande deficiência do nutriente.
A banana é o alimento mais famoso quando o assunto envolve os níveis de potássio. Contudo, não é o único. A ela se juntam: abacate, tomate, beterraba, batata doce, espinafre e tomate. Por isso, garanta que eles estejam no seu cardápio.
Quais são os sintomas de deficiência de potássio no organismo?
Os sintomas mais comuns envolvem espasmos musculares e câimbras. Porém, também podem incluir fraqueza, alterações do ritmo cardíaco, constipação e fraqueza.
Quais são as causas da deficiência em potássio que exige reposição?
As causas podem ser diversas, ainda que não costumem ter relação com a alimentação. Elas envolvem hábitos e, também, doenças e condições particulares.
Por exemplo, o consumo excessivo de álcool pode levar à deficiência de potássio no sangue. Ao mesmo tempo, a condição pode decorrer da transpiração em excesso ou uso de antibióticos.
Veja outras causas desta deficiência que exigem a reposição de potássio:
Insuficiência renal crônica;
Sudorese;
Deficiência de magnésio;
Vômitos;
Diarreia;
Uso excessivo de diuréticos;
Distúrbios alimentares.
Como devo fazer a reposição de potássio? Quanto devo tomar?
Uma vez que a deficiência em potássio possui causas diversas, seu tratamento também o é. Ou seja, ele depende do que levou à condição de baixos níveis do nutriente no organismo.
Portanto, somente um médico ou nutricionista pode indicar para você a quantidade ideal para a reposição de potássio conforme suas condições pessoais.
Por isso, não deixe de fazer um check-up periodicamente e acompanhe os níveis de nutrientes no seu organismo, que podem determinar a necessidade de tratamentos que garantirão seu bem-estar.
Leia também: Cloreto de Magnésio: para quê serve? Será que baixa a pressão? Entenda
Triptofano: para que serve?
Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:
- Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
- Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
- Auxilia no controle do apetite;
- Contribui para a boa memorização.