Reumatismo aposenta pelo INSS? Descubra agora seus direitos

Estima-se que, hoje, 15 milhões de brasileiros sofram com doenças reumáticas, que podem causar uma série de reflexos negativos. Por isso, em algumas situações, o reumatismo aposenta. Saiba quais são elas hoje, no SaúdeLab, e conheça outros direitos de quem lida com condições deste tipo.

Quando o reumatismo aposenta?

A aposentadoria por incapacidade permanente do INSS permite o afastamento de pessoas, de forma definitiva, de suas atividades de trabalho. Com isso, o trabalhador passa a receber um benefício mensal da Previdência Social.

Todavia, para que isso seja possível – independentemente de qual seja a doença – as condições de saúde do trabalhador devem incapacitá-lo completamente de trabalhar. Ou seja, a incapacidade deve ter total. Além disso, ela deve ser permanente.

Em outras palavras, reumatismo aposenta somente quando a doença impedir completamente o trabalhador de prestar serviços para manter seu sustento. Essa incapacidade, aliás, não deve permitir qualquer tipo de reversão. Isto é, de cura.

Leia mais: O que é reumatismo? O que leva uma pessoa a ter a doença? Entenda

Perícia médica do INSS para saber se o reumatismo aposenta

Para que o paciente com reumatismo alcance a aposentadoria por invalidez do INSS ele precisa comprovar que suas condições de saúde são completamente incapacitantes e sem chance de cura.

Isso, então, depende da realização de uma perícia médica. Nela, um profissional do INSS, com formação em medicina, examinará o trabalhador. Além disso, também analisará documentos médicos, como exames e laudos.

Outros direitos de quem tem reumatismo

Reumatismo aposenta apenas nas condições de incapacidade total e irreversível. Caso ela seja parcial ou reversível, por outro lado, quem enfrenta a doença pode buscar o auxílio-doença.

Para isso, primeiramente deve passar pelo afastamento do trabalho, por atestado médico, por mais de 15 dias. Além disso, também deverá passar por uma perícia médica que constate a existência da doença e da incapacidade decorrente dela.

Aliás, é mais fácil conseguir o auxílio-doença por decorrência da doença do que a aposentadoria por invalidez. Portanto, essa pode ser uma boa opção quando o reumatismo não aposenta.

Veja mais: Bursite aposenta? Saiba como funciona aposentadoria por invalidez

Compartilhe seu amor
Ana Cristina Follmann
Ana Cristina Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, produtora de conteúdo desde 2018.

Artigos: 75