Roer unha faz mal? Saiba como esse hábito afeta sua saúde

Você provavelmente conhece alguma pessoa, ou até mesmo é essa pessoa, que tem o costume de roer unha. Para muitos esse hábito é uma quase que um compulsão, contudo pouco se fala sobre os prejuízos que ele pode causar para a nossa saúde. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e descubra de que forma roer unha faz mal, e fique por dentro de todos os problemas desse hábito.

A princípio, poucas pessoas cuidam corretamente da saúde das unhas. Isso provavelmente acontece pois subestimamos o papel e impacto delas, seja na nossa aparência ou bem-estar. Consequentemente, o hábito de roer unhas acaba se perpetuando cada vez mais, já que nem todo mundo sabe dos cuidados que as unhas precisam.

De que forma roer unha faz mal?

Primeiramente, um dos principais problemas de se roer as unhas não é necessariamente prejudicial para elas, e sim para a nossa saúde como um todo. Como usamos as mãos para incontáveis tarefas no nosso dia a dia, elas acumulam uma carga enorme de microrganismos. Consequentemente, roer unha faz mal pois permitimos a entrada deles no nosso corpo, o que pode levar a infecções e doenças diversas, ainda mais se você engolir as unhas.

Agora em relação aos danos das unhas em si, se você roer com frequência, elas podem ficar permanentemente alteradas. Algumas pessoas que possuem esse hábito prejudicam até mesmo o crescimento delas, deixando-as extremamente curtas. Ademais, como elas crescem fixadas e aderidas aos nossos dedos, eles também acabam se deformando com o tempo, ganhando um aspecto mais achatado.

Leia mais: Como parar de roer unhas? Confira 16 dicas que resolvem o problema

Quais são as principais causas por trás desse hábito?

Pode não parecer, mas a grande maioria das pessoas roem as unhas adotaram esse hábito por causa de problemas psicológicos e emocionais. Por isso é comum ver pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão que costumam roer as unhas com frequência. O mesmo vale para quem tem passado por situações muito estressantes e que, consequentemente tem acumulado muito estresse na vida pessoal.

O que pode ajudar a acabar com esse hábito?

Tendo em mente que roer unha faz mal para a saúde e aparência, resta apenas conhecer formas de combater esse problema Sendo assim, confira a seguir algumas dicas que, se você estiver verdadeiramente disposto a seguir, podem te ajudar a abandonar o hábito:

  • Comece a cuidar das unhas: se você conseguir adotar uma rotina de cuidados com as unhas, cortando e lixando elas para deixar do tamanho apropriado, pode ser que você vá deixando de roer elas com o tempo.
  • Consulte um psicólogo: conforme fora dito, o hábito de roer unhas está diretamente ligado a questões psicológicas e emocionais. Logo, consultar um psicólogo acaba sendo indispensável para tratar essas questões e eliminar o problema pela raiz.
  • Mantenha-se distraído: outra dica que pode ajudar bastante é a de procurar por distrações sempre que você tiver vontade de roer as unhas. Fazer exercícios, jogar um jogo, lavar uma louça e outras atividades que mantenham suas mãos ocupadas são boas escolhas.

Leia mais: 15 dicas para ter unhas mais fortes e saudáveis rapidamente

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915