Rúcula: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

A rúcula apresenta vários componentes benéficos à saúde humana.

A rúcula é uma hortaliça muito conhecida pelo seu sabor picante, e faz parte da família Brassicaceae, a mesma do brócolis, repolho e couve flor. Originária da região mediterrânea, foi trazida para o Brasil por imigrantes de origem italiana e hoje é muito consumida, principalmente no Sudeste e no Sul. A hortaliça se desenvolve durante todo o ano, se adaptando melhor em regiões de temperatura amena. Confira todas as informações do SaúdeLab sobre o assunto.

Confira os benefícios da Rúcula

A rúcula apresenta vários componentes benéficos à saúde humana, entre elas: fonte de fibras, ômega 3, sais minerais, vitaminas A e C, potássio, ferro e cálcio. Além de ser um estimulante de apetite, apresenta efeitos antioxidantes e antiinflamatórios.

Em relação às suas propriedades medicinais, a rúcula é eficaz no tratamento de doenças pulmonares, controle de escorbuto, anemia, gases intestinais, além de fortalecer todo o sistema imunológico e ajudar na eliminação dos radicais livres.

Uma curiosidade sobre a rúcula é que ela tem sido cultivada desde a época dos antigos romanos, que a consideravam um afrodisíaco e a utilizavam em suas refeições para aumentar a libido. Além disso, era também conhecida por suas propriedades medicinais, sendo utilizada como um remédio natural para tratar problemas digestivos e respiratórios.

Como escolher a rúcula para comprar

A rúcula é vendida em maços nas feiras e supermercados, portanto, na hora da compra, opte por hortaliças verdes, viçosas e com folhas firmes. Evite comprá-las quando estiverem murchas ou amareladas, isso indica que o alimento já passou do ponto de consumo.

Veja também: Como armazenar salada para a semana toda? Aprenda truques valiosos para uma alimentação saudável

Como realizar o armazenamento correto

O armazenamento adequado deve ser realizado após a limpeza das folhas, a fim de aumentar a durabilidade do produto e reduzir o desperdício. Em geral, as rúculas têm durabilidade curta. Se a área estiver fresca, ela pode ser mantida por um dia à temperatura ambiente. A durabilidade aumenta na geladeira, mas a quantidade de tempo que permanece viável depois de ser embalado em um saco plástico é de apenas quatro dias.

Como higienizar a rúcula

É essencial lavar as folhas com água corrente e limpá-las, deixando-as em solução desinfetante de acordo com as recomendações do fabricante antes de consumir a rúcula. É vital lavar as folhas novamente com água corrente depois de limpá-las. A remoção de organismos causadores de doenças, inclusive bactérias e óvulos nematóides, depende da limpeza adequada das folhas.

É imprescindível ressaltar que a higienização correta de frutas e verduras é fundamental para que se garanta a segurança alimentar e também que se evite doenças transmitidas por alimentos.

Como consumir a rúcula

Segundo nutricionistas, a rúcula deve ser consumida de maneira crua, em sua forma natural, pois quando cozida costuma perder boa parte de seus nutrientes. Ela pode ser utilizada em saladas, sucos, macarrão, sanduíches para substituir o alface ou ligeiramente refogada com alho para diminuir o sabor amargo. Portanto, invista nela e sua saúde agradece.

Veja também: Acerola: Benefícios, Valor Nutricional e tudo mais que você precisa saber sobre a fruta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação