Chá de amendoim: veja seus benefícios, malefícios e saiba como preparar

Vale a pena saber mais sobre o chá de amendoim e incluir ele no seu dia a dia

Sem dúvidas, o amendoim é sempre uma boa escolha de petisco para comer antes das refeições, em churrascos, bares ou apenas em casa no final da tarde. Ademais, ele também combina muito bem com diversas receitas. Mas poucas pessoas sabem que é possível aproveitar ele para fazer chás. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar sobre os benefícios e malefícios do chá de amendoim e como fazer o seu preparo.

A princípio, o chá de amendoim pode parecer uma ideia um pouco estranha, já que estamos muito acostumados a comer ele torrado, salgado e similares. Porém, é preciso ter em mente que o amendoim por si só pode ser muito benéfico para a saúde. Ou seja, beber um chá de amendoim ou comer ele in natura são formas de aproveitar suas propriedades muito melhores do que apenas consumir as versões industrializadas dele.

Principais benefícios do chá de amendoim

Fornece antioxidantes

Os antioxidantes presentes no amendoim são componentes que nosso corpo aproveita para combater os radicais livres. Estes por sua vez são compostos causadores do envelhecimento precoce, e que podem estar relacionados à problemas cardiovasculares e cânceres.

Favorece o emagrecimento

Juntamente com as proteínas, o amendoim fornece gorduras boas, que além de aumentarem o HDL, conhecido por colesterol bom, contribuem para a sensação de saciedade, importante para a perda de peso.

Prevenção de doenças neurodegenerativas

A vitamina B3, presente no amendoim, é muito importante para a preservação da cognição e sistema nervoso. Ou seja, tomar esse chá pode fazer toda a diferença para pessoas que tem predisposição para Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.

Favorece o ganho de músculos

Os proteínas estão entre os nutrientes mais importantes para quem se exercita ou vai academia. Logo, como o chá de amendoim é muito rico em proteínas, ele pode ser muito proveitoso nesse ponto de vista.

Leia mais: Amendoim Engorda ou Emagrece? Saiba Tudo Agora

De que forma o chá pode ser prejudicial para a saúde?

Se consumido regularmente e moderadamente, o chá de amendoim pode ser extremamente proveitoso. Contudo, dependendo de suas condições de saúde, é preciso ter algumas cuidados. Por exemplo, é muito comum encontrar pessoas que são alérgicas ao amendoim, as quais obviamente devem evitar o consumo do chá. Porém, se você sofre de colesterol alto, também é necessário ficar atento à esse consumo. Conforme fora dito, o chá de amendoim pode levar ao aumento do colesterol, que mesmo sendo o HDL, acaba sendo prejudicial nesses casos.

Como preparar o chá corretamente?

Por fim, agora que você conhece os benefícios e contraindicações do chá de amendoim, é preciso aprender a preparar ele em casa. No caso, o processo é muito simples, sendo necessário apenas dois ingredientes, que são 1 litro de água e 200g de amendoim torrado. Confira o passo a passo a seguir:

  1. Em uma panela sob o fogo, coloque a água e espere ela começar a ferver.
  2. Feito isso, coloque os amendoins e deixe ele na água fervente por cerca de 5 minutos.
  3. Passado o tempo, desligue o fogo e deixe a panela tampada por 15 minutos.
  4. Por fim, após os 15 minutos, coe a infusão e já pode se servir.

Leia mais: Como armazenar amendoim corretamente? Confira dicas importantes

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação