Saiba como eliminar mofo da parede e evite a principal causa de alergias

Fique de olho, o excesso de umidade e a localização do ambiente podem facilitar o desenvolvimento

O bolor, causado por fungos e ácaros, é um vilão e tanto para quem sofre de alergias e outras doenças respiratórias. Assim, o excesso de umidade e a localização do ambiente podem facilitar o desenvolvimento do famoso mofo na sua casa. Se esse é o seu caso, veja hoje no SaúdeLAB algumas sugestões práticas e caseiras para acabar de vez e eliminar o mofo da parede.

De fato, o mofo que surge nas paredes geralmente está atrelado ao excesso de umidade no local. Assim, os esporos dos fungos presentes no mofo ficam pairando pelo ar, os quais, em contato com a pele ou com o sistema respiratório, podem provocar alergias e outros problemas.

Aprenda a acabar com o mofo da parede com 3 dicas simples

Para preservar a saúde da sua família, é fundamental que o modo seja eliminado da casa. Porém, dependendo da gravidade do problema, é importante saber que talvez seja necessária a ajuda de um profissional capacitado. Isso porque, caso o mofo esteja muito impregnado na parede, será necessário fazer uma raspagem para remover toda a área afetada, além de lixar o local e realizar uma nova pintura.

Ademais, para verificar se as manchas na parede são, de fato, mofo, basta aplicar um pouco de alvejante sobre elas. Assim, caso fiquem claras rapidamente, é sinal de que sim, o fungo está presente ali. Portanto, constatado o problema, confira agora as 3 melhores dicas para eliminá-lo de vez da sua casa!

mofo
Veja como acabar com o mofo da parede com soluções simples. Fonte: Canva.

Dicas para acabar com o mofo

Em primeiro lugar, para todas as dicas aqui presentes, é importante que você utilize luvas e deixe o ambiente com as janelas abertas, de modo a ventilar o local e iluminá-lo. Além disso, utilize óculos e máscara, pois os produtos de limpeza indicados contém substâncias tóxicas.

Limpeza com cloro ou água sanitária

Dentro de um balde, faça uma mistura com água e cloro ou água e água sanitária. A proporção deve ser 1/3 de produto para cada parte de água. Em seguida, com o auxílio de uma escova ou esponja, esfregue a solução na parede, em cima dos pontos mofados. Por fim, enxágue com um pano úmido e seque bem o local, para retirar a umidade.

Limpeza com vinagre branco

O vinagre branco é um ótimo aliado de receitas caseiras. De fato, por conter propriedades antibacterianas e antifúngicas, ele também pode ser usado no combate ao mofo da parede. Assim, para utilizá-lo, basta colocá-lo em um borrifador, sem diluir em água, e aplicá-lo direto na parede com mofo. Deixe agir por cerca de 20 minutos e limpe com um pano úmido.

Esse processo para eliminar mofo da parede deve ser feito todos os dias até que o mofo desapareça da parede. Ademais, não se esqueça de secar o local para evitar a umidade.

Limpeza com água oxigenada

A água oxigenada também é um produto com propriedades antifúngicas. Além disso, por seu potencial clareador, é ideal para ser utilizada no combate ao mofo da parede. Nesse caso, a receita é simples: coloque água oxigenada em um borrifador, sem diluir em água, e vá aplicando na para eliminar mofo da parede. Deixe agir por 15 minutos e, em seguida, esfregue bem o local, com auxilio de uma escova. Seguindo essas dicas, você conseguirá eliminar o mofo da parede de forma rápida e segura. Viu como é fácil cuidar bem da sua casa?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação