O que não pode colocar no micro-ondas? 5 coisas que não devem ir no aparelho

O que não pode colocar no micro-ondas? – O micro-ondas é um eletrodoméstico que, de fato, facilita muito a vida das pessoas. Entretanto, por causa da correria do dia a dia, é comum cometer erros na hora de usá-lo.

Assim, veja hoje no SaúdeLab quais são os materiais proibidos, aqueles que nunca devem entrar no seu aparelho, podendo causar algum tipo de dano ou acidente.

Na verdade, alguns alimentos, recipientes e bebidas podem liberar toxinas, queimar, derreter ou mesmo explodir caso sejam aquecidos. E sim, o acidente pode ocorrer em menos de 1 minuto! Portanto, continue conosco e confira o que você nunca deve colocar no micro-ondas!

Como funciona o micro-ondas?

O micro-ondas é um eletrodoméstico revolucionário que mudou a maneira como aquecemos comida.

Deste modo seu funcionamento se baseia no uso de ondas eletromagnéticas, especificamente chamadas de micro-ondas, que agitam as moléculas de água presentes nos alimentos, gerando calor e cozinhando ou aquecendo a comida de maneira uniforme e rápida.

Então, quando você liga o micro-ondas e coloca a comida dentro, o aparelho começa a emitir micro-ondas por meio de um componente chamado magnetron.

Na sequência, estas ondas penetram nos alimentos, fazendo com que as moléculas de água, gordura e açúcar presentes nos alimentos vibrem rapidamente. Esta vibração cria calor por meio do atrito entre as moléculas, o que, por sua vez, aquece e cozinha o alimento.

Inclusive, uma característica interessante do micro-ondas é sua capacidade de aquecer os alimentos de dentro para fora, o que difere de métodos tradicionais de cozimento que aquecem de fora para dentro.

Na realidade, o aquecimento é mais uniforme porque as micro-ondas penetram o alimento a uma profundidade de cerca de um centímetro, aquecendo a maioria dos alimentos de maneira bastante homogênea.

Usar micro-ondas é seguro?

Sim, usar micro-ondas no preparo de alimentos é seguro desde que seja utilizado corretamente. Aliás, pesquisas na área da ciência alimentar comprovam a eficácia de diferentes métodos de cozimento na preservação dos antioxidantes presentes nos vegetais.

Um estudo específico, divulgado no Journal of Food Science em 2009, avaliou como 20 tipos de vegetais respondiam a várias técnicas culinárias, incluindo fervura, pressão, grelhado, fritura, assado, e aquecimento no micro-ondas.

Os resultados indicaram que o uso do micro-ondas, assim como o grelhado e o assado, resultou em uma menor degradação dos antioxidantes comparativamente. Por outro lado, métodos como o cozimento em panela de pressão e a fervura provocaram uma maior perda dessas substâncias vitais.

O que não pode colocar no micro-ondas?

O micro-ondas otimiza muito o tempo de quem tem a vida agitada. Desse modo, você pode preparar ou esquentar alimentos e refeições em questão de segundos.

Porém, é importante ficar atento ao tipo de material que você coloca dentro do aparelho, porque muitos podem ocasionar acidentes e, inclusive, problemas de saúde.

Desse modo, veja agora o que não pode colocar no micro-ondas:

Materiais proibidos para uso no equipamento

Plástico não apropriado: Quem nunca esquentou um alimento em um pote de plástico no micro-ondas? Para muitos, essa é uma prática até corriqueira. Porém, você pode estar correndo um sério perigo. Isso porque quando aquecidos, alguns tipos de plástico liberam substâncias químicas como a dioxina, o BPA e os ftalatos.

Tais substâncias imitam os hormônios humanos, podendo causar disfunções na tireoide e prejuízos ao sistema imunológico e reprodutor. Além disso, os flatatos também podem causar alguns tipos de câncer. Dessa forma, o ideal é sempre verificar se o pote de plástico que você utiliza no micro-ondas é liberado e seguro para uso no aparelho.

Alumínio: Ao contrário do plástico, o alumínio não libera substâncias tóxicas. Entretanto, o perigo é outro: o risco de incêndios. Isso acontece porque o alumínio é um ótimo condutor de eletricidade. Assim, quando aquecido pelo micro-ondas, ele pode superaquecer e gerar correntes elétricas perigosas.

Isopor: O isopor é outro tipo de material extremamente perigoso para uso no micro-ondas.

Isso porque, além de ser inflamável, podendo também causar incêndios, ele é composto por poliestireno, uma substância que, quando aquecida, libera um hipóxido que causa diversos tipos de câncer, além de contribuir para a obesidade em adultos e crianças.

Papel-filme: Existem pessoas que colocam potes cobertos com papel –filme, também conhecido como plástico-filme ou PVC no micro-ondas. Porém, isso nunca deve ser feito. Na verdade, o papel-filme não é feito para suportar o calor do micro-ondas, podendo derreter dentro do aparelho.

Assim, isso pode causar incêndios ou mesmo fazer com que o plástico derretido respingue sobre a comida, causando uma série de prejuízos à saúde.

Louças com detalhes: Quem não tem aquela louça bonita, revestida com pinturas e detalhes de tinta metálica? Pois é, esse material também não é indicado para uso em micro-ondas. A tinta metálica também conduz ondas eletromagnéticas, podendo causar incêndios ou explosões na cozinha.

De forma geral, caso existam dúvidas, utilize sempre potes de vidro ou cerâmica para esquentar seus alimentos no micro-ondas. Ademais, verifique sempre se o material é liberado para uso neste aparelho!

Pote de sorvete por ir ao micro-ondas para amolecer o sorvete?

Não é recomendável colocar um pote de sorvete no micro-ondas. Existem várias razões pelas quais isso não é aconselhável.

Primeiro, a maioria dos potes de sorvete é feita de plástico ou papelão com revestimento de cera, e esses materiais não são seguros para micro-ondas. Aliás, o calor do micro-ondas pode fazer com que o plástico derreta ou libere substâncias químicas nocivas no sorvete.

Além disso, o papelão e a cera podem pegar fogo ou produzir fumaça quando expostos ao calor do micro-ondas.

Segundo, o sorvete em si não precisa ser aquecido no micro-ondas, pois já está em uma temperatura ideal para consumo direto do freezer. Aquecê-lo no micro-ondas pode fazer com que ele derreta rapidamente e perca sua textura cremosa.

Terceiro, se for reaproveitar o pote de sorvete pior ainda, jamais utilize o micro-ondas para aquecer qualquer alimento que esteja no pode sorvete, ainda nem deve reutilizá-lo para outros alimentos.

Se você deseja amolecer o sorvete antes de servi-lo, é melhor retirá-lo do freezer alguns minutos antes de consumi-lo para que ele fique na consistência desejada.

Caso contrário, você pode usar uma colher aquecida em água quente para facilitar a retirada do sorvete do pote, mas evite aquecer o sorvete diretamente no micro-ondas para garantir sua segurança e qualidade.

Bom, agora você sabe O que não pode colocar no micro-ondas, use-o com cuidado para que você não tenha problemas.

Continue a leitura:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação