Saiba o perigo do uso de analgésicos, anti-inflamatórios e antitérmicos sem prescrição médica

A Vigilância Sanitária do município de Nova Mutum, alertou nesta segunda-feira (11),  para o perigo do uso indiscriminado de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e antitérmicos. No Brasil, o hábito da automedicação é comum e praticado por muita gente que decide seguir indicações recebidas de amigos e familiares. Porém, sem prescrição médica, ao invés de tratar, a medicação que pode agravar a saúde do paciente.

Em muitas residências a caixa de remédios é uma bomba em potencial. “Ao ficar guardado por muito tempo os medicamentos, vão se degradando e pode gerar substâncias tóxicas”, alerta a coordenadora da Vigilância Sanitária, Sacha P. Teixeira.

Os perigos da automedicação com analgésicos, anti-inflamatórios e antitérmicos

Os riscos potenciais das práticas de automedicação ocorrem a longo e médio prazo e incluem o autodiagnóstico incorreto, bem como atrasos na procura de aconselhamento médico quando necessário. Há também possíveis reações adversas infrequentes, mas graves, e interações medicamentosas perigosas.

Além disso, o risco da forma incorreta de administração é que pode mascarar uma doença grave dificultando o diagnóstico precoce. Finalmente, em casos mais extremos, causa interações medicamentosas, abuso ou dependência de medicamentos.

Por exemplo, antitérmicos podem esconder algo mais grave, como uma infecção; os rins podem sobrecarregar com o uso abusivo de anti-inflamatórios e analgésicos. Do mesmo modo, podem provocar reações alérgicas e intoxicações. Finalmente, há a chance de acontecer interferência no tratamento de uma doença já existente, podendo diminuir a eficácia do medicamento já em uso.

Orientações para utilização adequada de medicamentos

Segundo a Vigilância Sanitária de Nova Mutum, é primordial não aceitar recomendações de medicamentos por parte de vizinhos, parentes ou amigos. Ao sentir-se doente busque sempre se consultar com profissionais da saúde.

Tome a medicação no horário correto, na dose recomendada, pelo período adequado e faça a ingestão dos medicamentos com água. Evite bebidas alcoólicas durante o tratamento.

Armazene a medicação longe de alimentos, mantendo fora do alcance de crianças. Assim como não expor a umidade, fontes de calor tais como fogão, televisão, banheiro e luz solar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação