Sapoti faz mal para diabetes? Fique por dentro das propriedades dele

Por não ser tão conhecido, há um certo receio em relação ao consumo do sapoti

A princípio, por mais benéficas que as frutas sejam, algumas delas podem ser problemáticas para a diabetes. Afinal, a condição limita bastante a nossa alimentação, e isso acaba incluindo o consumo de alguns alimentos que são considerados saudáveis. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se o sapoti faz mal para diabetes e fique por dentro das propriedades dele.

Caso você não conheça o sapoti, saiba que você está longe de ser o único. Comparado com outras frutas, ele não é muito conhecido ou consumido pelas pessoas. Consequentemente os efeitos que ele possui na nossa saúde também são mal difundidos. O problema disso é que deixamos de aproveitar os benefícios dele, e de saber se o sapoti oferece ou não algum tipo de risco para nós.

O sapoti faz mal para diabetes mesmo?

De maneira geral, a diabetes é uma condição que interfere na ação e aproveitamento da insulina, hormônio que regula a glicemia. Ou seja, quem é diabético não consegue controlar devidamente os níveis de glicose do sangue. Com isso, alimentos ricos em carboidratos acabam sendo um problema, visto que os carboidratos são os principais responsáveis pelo aumento da glicemia. E infelizmente o sapoti faz mal para diabetes justamente por isso.

Basicamente toda fruta apresenta carboidratos em sua composição, especialmente em decorrência da frutose, um tipo de açúcar próprio delas. Entretanto, conforme fora dito, algumas frutas são problemáticas para a diabetes, e isso se refere as frutas que são ricas em carboidratos. O sapoti faz mal para diabetes justamente porque é uma dessas frutas, e apresenta uma quantidade considerável de carboidratos em sua composição.

Com moderação, o sapoti costuma ser seguro para diabéticos

Tendo em mente que o sapoti faz mal para diabetes por causa de seus carboidratos, é preciso ter cuidado no seu consumo. Mas isso não significa que ele deve ser proibido completamente na dieta. Se você consumi-lo com moderação, ele dificilmente será um problema. Inclusive a fruta é fonte de fibras, nutriente que diminuir o impacto e absorção dos carboidratos no organismo.

Efeitos benéficos do sapoti para a saúde

  • Melhora o funcionamento intestinal: as mesmas fibras que ajudam a reduzir o aumento da glicemia também são importantes para a saúde e trânsito do intestino, favorecendo a digestão e evacuação.
  • Fortalece os nossos ossos: um dos minerais mais significativos do sapoti é cálcio. Ele é um dos componentes principais para a estrutura, formação e manutenção dos ossos do corpo.
  • É antioxidante: dentre as vitaminas do sapoti, a vitamina C merece um destaque especial. Com sua ação antioxidante, ela ajuda a combater os radicais livres. E através desse efeito é possível inibir o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.
  • Garante a saúde muscular: por ser fonte de potássio, o sapoti ajuda não só na formação dos músculos como também na contração, movimentação e manutenção deles.
  • Ajuda a combater febres: enfim, por incrível que pareça, há quem aproveite o sapoti por sua propriedade medicinal, que é capaz de diminuir febres generalizadas.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação