Sequelas da covid atingem metade dos contaminados por mais de um ano

As sequelas da covid incluem fadiga extrema, tosse, dificuldade de respirar, entre outros sintomas

Embora a cobertura vacinal contra a covid tenha atingido um bom número, as precauções não devem diminuir. Isso porque um novo estudo científico concluiu que os problemas de saúde posteriores, ou seja, as sequelas, atingem metade dos pacientes. Assim, os efeitos da covid podem durar mais de um ano. 

Portanto, siga a leitura abaixo para verificar em detalhes mais profundos este estudo científico, além de entender quais sequelas da covid são estas. 

Leia mais: Entenda o que é a varíola dos macacos, doença que ressurge agora em 2022

mulher passa gel
Usar o álcool gel e manter o uso da máscara são essenciais, mesmo para quem tem sequelas da covid – Fonte da imagem: Canva Pro

Sequelas da covid

Em primeiro lugar, as conclusões deste texto são de uma investigação científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Minas. Assim, primeiro começam os sintomas mais conhecidos. Depois, eles acabam por persistir no corpo do paciente. Isso significa que o período dessas sequelas da covid pode durar até 14 meses, que foi o tempo da investigação científica. Portanto, esta é a chamada covid longa. 

Existem mais de 20 sintomas depois que a infecção aguda tem fim. O principal, de acordo com o estudo, é a fadiga, ou seja, o cansaço extremo. Cerca de 35% dos pacientes relataram sentir isso, enquanto praticamente a mesma porcentagem não conseguia acabar com a tosse. Em seguida, vinha a dificuldade para respirar, bem como a perda de paladar ou de olfato. 

Da mesma forma, até mesmo ansiedade, insônia e tontura entraram nos sintomas relatados após a infecção aguda de covid. Estas são as sequelas principais.

Além disso, metade dos pacientes disseram ter sentido este tipo de problema nos meses subsequentes após pegarem covid. Portanto, caso os sintomas persistam, você deve buscar acompanhamento médico para tratar as sequelas da covid.

Não é porque o período de isolamento já acabou que você já está livre da doença. Como vimos, as sequelas da covid no organismo podem perdurar, por isso, é vital continuar o acompanhamento médico adequado. 

Aproveite e leia sobre o Dia do glaucoma: solução pode ser colírio à base de Cannabis

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação