É possível conseguir fazer uma cirurgia plástica pelo SUS? Saiba agora mesmo!

Fique por dentro de como funciona a realização de cirurgias plásticas pelo SUS

Os serviços que SUS oferece como nosso sistema público de saúde são muito extensos. A prestação que ele possui com a nossa sociedade é um fator reconhecido mundialmente. Contudo, existe uma dúvida a respeito de realização de cirurgias plásticas através dele. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar se é possível conseguir fazer uma cirurgia plástica pelo SUS.

Leia também: Tipos de suplementos alimentares e suas funções

Antes de mais nada, saiba que sim, é possível realizar cirurgias plásticas através do SUS. Contudo, para conseguir acesso a esse serviço, existe uma série de requerimentos e limitações. Ainda assim, o procedimento é simples, de forma que qualquer um que estiver dentro dos conformes, pode ter acesso a cirurgias plásticas e sem custo algum.

Quais as condições para realizar a cirurgia plástica?

Primeiramente, precisamos entender que o SUS preza pelo bem estar e saúde da população. Portanto, no caso de cirurgias plásticas com intuito de apenas alterar a estética, o SUS não é capaz de cobrir. O foco desse serviço é em realizar procedimentos reparadores em pessoas que, por alguma característica ou experiência, possuem algum sofrimento ou dificuldade física.

Caso você tenha interesse em um cirurgia plástica com fins estéticos, é necessário recorrer a rede privada de hospitais. Por outro lado, em caso de algum dano ou prejuízo físico, é possível solicitar a realização dos procedimentos reparadores. Em síntese, o SUS de fato realiza cirurgias plásticas, mas apenas em casos que pessoa necessita de reparos.

É possível conseguir fazer uma cirurgia plástica pelo SUS?
Realizar uma cirurgia plástica pelo SUS pode sim ser uma realidade. Foto: Pixabay

Quais cirurgias plásticas são cobertas pelo SUS?

Como foi dito, o SUS preza pela saúde e bem estar das pessoas, e por isso a sua cobertura de cirurgias plásticas tem como foco as pessoas que possuem uma necessidade de saúde. Portanto, existe um número de cirurgias plásticas que são cobertas pelo SUS, conforme a postagem feita no próprio site do SUS. Sendo assim, confira a seguir uma lista com todos os procedimentos cobertos:

Vasectomia
Laqueadura
Ginecomastia
Mudança de sexo
Deformação facial
Rinosseptoplastia
Hipertrofia mamária
Cirurgia de catarata
Correção de lábio leporino
Correção de fenda palatina
Deformações causadas por queimaduras
Correção de orelha de abano
Reparação de lesões causadas por violência doméstica
Abdominoplastia para remoção de excesso de pele pós cirurgia bariátrica
Mamoplastia reconstrutora para casos de remoção de seio por câncer ou tumor
Mamoplastia redutora para casos cujo o tamanho dos seios causam prejuízos a saúde

É possível conseguir fazer uma cirurgia plástica pelo SUS?
Aprenda o passo a passo para conseguir ter acesso a esse serviço do SUS. Foto: Pixabay

Como solicitar e ter acesso a cirurgia plástica pelo SUS?

Primeiramente, para conseguir realizar uma cirurgia plástica pelo SUS, assim como outros serviços, é preciso estar cadastrado. Feito isso, você pode passar por uma avaliação, onde um médico irá analisar a sua situação e determinar se há a necessidade de realizar a cirurgia. Se houver, ele irá entregar um requerimento para fazer o procedimento.

Com o requerimento, a pessoa já pode se dirigir a uma unidade de saúde. Assim, basta apresentar ele para que as medidas e procedimentos sejam devidamente providenciados, colocando a pessoa na lista de espera pela cirurgia plástica. O tempo de espera é longo, demorando cerca de meses ou até mesmo anos. Portanto tenha paciência, ou em caso de emergência, busque obter um mandado.

Leia também: Sequelas Da Covid Atingem Metade Dos Contaminados Por Mais De Um Ano

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação