Book Appointment Now
Shampoo a seco é bom para quem tem caspa? Fique atento(a) a essas dicas
Se você acha que o shampoo a seco é um bom aliado para o cabelo oleoso e com caspa, saiba que essa história nem sempre pode ser verdade. Assim, confira hoje no SaúdeLab as contraindicações desse tipo de produto para quem sofre de dermatite seborreica e veja as dicas para fazer uma utilização adequada dele.
De acordo com especialistas, é necessário fazer uma aplicação correta do shampoo a seco, e numa frequência específica. Isso porque, se utilizado sem limites, ele pode se tornar um grande vilão de quem tem cabelo oleoso e com caspa. Assim, continue conosco para entender mais!
A verdade sobre o shampoo a seco; quem sofre de caspa pode utilizá-lo?
O shampoo a seco é, comumente, considerado o melhor amigo de quem sofre de cabelos oleosos ou com caspa. Isso porque sua fórmula “suga” a oleosidade da raiz, fazendo com que ela aparente estar mais limpa. Porém, esse tipo de produto funciona apenas como uma camuflagem, escondendo a oleosidade. Mas ela ainda estará lá.
Além disso, o shampoo à seco retira toda a umidade do couro cabeludo. Ou seja, ao invés de refrescá-lo, o produto resseca ainda mais a raiz. Portanto, se você sofre de caspa e oleosidade excessiva, é importante estar atento a algumas recomendações de especialistas. Confira abaixo!
Recomendações para quem tem cabelo oleoso e com caspa
Se seu couro cabeludo é oleoso e sofre de caspa, o uso excessivo do shampoo à seco pode piorar esse problema. Isso acontece pois a raiz do cabelo não absorve nem expulsa o excesso de resíduos desse tipo de produto, que contém substâncias sólidas, como o óxido de alumínio.
Assim, tal processo pode ocasionar a obstrução dos poros capilares, o que aumenta ainda mais a oleosidade e as inflamações decorrentes da caspa.
Do mesmo modo, utilizar o shampoo a seco para substituir as lavagens é uma péssima ideia. De acordo com especialistas, esse produto desestimula a higiene do cabelo, fazendo com que a raiz fique sensível à proliferação de bactérias e fungos. Além disso, o uso contínuo dessa fórmula de limpeza faz com que o cabelo fique pesado e com a fibra ressecada.
Por isso, se você sofre de caspa e/ou oleosidade, é melhor evitar abusar desse tipo de produto. De toda forma, veja agora como utilizar o shampoo a seco da maneira correta.
Utilizando o shampoo a seco corretamente
Esse tipo de produto é recomendado para ser utilizado apenas em situações de emergência, ou seja, quando você realmente não dispor de tempo para lavar o cabelo. Nesse sentido, o ideal é utilizá-lo apenas 2 vezes por semana.
Assim, mantenha uma distância de cerca de 20cm do borrifador em relação à raiz do seu cabelo, evitando exagerar na quantidade de produto aplicado;
Lave seu cabelo com frequência, ao mínimo de 3 vezes por semana. Durante a lavagem, esfregue bem o couro cabeludo, para retirar o excesso de produtos acumulados nele;
Do mesmo modo, para os cuidados dos fios ,utilize um shampoo anti-resíduos a cada 15 dias, o que evitará o entupimento de poros ocasionado pelo uso do shampoo a seco.