Novo Centro Oncológico do Mário Penna: confira novidades na ampliação do tratamento aos pacientes do SUS

No último dia 27/08, quinta-feira, o novo centro oncológico do Hospital Mário Penna foi inaugurado com pompa, ampliando o acesso aos pacientes acometidos pelo câncer. O usuário será  atendido pelo SUS e segundo os seus princípios, ou seja, com Integralidade, Igualdade e Equidade, em um dos anexos do Hospital Luxemburgo. Confira mais sobre o assunto aqui, no Saúdelab.

O NEO (Núcleo de Especialidades Oncológicas) será composto por 12 consultórios novos com atendimentos médicos multidisciplinares, o que envolve profissionais de áreas variadas da saúde. Serão fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, bem como fonoaudiólogos que têm o propósito de ofertar aos pacientes do SUS todo o suporte desde o início ao fim do tratamento de todos os tipos de câncer.

Novo centro oncológico do Hospital Mário Penna começará a atender gradativamente

Paulo Henrique, colaborador do Mário Penna, responsável pela Relação Institucional, comentou que os pacientes serão diretamente encaminhados para consultar no NEO. Assim, seus prontuários serão abertos, tendo os atendimentos efetivados de forma sequencial. Exames laboratoriais e de imagens poderão ser feitos no Hospital Luxemburgo, bem como realizadas internações a fim de se cuidar dos devidos tratamentos oncológicos.

De início, apenas as especialidades Coloproctologia, Cirurgia Oncológica e Urologia serão atendidas pelo Núcleo de Especialidades Oncológicas. Mas, no decorrer dos próximos dias, também estarão disponíveis na Equipe Multidisciplinar, a Neurocirurgia e Cirurgia Torácica.

Uma equipe multidisciplinar atenderá os pacientes do SUS
Uma equipe multidisciplinar atenderá os pacientes do SUS (Imagem: Reprodução/Mário Penna)

O NEO, felizmente, traz esperança para pacientes oncológicos do SUS, pois estes terão a oportunidade de atendimentos mais qualificados. Por ser uma entidade filantrópica, a construção recebeu recursos que foram doados pelas empresas privadas, como Verdemar, Supermercados BH, bem como Lojas Rede, tem também recursos das emendas parlamentares da União e do Estado.

Este é um momento extremamente importante, onde a oncologia em Minas Gerais terá um centro de oncologia especializado do Mário Penna. Isso é fundamental diante do momento crítico que todos vivem, por causa da pandemia do COVID-19, cirurgias, procedimentos oncológicos e até consultas, foram suspensos, devido a de falta de infraestrutura dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para abarcar toda a demanda de infectados pelo coronavírus e os agendados.

O novo centro oncológico do Mário Penna, como citado, está anexo do Hospital Luxemburgo, situado à Rua Gentios, nº 1.350, Bairro Luxemburgo, Belo Horizonte (MG). Para saber mais detalhes a respeito do NEO, basta entrar em contato em um dos telefones de atendimento do Instituto ou acessar o site.

A boa notícia vem para atender uma demanda reprimida de consultas médicas e tratamentos oncológicos. Além disso, a estrutura ofertada será de grande importância ao paciente oncológico de BH e região, sendo referência, inclusive, para muitos municípios da região e até para todo estado de Minas Gerais.

Para se conseguir atendimento na instituição, vale ressaltar que o paciente deve ser encaminhando por uma unidade básica de atenção à saúde, não sendo possível atendimento direto no  centro oncológico Mário Penna. Desta forma, o Programa de Saúde da Família, coordenado nas Unidades Básicas de Saúde são de suma importância no diagnóstico precoce, garantindo assim, um tratamento eficaz com mais possibilidades de cura.

Mantenha seus exames em dia e faça os exames preventivos conforme sua faixa etária. Prevenção ainda é a forma mais segura e eficaz no combate ao câncer. Assim, não deixa de cuidar da sua saúde regularmente.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação