Tapioca vencida faz mal? Entenda os riscos nesta situação

Entenda se a data de validade realmente afeta a segurança do consumo da tapioca

Tapioca vencida faz mal? – A princípio, a tapioca é um alimento bastante simples, e por isso consegue ser bem versátil na cozinha. Essa mesma simplicidade também contribui para que ela seja um produto bastante resistente.

Mas será que isso significa que a tapioca permanece boa mesmo após o vencimento? Venha com o SaúdeLab, descubra se usar e comer a tapioca vencida faz mal, e saiba como fazer para conservá-la.

Existem alguns alimentos que são bem mais duráveis do que outros. Por exemplo, alimentos industrializados, embutidos, processados ou mais artificiais tendem a ser bem mais resistentes que os alimentos naturais.

Geralmente nós costumamos aplicar essa regra à alimentos secos, como a farinha e tapioca, de forma a considerar eles produtos resistentes. Contudo, na prática, essa é uma questão que merece um atenção especial.

Comer a tapioca vencida faz mal mesmo?

De maneira geral, a data de validade de um produto serve como um importante índice para a suas propriedades. Enquanto um determinado produto está dentro de sua validade, as suas principais características possuem uma maior garantia de integridade.

E quando ele passa a estar vencido, essa mesma integridade tem chances de ser comprometida, o que consequentemente significa que o produto pode estar impróprio para o uso ou consumo.

Sob esse ponto de vista, dizer que a tapioca vencida faz mal é algo que depende das características dela. Por ser um alimento seco, ela tende a durar bastante. Mas em comparação à farinha de trigo, por exemplo, a sua durabilidade é menor.

E o grande problema não é que a tapioca vencida faz mal, e sim que, com o tempo, ela perde muitas de suas características originais. Com isso, a tapioca depois do vencimento é difícil de ser usada na cozinha. Portanto, não se deve usar tapioca vencida.

Dependendo do estado da tapioca, ela pode fazer mal para a saúde de fato

Não é sempre que a tapioca vencida faz mal, ainda mais em casos em que ela passou da validade a pouco tempo. Conforme fora dito, o principal problema é que ela perde suas qualidades culinárias.

Mas por outro lado, não podemos deixar de salientar que a tapioca pode ser contaminada por fungos e outros microrganismos. Sendo assim, se sua tapioca estiver vencida, fique atento à alterações no odor, textura, cor e aspecto dela.

Caso haja alguma alteração significativa, existem chances dela estar contaminada, e portanto seu consumo terá riscos.

Como manter a tapioca melhor conservada?

Por fim, agora que você entendeu a questão de se a tapioca vencida faz mal, vale a pena conhecer alguns cuidados que ajudam a garantir uma maior durabilidade dela. Através deles é possível evitar quaisquer problemas na cozinha ou saúde, e o desperdício do produto. Dito isso, confira a seguir o passo a passo para conservar a tapioca:

  1. Antes de mais nada, transfira toda a tapioca para um recipiente de sua escolha.
  2. Observe se a aparência dela está dentro ou fora do normal e , caso esteja tudo certo, separe ela em porções. Essas porções podem ir de acordo com as suas preferências ou necessidades.
  3. Com as porções separadas, acrescente elas em sacos plásticos com feixes herméticos.
  4. Antes de fechar os sacos herméticos, procure remover o máximo de ar possível de dentro deles.
  5. Por fim, com os sacos bem embalados e esvaziados, leve-os para a geladeira.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação