Tinta guache faz mal para o cabelo? Descubra se essa é uma opção viável

Será que tinta guache faz mal para o cabelo? Obviamente que a principal função da tinta guache é colorir e pintar superfícies. Entretanto, há quem utilize ela para fazer tinturas de cabelo, por ser um produto simples e acessível.

O problema é que isso não tem nada a ver com a aplicação original desse tipo de tinta. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e saiba se é verdade que a tinta guache faz mal para o cabelo, ou se é apenas mito.

Atualmente, por mais avançadas que as tinturas para cabelo sejam, grande parte delas, ou ao menos do processo de pintura, são prejudiciais para os fios. Por isso que quem tem o costume de pintar o cabelo muitas vezes enfrentam problemas com a saúde e beleza capilar.

Consequentemente essas pessoas acabam buscando por formas mais saudáveis de colorir os fios, e chegam em técnicas como a de tinta guache.

A tinta guache faz mal para o cabelo?

De antemão, a tinha guache por si só não é considerado um produto muito tóxico. Não é a toa que ela é tão usada entre as crianças. Seu manuseio costuma ser bastante seguro, e não leva à problemas de saúde.

Contudo, só é possível garantir essa segurança se a tinta for usada corretamente. E é justamente por isso que a tinta guache faz mal para o cabelo se usada como uma tintura.

No caso, por mais atóxicos que os químicos da tinta guache sejam, eles são um pouco agressivos para a pele do couro cabeludo e para a constituição dos fios. Quando aplicamos a tinta no couro cabeludo, ela pode causar desde reações alérgicas até lesões e queimaduras generalizadas.

Ademais, a tinta guache faz mal para o cabelo pois consegue manchar os fios e marcá-los por muito tempo.

Existem formas seguras de usar a tinta guache

A princípio, apesar de haver alguns argumentos confirmando que a tinta guache faz mal para o cabelo, existem alguns cuidados que aumentam a segurança dela nessa finalidade.

Por exemplo, as irritações, queimaduras e lesões que mencionamos tem muito mais chances de ocorrer se o cabelo for exposto ao sol. Ou seja, se for usar a tinta guache para pintar os fios, fique fora da luz solar.

Sob o mesmo ponto de vista, também é preciso tomar cuidado com a forma de aplicação e remoção. O ideal é que a tinta seja aplicada apenas no comprimento do fio, sem ter contato com o couro cabeludo.

Quanto a remoção, procure lavar bem o cabelo com shampoo e outros produtos, e faça isso o mais cedo possível. Seguindo esses cuidados, há muito menos chances da tinta guache fazer mal para o cabelo.

As melhores opções são as tinturas próprias para cabelo e com aplicação profissional

Enfim, além da tinta guache, existem outras formas alternativas de pintar o cabelo, como através do papel crepom ou do giz. Mas na prática, se você realmente deseja pintar os fios, o ideal é usar produtos próprios para essa finalidade, preferencialmente tinturas de qualidade.

Ademais, se possível, faça essa pintura em um salão de beleza profissional, para garantir uma aplicação segura, eficiente e que mantenha os fios saudáveis e bonitos.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915