É possível transmitir cárie de uma pessoa para outra? Entenda

Algumas pessoas se preocupam muito com as cáries, incluindo uma possível transmissão

Para muitas pessoas, a cárie pode ser algo que precisa de bastante receio, especialmente para quem tem muito cuidado com os dentes para evitar problemas como esse. Às vezes, esse receio é tão grande que as pessoas se perguntam se alguém pode transmitir cárie para elas. Se você é uma dessas pessoas, venha com o SaúdeLab e entenda de vez se é possível transmitir cárie de uma pessoa para outra ou não.

A princípio, as pessoas que têm medo de serem contaminadas pela cárie de alguém, veem essa possibilidade através do beijo. Essa lógica de fato possui sentido, visto que, durante o beijo, ocorre a troca de saliva entre duas pessoas, e consequentemente de outros conteúdos da boca. Entretanto, o desenvolvimento da cárie é um pouco mais complexo, e precisa ser compreendido antes de se discutir a transmissão.

O que a cárie é de fato?

Primeiramente, podemos definir a cárie como uma deterioração do dente, causada por uma desmineralização do mesmo. No caso, existem bactérias específicas que são responsáveis por essa desmineralização. Tal processo ocorre quando elas produzem ácidos que correm o dente, especificamente o esmalte e a dentina, uma camada inferior.

Essas bactérias são extremamente comuns na nossa boca, e só causam a cárie quando elas estão em excesso e formam o filme bacteriano sob os dentes. Geralmente, a pessoa que chega nesse estágio não possui bons hábitos de higiene bucal, ou consome açúcar em excesso. Esses hábitos permitem que as bactérias tenham acesso a uma grande fonte de alimentos, permitindo que elas se multipliquem e causem a cárie.

É possível transmitir cárie de uma pessoa para outra?

A princípio, a cárie não é uma condição transmissível. Conforme fora dito, ela é uma deterioração no dente causada pela liberação de ácidos, a qual é feita por um filme bacteriano. Esses ácidos, ou o filme bacteriano como um todo, não podem ser transmitidos de uma pessoa para outra, nem mesmo através do beijo.

Por outro lado, por mais que o filme bacteriano não possa ser transmitido, as bactérias em si podem. Ou seja, quando beijamos uma pessoa, durante a troca de saliva, é possível que bactérias estejam sendo passadas também. Com isso, se você não mantém bons hábitos de higiene bucal, pode ser que você desenvolva cárie a longo prazo. Porém na grande maioria das vezes, isso não é uma preocupação real, muito menos impeditiva.

Leia também: Quase 40% da população brasileira tem problemas de saúde bucal

Como fazer para prevenir a cárie?

Tendo em mente que a transmissão da cárie não é possível, e a transmissão das bactérias é pouco provável, o mais importante em relação a essa condição é se aderir as formas de prevenção. A primeira delas é manter uma boa alimentação, onde não haja o consumo excessivo de açúcares.

Entretanto, higiene bucal é cuidado mais essencial para poder evitar a cárie. Ela deve ser garantida através de uma boa escovação, feita com precisão, cuidado e frequência. Utilize a escova e creme dental depois de toda refeição, e antes e depois de dormir. Por fim, a escovação nunca deve estar sozinha. O uso de produtos como enxaguante bucal e fio dental também é essencial para manter os dentes limpos.

Leia mais: O fio dental se usa antes ou depois de escovar os dentes?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação