Vai tomar metformina para emagrecer? Veja 5 coisas que você precisa saber antes

Se você está pensando em tomar metformina para emagrecer, é muito importante saber quais são os efeitos colaterais que esse medicamento tem. Para isso, o blog Saúde Lab apresenta informações relevantes para ajudar na tomada de decisão. Confira a seguir!

Descubra quais cuidados ter ao tomar metformina para emagrecer

A metformina é um medicamento muito utilizado para emagrecer, porém seu uso é indicado para o controle da diabete do tipo 1 e 2. Logo, a metformina tem como objetivo retirar o açúcar do sangue, ou seja, reduzir o nível de glicose de modo que a pessoa não precise tomar insulina e não tenha complicações.

Mas, para começar a usar a metformina para emagrecer, é necessário saber quais são os efeitos colaterais. Afinal, esse medicamento não foi desenvolvido para essa finalidade e assim como todo remédio possui riscos à saúde.

Esse medicamento ajuda na perda de peso devido a diminuir o nível de açúcar no organismo. Isto porque, com menos glicose no corpo, o organismo da pessoa começa a gerar energia para manter o corpo funcionando a partir da queima de gordura, o que faz com que a pessoa emagreça. Embora possa ser usado para emagrecer, não deve ser consumido a longo prazo, pois possui efeitos colaterais.

1 – Desenvolvimento da acidose láctica

Apesar de o uso da metformina ajudar na perda de peso, sendo possível perder até 7% do peso, esse medicamento pode levar ao desenvolvimento de acidose láctica. Essa doença é caracterizada pelo acúmulo do ácido láctico na corrente sanguínea.

O ácido láctico é uma substância produzida pelo organismo quando fazemos muito esforço, como durante a prática de atividade física. Logo, como esse medicamento tem o objetivo a quebra da glicose presente no corpo, o ácido láctico é um subproduto.

Então, como esse medicamento aumenta a quebra da glicose, há um acúmulo dessa substância no organismo. Dessa maneira, é muito comum dores musculares, fraquezas, dores no estômago, náuseas, redução no ritmo cardíaco, tonturas, vômitos e indisposição, mas que podem ser tratadas com a ingestão de bicarbonato de sódio.

Descubra quais cuidados ter ao tomar metformina para emagrecer
Descubra quais cuidados ter ao tomar metformina para emagrecer – Imagem: Canva Pro

2 – Hipoglicemia

Um dos efeitos colaterais da ingestão de metformina para emagrecer é a hipoglicemia. Lembrando que hipoglicemia é um termo médico usado para indicar quando o nível de glicose, ou seja, o índice de açúcar no sangue está baixo.

Como foi citado no tópico anterior, a metformina é um medicamento usado para o tratamento da diabete devido reduzir a glicose. Porém, dependendo do tipo da alimentação que a pessoa estiver tendo pode ter uma queda no nível do açúcar no sangue causando agitação, aceleramento dos batimentos cardíacos e fome.

E não para por aqui, sem a glicose para o organismo gerar energia para o corpo, é comum sentir tonturas, formigamento nas mãos e pés, visão turva e sudorese súbita. Para evitar que isso aconteça é muito importante manter uma alimentação balanceada rica em nutrientes.

3 – Hiperglicemia

Embora o uso da metformina seja para reduzir o nível de glicose presente na corrente sanguínea, é possível em alguns casos surgir um quadro de hiperglicemia. Enquanto a hipoglicemia é a diminuição do açúcar no sangue, na hiperglicemia há o aumento, ficando acima de 125 mg/dl, isto é, quando a pessoa está em jejum de pelo menos 8 horas.

Apesar da hiperglicemia não ser muito comum, ela pode acontecer devido cada organismo reagir de uma determinada forma diante de uma substância química. Por isso, caso decida fazer o uso desse medicamento, fique atento para não fazer a combinação com outros remédios que também causam hiperglicemia.

Alguns dos medicamentos que podem aumentar a glicose são: isoniazida, diuréticos,
esteroides e medicamentos para o coração ou pressão arterial.

4 – Usar metformina para emagrecer por gerar problemas gastrointestinais

O surgimento de problemas gastrointestinais são os mais comuns, pois esse medicamento também atua na saciedade da fome. A metformina atua regulando a quantidade de leptina que é produzida no organismo, um hormônio responsável pela sensação de saciedade.

Então, o que acontece é que esse medicamento aumenta a produção da leptina, fazendo com que a pessoa reduza a quantidade de alimento que ingere. Mas, o que acontece é que devido o estômago ficar mais tempo sem receber alimento é comum apresentar alguns problemas no estômago e intestino, como vômito, náusea, gases intestinais e diarreia.

5 – Desequilíbrio hormonal e sensibilidade à insulina

Por fim, o uso da metformina para emagrecer pode causar desequilíbrios hormonais e sensibilidade à insulina. O desequilíbrio hormonal pode acontecer devido ser um medicamento que faz mudanças no funcionamento do organismo, logo pode causar hipertireoidismo.

Além disso, pode acontecer de a pessoa ficar mais sensível à insulina, ou seja, o organismo (pâncreas) produzirá uma pequena quantidade de insulina que o corpo entenderá como suficiente. Porém, essa quantidade de insulina não será o suficiente para quebrar todo o açúcar do corpo, o que leva ao acúmulo de glicose no corpo.

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1029