Vegetarianismo: benefícios e malefícios desse estilo de vida para a saúde

Com o passar do tempo, os movimentos do vegetarianismo e veganismo foram ganhando cada vez mais força e popularidade. Não há dúvidas de que isso possui um impacto muito benéfico, tanto na saúde quanto no ambiente. Mas será que existem algum lado negativo? Venha com o SaúdeLab, saiba mais sobre o vegetarianismo, benefícios e malefícios desse estilo de vida para a saúde.

Atualmente, mesmo já sendo bem difundido, o vegetarianismo ainda é comumente confundido com o veganismo. O veganismo, por exemplo, restringe o uso e consumo de todo produto animal. Entretanto, eles de fato possuem algo em comum, que é a exclusão da carne na dieta. Sendo assim, se você está pensando em aderir ao vegetarianismo, é importante saber como essa mudança pode afetar o seu corpo.

Vegetarianismo: benefícios e malefícios

Antes de mais nada, precisamos ter em mente que existem diferentes tipos de vegetarianismo. Um dos principais deles é o ovolactovegetariano, em que a pessoa ainda inclui alguns alimentos de origem animal na dieta, como leite, mel e ovos. Já o outro tipo bastante comum é o vegetariano estrito, em que esses alimentos são excluídos da dieta.

Dito isso, em ambos os casos, o principal benefício do vegetarianismo é a redução do colesterol. Isso porque as carnes são as principais responsáveis pelo aumento dele, levando à problemas cardiovasculares se o colesterol estiver elevado demais. Ademais, para o ovolactovegetariano há também a vantagem de que a alimentação, se balanceada, ainda contempla uma quantidade significativa de antioxidantes.

Agora, em relação aos malefícios do vegetarianismo, ele infelizmente limita bastante o acesso ao ferro. Mas para os vegetarianos restritos há ainda mais problemas. Basicamente eles tem maior dificuldade em obter proteínas, cálcio e vitaminas B. Sendo assim, em suma, a dieta vegetariana é muito saudável, mas carece alguns nutrientes.

Os benefícios não se restringem apenas à saúde do nosso organismo

Não podemos falar do vegetarianismo, benefícios e malefícios dele sem comentar do impacto que ele possui no ambiente. Na realidade, um dos maiores atrativos desse estilo de vida é justamente os benefícios que ele promove para a natureza.

Reduzindo o consumo de carnes e produtos de origem animal, também diminuímos a exploração e abusos que a indústria pecuária e alimentar exercem sob os animais. Com isso, podemos dizer que o vegetarianismo também é uma forte e importante causa ambiental, a qual luta pelo bem-estar da natureza e dos animais.

Como adotar o vegetarianismo com segurança?

Conforme fora dito, na dieta vegetariana é normal haver a carência de alguns nutrientes, especificamente o cálcio, vitaminas B, ferro e algumas proteínas. Sob esse ponto de vista, o primeiro passo para evitar que essa dieta se torne um problema é garantir que suas refeições tenham uma boa variedade de vegetais, frutas, grãos e similares. Dessa forma, você irá fornecer o máximo possível de nutrientes para o ser organismo.

Por fim, consultar um nutricionista é outro cuidado indispensável nesse aspecto. Através das orientações dele, você poderá saber se há nutrientes em baixa na sua alimentação e, se esse for o caso, quais são eles. É muito comum, por exemplo, novos vegetarianos sofrerem com a falta de vitamina B12. E para solucionar problemas como esse, a principal abordagem é o uso de suplementos.

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915