5 curiosidades sobre o preparo de chás que você nem imaginava

Para muitos, o chá pode parecer uma bebida comum. Porém, sua história milenar guarda inúmeros segredos e curiosidades, e o torna um ícone no mundo dos compostos naturais. Assim, veja hoje no SaúdeLab tudo que você precisa saber sobre o preparo de chás e surpreenda-se!

Utilizados na medicina natural desde a Antiguidade, os chás atravessaram as eras e se tornaram bebidas únicas na cultura de uma infinidade de povos. Não à toa, hoje eles são a segunda bebida mais consumida do mundo. Portanto, continue conosco para saber mais!

Veja também: Além do sabor: conheça 10 benefícios do chá de maçã com…

A história do chá e o que você não sabia sobre o preparo dele

Estima-se que os chás se originaram na China, por volta de 2750 a.C.. Assim, com o tempo, a cultura de utilizá-los como remédios naturais se expandiu para outras partes da Ásia, e, por fim, a Europa se rendeu a seus usos, em especial a partir da Idade Média.

Desse modo, foram os holandeses que levaram as folhas secas para lá, as quais eram, por sua vez, consideradas um tesouro natural, fonte de disputas entre diversos povos. Nesse sentido, os chás eram transportados em baús, e seu valor aumentou consideravelmente no período das Grandes Navegações, entre os séculos XV e XVI.

Entretanto, seu uso se popularizou na Inglaterra, local em que a bebida passou a ser preparada com leite, ao invés de água. Assim, até hoje, o famoso White Tea ou chá inglês, faz sucesso entre a população do país, se tornando um patrimônio gastronômico nacional.

No Brasil, as primeiras plantações de chá chegaram com os imigrantes chineses, a partir do século XIX. Assim, seu uso se difundiu aos poucos por aqui, e logo o famoso “chá da tarde” também se popularizou entre as famílias, como era também costume na Europa.

Entretanto, apesar de ser uma bebida famosa no Brasil, poucos conhecem alguns preceitos básicos e formas corretas de preparo dos chás. Assim, para saber mais, confira agora 5 curiosidades que farão você se surpreender!

chás
Confira 5 curiosidades sobre o preparo de chás. Fonte: Canva.

Curiosidades sobre os chás

1. Nem tudo que você conhece como chá, é na realidade, um chá

Confuso? Deixa que a gente te explica: na verdade, chás são todas as infusões feitas com as folhas da planta Camellia Sinensis. Dela, são preparados os chás preto, branco, verde e o oolong. A diferença entre eles está apenas no processo de secagem e processamento das folhas.

Assim, segundo especialistas, esses são os “verdadeiros” chás, enquanto que qualquer outra infusão com folhas ou flores é apenas uma bebida natural.

2. Existem 2 formas de se preparar um chá

Você pode preparar um chá através de um processo de infusão ou de decocção. Assim, enquanto o primeiro consiste em colocar a planta em um recipiente com água já quente, na decocção ela é colocada na água fria, para então ser fervida.

3. O tempo de cocção do chá é fundamental

A maior parte das pessoas pensa que é necessário deixar a água ferver para o preparo do chá. Entretanto, esse processo elimina os nutrientes das folhas. Assim, o ideal é apenas esquentar a água, durante, no máximo, 2 minutos, em fogo baixo. Logo, utilize nesse processo a água filtrada ou a mineral.

4. Chás mais escuros requerem cuidado

Os “dark teas” ou chás escuros, como o chá preto e o Oolong possuem níveis elevados de cafeína. Assim, seu consumo é orientado apenas para o dia, está contraindicado para gestantes  e pessoas com sensibilidade à cafeína.

5. A bebida pode ser consumida gelada

É comum ouvir que o chá deve ser consumido ainda quente. Porém, as propriedades da bebida permanecem nela por até 24 horas. Desse modo, você também pode consumi-lo frio, ou mesmo armazená-lo na geladeira para tomar durante o dia.

E aí, gostou de conhecer essas curiosidades sobre o preparo de chás? Ademais, leia também: Goiaba É Low Carb? Saiba A Verdade E Veja Como Inseri-La Na Sua Dieta

Compartilhe seu amor
Mayan Rodrigues Melo Braga
Mayan Rodrigues Melo Braga

Carioca da gema. Historiadora, professora, redatora e revisora de conteúdo. Amante da natureza e do mundo da beleza e auto-cuidado. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Artigos: 60