Book Appointment Now
Low carb para iniciante; veja o que você precisa saber
Para aqueles que desejam emagrecer ou se manter saudável, pode ser muito difícil encontrar uma dieta boa. Contudo, uma dieta que tem se popularizado bastante é a dieta low carb. Portanto, o SaúdeLab vai te demonstrar como funciona essa alimentação e como segui-la da melhor forma.
Leia também: 5 Truques Para Emagrecer Fazendo Caminhada Que Funcionam; Confira
Atualmente, o mundo fitness se tornou uma tendência muito grande. Consequentemente, a procura por rotinas de exercícios e dietas têm aumentado cada vez mais. As opções são muitas, mas sempre tem algumas que se destacam, como a dieta low carb. Aprenda a seguir os principais pontos e como começar a colocar ela em prática.
Como funciona uma dieta low carb?
O termo “low carb” vem do inglês, e quer dizer “pouco carboidrato”. Ou seja, esse tipo de dieta diminui a quantidade de carboidrato que você consome no dia-a-dia. Existem diversas formas de aplicar essa dieta, variando nos tipos e quantidades de carboidratos consumidos, mas de maneira geral, ela busca o emagrecimento. Ademais, ela também foca no consumo de proteínas.
O ideal para uma dieta low carb é manter o consumo diário de carboidratos ao redor de 20g, porém esse consumo pode chegar entre 50 e 100g. Apesar da existência de versões mais extremas dessa dieta, todas elas possuem um objetivo em comum. No caso, é o de fazer com que o corpo adote a gordura como fonte de energia principal, evitando a glicose gerada pelos carboidratos.
Quais os benefícios e contraindicações?
O emagrecimento gerado pela dieta low carb já é uma grande vantagem, porém ele é apenas uma causa de um benefício ainda maior. Este benefício é a regulação da glicemia no sangue e do apetite. Isso ocorre pois os carboidratos, quando ingeridos, se tornam glicose muito rápido, o que faz a pessoa sentir fome rapidamente, levando ela a consumir carboidrato logo em seguida.
Com esses benefícios, a dieta low carb se torna uma ótima alternativa para quem possui intolerância à glicose, resistência insulínica ou apenas uma dieta desbalanceada. Contudo, ela não é recomendada para pessoas diabéticas ou que possuem altas taxas de colesterol e doenças cardiovasculares. Isso ocorre pois na dieta lowcarb o consumo de gorduras é maior.
Quais os principais pratos da dieta low carb?
Diariamente, a dieta low carb adota 6 refeições principais, conforme Rebeca Letieri descreve na matéria da Globo, sob orientações da nutricionista Ethel Souza. Estas são o desjejum, colação (equivalente a um lanche entre entre o desjejum e o almoço), almoço, lanche, jantar e ceia. Tais refeições ocorrem nessa ordem durante o dia, começando pelo desjejum e terminando na ceia.
No desjejum, ovos, café, queijos e linhaça são bem-vindos. Os ovos também estão presentes na colação, juntamente com um iogurte natural. Para o almoço, carnes brancas com salada e grãos costumam marcar presença. No lanche, frutas e queijo são o ideal, enquanto na janta é comum o consumo de panquecas, sopa e sucos. Por fim, a ceia é composta por iogurte e sementes.
Leia também: Crepioca com frango desfiado e vegetais; receita saborosa