Por que exame de urina tem que ser o primeiro jato da manhã?

Saber por que exame de urina tem que ser o primeiro jato da manhã é essencial para entender a análise desse procedimento. O exame citobacteriológico da urina (ou citologia urinária), é particularmente praticado quando há suspeita de infecção do trato urinário. Hoje traremos  esclarecimentos que vão te ajudar nesse processo de coleta. Acompanhe a seguir aqui no SaúdeLAB.

Afinal, por que exame de urina tem que ser o primeiro jato da manhã?

O exame consiste em coletar e analisar a urina para detectar uma concentração anormalmente alta de leucócitos, um sinal de infecção.

Muitas substâncias podem ser analisadas e detectadas na urina. A urinálise ajuda a diagnosticar determinadas patologias, mas também a definir melhor o seu tratamento. Mas também permitem saber se uma mulher está grávida, por exemplo.

Em relação ao exame de urina ou de cultura, é preciso que o paciente colha a primeira urina do dia. Isto porque ela tem uma concentração maior. Contudo, é também ideal descartar o primeiro jato, porque este é composto por secreções e elementos celulares que podem causar interferência nos resultados.

fazer exame de urina
Afinal, por que exame de urina tem que ser o primeiro jato da manhã? – Imagem: Canva Pro

O que é o exame citobacteriológico de urina?

ECBU, ou exame citobacteriológico de urina, é com certeza um dos exames mais solicitados durante as consultas. Ele pode detectar vários compostos que não deveriam ser encontrados na urina, ou apenas dentro de certos limites.

  • consideramos hemoglobinúria ou hematúria quando a análise da urina revela a presença de sangue na urina.
  • consideramos proteinúria quando as proteínas (em quantidades maiores do que os traços geralmente presentes) são encontradas ali.
  • A glicosúria sinaliza a presença de açúcares, o que pode indicar diabetes.
  • Quanto à albuminúria, é um sinal da presença de uma determinada proteína, a albumina, e pode refletir a pressão arterial elevada.
  • Outros elementos (como sódio, potássio, cálcio, cloreto, ácido úrico, uréia ou creatinina) também podem ser pesquisados ​​de acordo com a solicitação do médico.
  • A presença de glóbulos brancos (chamada leucocitúria ) é relativamente comum porque sinaliza uma infecção do trato urinário.

Além disso, a dosagem de Beta HCG pode confirmar uma gravidez. Certos compostos, como a porfirina, podem sinalizar doenças raras.

Indicações: por que fazer?

O exame citobacteriológico de urina pode ser prescrito pelo médico para evidenciar, por exemplo:

  • uma infecção do trato urinário,
  • cistite,
  • pielonefrite,
  • prostatite.

Nas mulheres, a infecção do trato urinário geralmente se manifesta pelos seguintes sintomas: dor ao urinar, como ardência, vontade frequente de urinar, presença de sangue na urina (o que não é necessariamente sinal de gravidade, calafrios ou febre).

Os mesmos sintomas são encontrados nos homens, às vezes associados a dores nos testículos, bem como a um fluxo de líquido da uretra.

De posse dessas informações, ao sentir tais sintomas ou desconforto ao urinar, não se automedique, isso pode ser prejudicial para sua saúde. O melhor é buscar orientação médica e seguir suas recomendações.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação