Book Appointment Now
O que é labirintite? Descubra os mistérios dessa doença e se cuide sem erros
Saber o que é labirintite é o primeiro passo para identificar quando ela está prestes a acontecer. Além do mais, não precisa entrar em pânico, pois ao conhecer os detalhes dessa doença é possível se cuidar com ajuda médica e aliviar os sintomas. Hoje você vai aprender um pouco mais dessa patologia e o site Saúde Lab vai mostrar desde o que é a labirintite até como é feito o tratamento. Continue lendo e desvende os mistérios e conquiste seu bem estar.
Descubra o que é labirintite e não se apavore
A labirintite é uma infecção marcada por crises de tontura que acabam interferindo na vida da pessoa, impedindo-a de realizar suas tarefas cotidianas. Mas, a boa notícia é que em muitos casos essa doença tem cura e é possível aliviar os sintomas.
Mas, para que você consiga buscar ajuda médica, é necessário que você saiba o que é labirintite com mais detalhes. Embora você possa se consultar com Clínico geral para chegar a um diagnóstico, saiba que o médico mais indicado para tratar essa doença é o otorrinolaringologista.
Sendo assim, continue lendo que a seguir você vai aprender o que é essa doença, quais são os sintomas, o que causa e muito mais. Confira!
Crises de labirintite
De acordo com o CID 10 H83, ela inflama o ouvido e afeta a região chamada de labirinto. Essa estrutura do ouvido tem a função de ajudar no processamento da audição e do equilíbrio do corpo, por isso é comum que quem tem labirintite escute zumbidos e sinta tontura, por exemplo.
Ainda sobre o que é a labirintite, essa infecção afeta as áreas internas do ouvido de modo que ficam inflamadas e irritadas. Então, os nervos do vestíbulo, isto é, a cavidade que é responsável pelo equilíbrio, envia sinais incorretos ao cérebro como se o corpo estivesse se movendo, porém ele não está.
Contudo, quando a visão não consegue detectar esse movimento causa uma confusão entre os sinais recebidos pelo cérebro e, consequentemente, você tem uma perda da noção de equilíbrio e então sente a tontura mesmo estando sentado ou deitado.
Sintomas
Entre os sintomas da labirintite está a tontura, sendo essa a mais comum e ela pode surgir estando até mesmo deitado. Porém, essa infecção no ouvido pode se manifestar por meio de outros sintomas, por isso é muito importante que você sempre fique atento caso sinta mais de um dos sintomas citados a seguir.
Desse modo, além da tontura, você pode sentir náuseas, sudorese, alterações gastrintestinais, perda de audição, desequilíbrio, zumbidos no ouvido, diminuição na audição e até mesmo queda de cabelo. Além disso, é muito comum sentir esses sintomas quando se está gripado ou com algum resfriado, pois são tipos de infecções que acabam atingindo o ouvido.
O que causa?
Mas, então, o que causa a labirintite? Existem alguns fatores que podem desencadear essa infecção no labirinto. Embora ela seja mais comum em pessoas acima de 40 anos, saiba que jovens, incluindo também crianças, podem ter labirintite por causa de alguma infecção de ouvido, otite e ainda má alimentação.
Mas, de modo geral, pessoas que estão acima do peso, consomem bebidas alcoólicas e café em excesso, tabagismo, quem tem colesterol alto e hipertensão, essas têm maiores de chances de desenvolverem um quadro de labirintite.
Diagnóstico
Para que você tenha certeza que as suas tonturas estão sendo causadas pela labirintite, é preciso passar por uma avaliação médica. A princípio, o especialista vai investigar as queixas e descartar outras possíveis causas da labirintite. Afinal, os sintomas dela são bem parecidos com os de outras doenças, por exemplo, Diabetes, Reumatismo e Hipertensão. Mas de plano, ele vai analisar seu ouvido para verificar se não há sinais de infecção ou secreções aparentes.
A partir daí, ele pode solicitar exames complementares:
- exames de imagem: ECG (Eletroencefalograma), Ressonância Magnética ou Tomografia de crânio;
- avaliação da audição com fonoaudióloga (audiometria, audiologia);
- exames de sangue.
Sendo assim, para facilitar, antes de consultar anote os sintomas que você sente e a quanto tempo eles surgiram. Além disso, não se esqueça de falar ao seu médico se você faz uso de algum medicamento, suplemento e se possui alguma doença crônica.
Tratamento
Tendo chegado ao diagnóstico, o médico vai receitar alguns medicamentos para aliviar os sintomas da vertigem e do zumbido. Outrossim, enjoos e vômitos também serão controlados, se necessário. E por último, caso haja insônia um sedativo pode ser incluído na lista de tratamento medicamentoso para que você consiga dormir.
Além dessas, outras recomendações também devem ser seguidas. Dentre elas, fazer repouso e evitar movimentos bruscos são essenciais. Nesse sentido, evite: dirigir, fazer atividade física, abaixar ou girar a cabeça de maneira rápida. Saiba que esse conjunto de medidas vão facilitar sua recuperação. Quanto a duração do tratamento ela pode variar de acordo com a causa.
Enfim, para evitar a recorrência da labirintite, escolha uma vida mais saudável, elimine estresse e a ansiedade ao máximo que puder e faça atividades físicas regulares (apenas fora das crises). Essas são algumas opções do que você pode fazer. E não se esqueça de fazer acompanhamento médico de controle.