Tontura: quais as causas principais? Entenda a gravidade

A tontura é algo que todo mundo já sentiu em algum momento da vida. Porém, não é preciso ficar preocupado, pois nem sempre ela é sinal de que algo grave está acontecendo com nosso organismo.

Então, saber o que pode estar causando crises de tontura é muito importante, pois permite que você procure ajuda médica e comece um tratamento para aliviar os sintomas. Pensando nisso, o site Saúde Lab vai mostrar para você o que pode causar.

Descubra o que pode ser a tontura

Para que você consiga compreender o que está acontecendo, é necessário saber o que pode ser a tontura. Embora ela seja mais comum em pessoas idosas, ainda assim, ela também pode acabar se manifestando em pessoas mais jovens.

Diante disso, continue lendo e saiba com mais detalhes sobre o que causa a tontura e o que fazer em cada situação. Lembre-se, não hesite em procurar ajuda médica, somente esse profissional vai poder chegar a um diagnóstico e lhe ajudar.

Labirintite

A labirintite é uma das causas mais comuns da tontura, mas antes de prosseguir você precisa entender o que é a labirintite. De modo geral, a labirintite é uma inflamação no ouvido, mas especificamente em uma região chamada labirinto.

Essa região do ouvido é responsável pela nossa audição e pelo equilíbrio do corpo, logo quando essa parte do ouvido está inflamada é muito comum a pessoa sentir tontura. Entretanto, a pessoa pode ter outros sintomas, como vertigem, náuseas e até mesmo sensação de que vai cair ao caminhar.

Este problema ocorre quando a pessoa tem infecções de ouvido com frequência. Além disso, infecções respiratórias e estresse podem inflamar o labirinto.

Leia mais: O que é labirintite? Descubra os mistérios dessa doença e se cuide sem erros

Hipoglicemia

A hipoglicemia é caracterizada pelo baixo nível de açúcar no corpo. Embora o açúcar pareça ser algo prejudicial para a saúde, você precisa saber que existe o açúcar benéfico das frutas, por exemplo, que gera energia para nosso organismo realizar as atividades do cotidiano.

Dessa forma, quando o nível de açúcar no sangue diminui demais, é muito comum a pessoa sentir tontura, mal-estar e cansaço. A condição causada por hipoglicemia é mais comum em pessoas que são diabéticas.

Mas, fique atento, porque pode acontecer em pessoas que ficam mais de 3 horas de se alimentar. Então, sempre se alimente pelo menos de 3 em 3 horas como é o recomendado pelos nutricionistas.

Veja mais: Chás para diabéticos: veja 9 opções que vão te ajudar a baixar o açúcar

Anemia

A anemia é uma diminuição dos glóbulos vermelhos presentes no sangue. Embora a anemia seja percebida pela presença de outros sintomas, como fraqueza, palidez e cansaço frequente, a tontura também pode ser causada por ela.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais receitas! Clique aqui!

Devido essas células (hemoglobinas) serem responsáveis por distribuir o oxigênio por todo o corpo, além dos nutrientes, o que acontece é que os nutrientes não chegam em determinadas partes do corpo. Então, é muito comum que pessoas com anemia sintam tontura.

Dessa maneira, para que você tenha certeza que sua tontura está sendo causada por essa enfermidade, é preciso se consultar. Somente um médico vai poder avaliar você e solicitar exames de sangue como um hemograma para saber como está o seu nível de hemoglobina.

Veja mais: Tem ANEMIA? Confira as 10 melhores opções de sucos para repor o ferro no sangue

Tontura: o que pode ser? Será problema no coração?

Uma das causas da tontura está relacionada a problemas no coração. Pessoas que têm arritmia cardíaca, cardiopatia congênita ou coração maior costumam sentir esse sintoma, pois o coração apresenta dificuldades para bombear o sangue no ritmo adequado.

Ao apresentar dificuldades em bombear o sangue, o corpo não recebe o oxigênio de forma igual, levando assim ao sintoma de tontura. Mas, além da tontura, é muito comum sentir cansaço e falta de ar.

Leia mais: Coração Fraco? Conheça 6 sinais preocupantes de insuficiência cardíaca

Alteração na pressão arterial

Por último, sobre o que pode ser a tontura, saiba que alterações na pressão arterial podem causar esse sintoma. Você precisa entender que o sangue exerce uma pressão contra a parede das veias e artérias.

Então, quando essa pressão está mais alta ou mais baixa é comum que a pessoa sinta tontura, embora seja mais comum em pessoas que possuem a pressão baixa, isto é, um valor que seja menor que 9 por 6 (90 por 60 mmHg).

Vale ressaltar, que uma pressão arterial ideal é aquela que fica entre 12 por 8 (120 por 80 mmHg). Caso sua pressão esteja alterada ou os sintomas persistam, o recomendado é procurar um ponto de atendimento médico o mais breve possível.

Leia também: Sopa para Hipertensão: sofre com pressão alta? Não deixe essa receita de fora

Muito tem se falado sobre a laranja moro e os seus efeitos no emagrecimento. Uma vez que, ela está sempre associada à perda de peso e qualidade de vida. O que tem gerado a curiosidade de diversas pessoas que desejam emagrecer. Pensando nisso, no vídeo de hoje, o SaúdeLab vai lhe contar se a laranja moro emagrece mesmo e quais são os seus benefícios à saúde. Então, continue o vídeo até o final para conferir.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação