Chá de Pau Tenente é bom para o fígado e tem mais benefícios; conheça

Veja como utilizar o chá de pau tenente!

Você já ouviu falar na planta conhecida como pau tenente? Nativa da região norte do Brasil, as lascas de seu caule são muito utilizadas para o tratamento de diversos problemas de saúde. Dessa forma, veja hoje no SaúdeLab tudo que o seu organismo pode obter a partir da ingestão do poderoso chá de pau tenente e aprenda a preparar a bebida!

Ademais, é necessário salientar que a ingestão da bebida deve ser orientada por um médico especialista, já que o pau tenente pode causar efeitos colaterais e possui também algumas contraindicações. Dito isso, você encontra as lascas dessa planta em casas de produtos naturais. Assim, confira agora todas as propriedades do chá de pau tenente.

Os benefícios do chá de pau tenente

De nome científico Quassia amara, o pau tenente também é conhecido como quassia ou pau amargo. A erva também é conhecida por Quina. Assim, o chá feito com as suas lascas oferece ação anti-inflamatória, bactericida e até antitumoral. Portanto, entenda agora como a sua saúde pode se beneficiar de tais propriedades.

Propriedades do pau tenente

1 – Atua como protetor hepático

O chá de pau tenente resguarda enzimas da planta que são capazes de proteger as células do fígado, evitando e prevenindo a formação de doenças hepáticas.

2 – Protege o sistema gastrointestinal

As cascas de pau tenente possuem enzimas e antioxidantes que aumentam a proteção e cobertura das mucosas do estômago e do intestino. Dessa forma, o chá feito com elas pode reduzir as úlceras gástricas, além de evitar a formação de problemas como azia, dor estomacal, diarreia, prisão de ventre e pólipos no intestino.

Além disso, o chá de pau tenente facilita a digestão e estimula o apetite, pois age como uma espécie de tônico para o estômago. Do mesmo modo, ele também oferece ação antiparasitária, sendo eficaz no controle de verminoses como a oxiuríase e a giardíase.

3 – Controla a diabetes

Estudos recentes demonstraram que o chá de pau tenente pode controlar a glicemia e melhorar a tolerância ao açúcar em pacientes do diabetes do tipo 2. Além disso, ele normaliza as taxas glicêmicas na mesma proporção que a Metformina, medicamento utilizado por pacientes portadores da doença.

Portanto, o tenente é bom para quem tem diabetes, mas precisa saber fazer corretamente e ter uma dieta adequada.

4 – Age no tratamento de infecções

Devido ao seu alto teor de antioxidantes e sua ação bactericida, o chá da planta também pode ser utilizado como tratamento auxiliar para casos de contaminações com bactérias, auxiliando na inibição e tratamento de doenças como leishmaniose e malária.

5 – Previne o câncer

Alguns estudos preliminares demonstraram a eficácia do pau tenente na intervenção de células cancerígenas que se desenvolvem em certas partes do corpo. Nesse sentido, os antioxidantes presentes na planta atuam como protetores celulares, reduzindo o risco de mutação e proliferação de células cancerígenas.

6 – Atua como energético e antitérmico

O chá de pau tenente também proporciona efeito estimulante no corpo, pois atua diretamente no sistema nervoso central, conferindo uma sensação de bem-estar e atenção. Do mesmo modo, a bebida é eficaz no equilíbrio da temperatura corporal, sendo muito utilizada para abaixá-la em casos de febre.

7 – Tratamento para piolhos

O chá de pau tenente também pode ser utilizado no couro cabeludo, pois também têm ação inseticida. Assim, ele extermina piolhos, insetos e ácaros da região.

8 – Ação diurética

O chá de pau tenente também fornece uma ação diurética, eliminando o excesso de líquidos do organismo. Assim, ele é um aliado ideal para pessoas que sofrem com problemas de retenção de líquidos e inchaço no corpo.

Lascas de pau tente ou quina
Chá de Pau Tenente é bom para o fígado e tem mais benefícios; conheça. Foto: Canva PRO

Como fazer o chá

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de lascas de pau tenente;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferva a água junto com as lascas de pau tenente por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe a mistura repousar por mais 10 minutos. Por fim, basta coar e beber o chá. A ingestão indicada é de até 3 vezes ao dia.

Efeitos colaterais

Se consumido em excesso, o chá de pau tenente pode causar náuseas, vômitos, dores no estômago e irritabilidade no sistema gastrointestinal. Além disso, o uso imoderado reduz a produção de espermatozoides no homem e do hormônio estrogênio nas mulheres.

Quem não pode tomar o chá

O chá de pau tenente é contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com alterações hormonais, bem como mulheres na menopausa, já que sua fórmula pode causar piora na regulação hormonal.

Leia mais: Chá de Erva-Doce: conheça os incríveis benefícios para adultos e crianças

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação