Benefícios do Pilates: confira 04 motivos para começar hoje ainda

Os exercícios com pilates não perdem em qualidade para nenhum outro, confira os benefícios (o 4º vai te convencer)

Sem dúvidas, praticar exercícios é essencial para a manutenção da nossa saúde. Através deles, conseguimos emagrecer, ganhar músculos e permanecer mais ativo. Mas será que isso acontece também com quem faz pilates? É sobre os benefícios do pilates que vamos falar aqui no SaúdeLab.

O idealizador, Joseph Pilates, investiu toda sua energia para estruturar essa atividade física supercompleta. Assim, das aulas de Pilates é possível tirar um proveito muito significativo. A proposta é direcionada em 10 princípios que se resume nessa expressão do seu precursor- “Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito.”

Você provavelmente já ouviu falar, ou até mesmo conhece alguém que faz aulas de Pilates. Afinal, é uma atividade bastante popular, sendo praticada por muitos. Por outro lado, mesmo sendo bem difundida, poucos conhecem seus verdadeiros benefícios e, como de fato, ele funciona.

Como são as aulas de Pilates?

Os benefícios do pilates são abrangentes e oferecem vantagens superiores as de um simples exercício. Quanto mais se pratica, de forma correta e com regularidade, mais o corpo e a mente se equilibram.

Se você já teve a oportunidade de ver uma aula de Pilates, então provavelmente percebeu que os exercícios podem ser praticados em grupo. Contudo, na maioria das vezes, a aula é personalizada para cada pessoa, de forma a atender a necessidade e objetivo de cada um.

Durante os exercícios, são empregados diversos aparelhos, geralmente caracterizados por um conjunto de molas, pesos e outros acessórios. Estes são utilizados como uma forma de resistência, principalmente através das molas. As atividades se baseiam em sequências de movimentos realizadas nos aparelhos, indo contra a resistência das molas. Quanto mais ela se estica, maior a resistência, e através disso é possível mensurar uma carga.

Leia também: 3 exercícios perfeitos para firmar o bumbum e se livrar da flacidez bem rápido

benefícios do pilates em aparelhos
A prática do pilates beneficia todas as pessoas. Fonte: Canva PRO

Principais benefícios do Pilates

1. Liberação de endorfina

Os exercícios com pilates não perdem em qualidade para nenhum outro. A liberação de endorfina (hormônio do prazer e bem-estar), por exemplo, é igual ou até maior.

2. Alongamento

Através dos movimentos, e da resistência das molas, é possível treinar todo o corpo, de maneira mais leve do que em academias convencionais. No geral, os exercícios acabam assumindo as funções de alongamento e fortalecimento.

3. Trabalha todas as partes do corpo

De maneira geral, as porções do corpo mais trabalhadas no Pilates, dependendo dos movimentos, são a região abdominal, vertebral e articulações. Porém, mesmo que um determinado exercício tenha foco em uma porção específica, o resto do corpo não ficará sem ser trabalhado.

4. Integra corpo-mente

Durante as aulas, são empregadas mais de uma abordagem, de forma a atender a necessidade física e ao organismo como um todo. Dessa maneira, com os benefícios do pilates, a pessoa pode melhorar a integração do corpo com a mente. Assim, alcança maior controle, equilíbrio, concentração, flexibilidade, coordenação motora, resistência física e respiração.

Para quem os benefícios do Pilates são indicados?

A prática do pilates beneficia todas as pessoas, desde crianças, adultos, idosos ou gestantes. Então, qualquer pessoa pode praticar aula de Pilates, visto os inúmeros benefícios.

Entretanto, as pessoas que tiveram alguma lesão nos músculos, articulações ou coluna também aproveitam os benefícios do pilates. Os movimentos empregados na prática conseguem aliviar dores, fortalecer os músculos, além de lidar muito bem com as lesões, de forma a melhorar ou preveni-las.

Graças a essas características, o Pilates muitas vezes acaba sendo uma indicação médica, seja para dores na coluna, joelho e similares. Dessa forma, a atividade pode ser praticada tanto por quem precisa, quanto por quem apenas deseja se manter ativo.

Leia mais: Melhores Marcas de Suplementos: Como Escolher?

Conheça os 5 incríveis truques com limão que irão te ajudar e muito no seu dia a dia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação