Melhores Marcas de Suplementos: Como Escolher?

melhores marcas de suplementos

Confira quais são as melhores marcas de suplementos:

Quando você pesquisa as melhores marcas de suplementos, fica difícil saber quais são realmente as melhores. As opções são tantas e de tantos lugares que é complicado escolher. Por isso, separamos aqui um guia, de marcas nacionais e importadas para que você contemple as suas necessidades e melhore a sua disposição física.

Abaixo você vai ver uma lista completa de marcas com os melhores suplementos. Também damos algumas dicas de que suplementos comprar e para quê utilizá-los. Existem diversos tipos deles: para ganhar massa, perder gordura, ter uma melhor performance e até para fazer unhas e cabelos crescerem mais rápido e mais fortes.

1. Probiótica

Probiótica

Não só a melhor marca de suplementos nacionais como também a mais conhecida do mercado. Com o slogan “make yourself epic” (torne-se épico, na tradução) a marca visa o melhor desempenho de atletas e amadores em uma série de atividades físicas.

Com mais de 30 anos de atuação no ramo da saúde, a Probiótica produz os melhores whey protein e BCAAs à venda. É uma marca de renome e que tem como objetivo um processo contínuo de pesquisa e inovação.

São duas as linhas que a Probiótica trabalha: Monster e Pro. A primeira é voltada para musculação e hipertrofia, com os melhores BCAAs, hipercalóricos, creatina, energéticos, proteicos e termogênicos. A linha Pro possui aminoácidos e outros suplementos gourmet, para uma alimentação saudável, equilibrada e deliciosa.

Na categoria beleza e saúde da Probiótica, você ainda encontra uma série de medicamentos voltados para o seu bem-estar. O colágeno da marca, por exemplo, é um dos mais vendidos no mercado nacional. Já o whey é super procurado pela sua relação custo-benefício.

Confira abaixo onde encontrar os melhores produtos ao melhor preço:

  • 100% Pure Whey 900 gramas: é de longe um dos whey protein mais em conta no mercado. Popularizou-se entre fisiculturistas e sua fórmula é uma das poucas aprovadas pela Anvisa e que não faz mal à saúde.
  • Carb-up Gel BCAA Plus: o diferencial dos BCAAs da probiótica é a fórmula com três aminoácidos essenciais, L-Isoleucina, L-Leucina e L-Valina. Ela estimula o crescimento e a recuperação muscular e ajuda você a tonificar mais rápido.
  • Monster Extreme Black: esse composto junta whey, BCAA, guaraná, mate, zinco e leucina para você malhar com todo o gás.

2. Integralmédica

Integralmédica

No mercado desde 1983, a Integralmédica já faturou inúmeros prêmios de melhor marca de suplementos. Inclusive em 2015 e 2016 ganhou consecutivamente o Prêmio Corpo Ideal.

É uma das marcas pioneiras no Brasil quando o assunto é nutrição esportiva e já conquistou respeito e admiração de milhares de fãs e usuários. A Integralmédica patrocina muitos atletas de renome mundial a fim de valorizar muitas modalidades de esporte.

Os suplementos da marca são conhecidos pelas suas fórmulas inovadoras e eficientes, bem como pela longevidade no mercado. Os seus processos de qualidade são norteados por excelência e capacitação. Além disso, possui certificação internacional de fábrica da Société Générale de Surveillance (SGS).

Apesar de ser uma empresa nacional e com foco no público brasileiro, a Integralmédica exporta seus suplementos para outros países pertencentes ao Mercado Comum do Sul (Mercosul). E a companhia não trabalha apenas com suplementos, ela também investe em material e equipamento esportivo.

Em relação aos suplementos, a Integralmédica trabalha com quatro linhas de objetivos: aumentar energia e foco; máxima performance nos treinos; aumentar massa muscular e força; e queima de gordura e definição muscular.

Confira abaixo onde encontrar os melhores produtos ao melhor preço:

  • Nutri Whey Protein 907 gramas: não é à toa que esse é um dos melhores whey protein para quem visa o aumento da massa muscular sem engordar e com qualidade. A sua fórmula é de fácil solubilidade, não deixando granulados no shake. Também contém BCAA, vitaminas e minerais na sua composição.
  • Barra Vo2 Protein Chocolate 30 gramas: perfeita para levar na bolsa, essa barrinha de proteína, colágeno, fibra e proteína isolada de soja fornece energia durante o seu treino. Você pode comer até três unidades entre as refeições para evitar lanches calóricos e pouco nutritivos. Possui ainda ação antioxidante.
  • Pré-Treino Évora Pw 300 gramas: Esse suplemento pré-treino favorece o seu desempenho seja em que atividade for. Ele é composto por uma combinação explosiva de cafeína com taurina, para dar a você muito mais foco. É perfeito para quem faz treinos intensos onde ocorre maior desgaste muscular.

3. Max Titanium

Max Titanium

A brasileira líder de mercado na América Latina não pode ficar de fora da nossa lista. A Max Titanium movimenta mais de R$ 250 milhões por ano em suplementos alimentares.

Das marcas citadas é a mais nova, sendo lançada apenas em 2006. É especializada em suplementos com máximo sabor e resultado.

Um dos principais diferenciais é que a Max Titanium produz uma linha de produtos voltada para o público feminino. A exemplo disso, temos o Femini Whey, que é um concentrado proteico feito especialmente para as mulheres. Além de atuar no crescimento e na regeneração muscular, também promete diminuir os efeitos da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

Outros produtos que se destacam são os aminoácidos, como a creatina e a glutamina. A alta qualidade das fórmulas produzidas pelo laboratório Supley é reconhecida mundialmente.

Confira abaixo onde encontrar os melhores produtos ao melhor preço:

  • Femini Whey 900 gramas: o famoso whey protein feminino da Max Titanium é de longe um dos melhores do gênero. Além da proteína, ele fornece também BCAA, vitamina D, colágeno, ácido glutâmico e arginina, para uma melhor recuperação muscular.
  • Creatine 150 gramas: essa creatina é tudo de bom! Ela é eficiente, barata e tem uma composição de alta qualidade. Na fórmula, ela leva arginina, metionina e glicina, aminoácidos essenciais para o bom funcionamento muscular. Uma vantagem que deve ser destacada: é livre de lactose ou glúten.
  • Multimax Multivitamínico Complex 90 cápsulas: nem só de whey vive um atleta. Esse multivitamínico da Max Titanium oferece uma gama enorme de vitaminas e minerais essenciais. Esses micronutrientes melhorar muitas funções metabólicas no seu organismo.

Melhores marcas de suplementos importados

melhores marcas de suplementos importados

As marcas internacionais já estão presentes no mercado brasileiro de nutrição esportiva há algum tempo. Muitas delas dominam as academias desde os anos 1990 e se popularizaram com força no país.

Optar por essas marcas pode ser uma boa ideia, já que algumas delas podem ser encontradas com certa facilidade nos principais supermercados e farmácias. Entretanto é preciso ter atenção redobrada na hora da compra, principalmente fora do país.

Os produtos importados que estão à venda em lojas autorizadas já possuem aprovação da Anvisa. Mas os de venda online e os que você compra no exterior nem sempre. Nesses casos, você pode procurar pelo selo de aprovação da agência federal norte-americana Food and Drug Administration (FDA).

Abaixo listamos as melhores marcas disponíveis por aqui e onde você pode encontrá-las ao melhor preço!

1. Optimum Nutrition

Optimum Nutrition

Uma das primeiras fabricantes de produtos do segmento no mundo, a Optimum Nutrition é uma marca de renome e que conquistou inúmeros atletas ao longo da sua história. A empresa faz parte do grupo Gambia e se divide em duas: American Body Building (ABB) e Optimum Nutrition.

Os produtos passam todos por um forte e rigoroso controle de qualidade, tudo nos Estados Unidos (EUA), e depois são encaminhados aos principais distribuidores, presentes no mundo todo, inclusive o Brasil.

Todos os ingredientes são selecionados e manejados por profissionais das mais altas áreas da saúde. E os produtos são divididos em quatro linhas: proteínas; força e resistência; saúde e bem-estar; e acessórios esportivos.

Os principais destaques da Optimum Nutrition são os whey protein. Cada dose do suplemento carrega consigo quatro gramas de glutamina, 24 gramas de proteína pura e 5,5 gramas de BCAA.

Uma novidade da marca é o whey and oats. Esse suplemento pode ser utilizado como substituição do café da manhã, ainda mais para quem faz dieta low carb.

Confira abaixo onde encontrar os melhores produtos ao melhor preço:

  • 100% Whey Gold Standard: outra opção de whey protein totalmente livre de glúten. Esse produto da Optimum Nutrition venceu por dez anos consecutivos o título de melhor proteína do mundo. É perfeito para quem quer ganhar massa magra com qualidade e rapidez, evitando colocar a sua saúde em risco.
  • BCAA 1000 com 60 Cápsulas: o melhor BCAA isolado do segmento. As suas cápsulas têm tecnologia superior para serem mais fáceis de engolir e digerir. Esse suplemento ajuda a diminuir o catabolismo, permitindo a regeneração muscular de forma mais rápida. Quem toma garante que ele aumenta a resistência física.

2. Dymatize

Dymatize

Outra marca estrangeira que faz sucesso por aqui é Dymatize. Desde 1994 que a empresa norte-americana atua no ramo dos suplementos e da nutrição esportiva. Ela produtos os melhores suplementos importados presentes hoje no Brasil.

Com foco em atletas e aspirantes a atletas profissionais, a empresa produz produtos de alta qualidade e performance. Seu principal destaque é também no whey protein. Mas a Dymatize também produz suplementos para ganho de peso.

Bem conceituada, a sua última linha de proteínas em pó recebeu o título de Isolate of the year (melhor whey isolado do ano, na tradução). E isso não é à toa. Nos útilmos anos, a empresa vem investindo pesado em tecnologia.

Outro diferencial é que o conselho administrativo da empresa é gerido por médicos especialistas em nutrição esportiva.

Confira abaixo onde encontrar os melhores produtos ao melhor preço:

  • ISO 100 Whey Zero Carb: para quem realmente precisa ganhar músculos sem engordar a solução é esse whey. De rápida solubilidade, cada dose oferece mais de 25 gramas de proteína pura hidrolisada.
  • Barra Elite Protein Bar: sabor chocolate com manteiga de amendoim, essas barrinhas são uma delícia! Elas servem de lanche entre refeições e são super práticas para quem não tem tempo de carregar marmita por aí. Além de ricas em proteínas, são também fonte de fibras.

3. Universal Nutrition

universal nutrition

Outra marca estadunidense que bomba no Brasil é a Universal Nutrition. Há 30 anos fazendo um dos melhores suplementos de proteína do mundo. Porém o que realmente popularizou a empresa por aqui foi o Animal Pak.

Atualmente ela oferece toda uma gama de elementos de nutrição esportiva de alta qualidade e tecnologia. Seus suplementos estão entre os melhores e são utilizados por diversos atletas renomados.

Confira abaixo onde encontrar os melhores produtos ao melhor preço:

  • Ultra Iso Whey 907 gramas: se quer tomar um whey de efeito imediato esse produto é para você. E ele ainda é sem carboidratos, gorduras, livre de lactose e açúcares, ou seja, pode ser utilizado por pessoas com diabetes.
  • Animal Pak (30 packs): dos suplementos mais baratos esse é o melhor. Além de multivitamínico ele é também multimineral. Seu uso é indicado para aumento de força, imunidade e foco. Contém gelatina, sulfato de cálcio, maltodexitrina, óleo de linho e uma série de outros elementos. Deve ser tomado 30 minutos após a refeição que antecede o treino.

Melhores marcas de suplementos nacionais

melhores marcas de suplementos nacionais

O Brasil é um país que produz muitos suplementos, principalmente voltados para a musculação e o desempenho de atletas. Essa indústria movimentou R$ 1,5 bilhão no último ano.

Apesar disso, menos de 30% dos brasileiros pratica exercício físico de acordo com o Ministério da Saúde. A mesma pesquisa mostra que o sedentarismo, em muitas ocasiões, é resultado da falta de tempo e disposição para o esporte.

As marcas e suplementos apresentados podem ajudar você a mudar isso, se este for o seu caso. Tomar medicamentos e fitoterápicos para ter mais força e vitalidade é algo que pode ser feito tranquilamente, porém é bom que você consulte o seu médico primeiro.

Por que escolher as melhores marcas?

Claro que na hora de comprar seu suplemento você pode optar por um mais barato e de marca menos conhecida. A escolha é sua e inclusive deve ser feita junto de um profissional de saúde. Entretanto, adquirir um suplemento de uma boa marca pode ser crucial para o seu desempenho.

As melhores marcas têm melhores laboratórios e acabam por também ter um teste de qualidade muito mais rigoroso. Comprar marcas do topo de gama significa investir o seu dinheiro em produtos atestados e qualificados, que com certeza darão o resultado esperado.

Sem falar que são produtos certificados por autoridades competentes, ou seja, não contêm indícios de substâncias que possam lhe fazer mal ou deteriorar o seu organismo. Contudo, existem muitas marcas menores e que não falamos aqui que também têm essas características. A exemplo disso podemos citar as marcas portuguesas Prozis e Gold Nutrition.

O importante, na hora da compra, é você saber quais as marcas aprovadas no Brasil pela Anvisa, quais possuem o selo da FDA e quais são seguras.

Quantos suplementos eu posso tomar ao mesmo tempo?

quantos suplementos tomar

Quem toma suplementos sabe que esse mundo é uma tentação. Tem suplemento para tudo, tudo mesmo! Por isso, não se recomenda que você tome vários ao mesmo tempo, até porque alguns fazem coisas opostas no seu organismo.

Antes de se empolgar e comprar whey, BCAA, glutamina, creatina e tudo mais, consulte um nutricionista ou profissional de saúde do esporte. Outra coisa importante é você se questionar porque tomar suplementos. Confirme quais as suas necessidas, pois muitos dos medicamentos já possuem múltiplas funções.

Se você já toma whey com o propósito de ganhar massa muscular, por exemplo, talvez você não precise tomar BCAA. É que a maioria das fórmulas de whey protein contém BCAA e outros aminoácidos essenciais ou não dentro. Ler os rótulos ajuda você a evitar essa sobrecarga de nutrientes.

E falando em sobrecarga, isso não é nada bom. Repor o que falta pode ajudar você a evoluir, mas tomar suplementos demais leva a problemas de pâncreas, rins e fígado. A longo prazo, você pode deteriorar os seus órgãos e até mesmo desenvolver doenças crônicas, como o cálculo renal e a pancreatite. Então não misture suplementos e leve esse recado a sério.

Observe o seu corpo

Quando você começa a tomar um suplemento, nem sempre ele faz efeito logo em seguida. Como muitos medicamentos de uso contínuo, os suplementos precisam de um período mais longo para agir. Mas isso não quer dizer que eles não estejam atuando.

Ao tomar esse tipo de medicamento, observe o seu corpo e vá anotando as suas evoluções. Esse tipo de atitude pode evitar reações indesejadas, alérgicas e de outro tipo. E se você relata essas reações para o seu médico ou nutricionista fica ainda mais fácil de ajustar as doses e adequar os suplementos.

Os medicamentos para ganhar massa muscular podem, por exemplo, engordar em alguns casos. Quando isso acontece, pode ser preciso adicionar ao seu dia a dia um termogênico ou mudar a sua rotina de exercícios, de forma que você queime mais calorias.

Assim como os suplementos para emagrecer, que podem causar uma perda de peso exagerada e devem ser tomados com bastante precaução.

Quais as melhores marcas de suplementos?

Antes de mais nada, convém separar os suplementos em nacionais e importados, pois muitas das marcas vêm de diferentes países. Se você pensa que os importados são sempre melhores, saiba que existem vários produtos nacionais de extrema qualidade. E com uma ótima vantagem: preço baixo.

Os produtos importados tendem a ser um pouco mais caros. Isso ocorre por causa das taxas de importação e regulamentação. Outra vantagem de optar pelos suplementos nacionais é que eles normalmente são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Separamos duas listas para você ficar por dentro das melhores marcas de suplementos, sejam elas estrangeiras ou não!

Não troque de suplementos o tempo todo

Muita gente faz isso. Usa um whey num mês e no outro já troca de marca. Não é boa ideia porque a fórmula de cada whey é diferente. Alguns contêm colágeno, outros levam aminoácidos e uns são completamente puros.

Ficar trocando de marca ou até de tipo de suplemento pode fazer com que você não sinta os resultados de nenhum. E isso quer dizer dinheiro jogado fora. Como dissemos acima, é bom usar um mesmo suplemento por um determinado período para que se consiga realmente notar as mudanças.

Além disso, os suplementos devem ser tomados de acordo com as orientações do rótulo ou de um médico. Tomá-los de qualquer jeito poderá ter consequências sérias. Portanto respeite a posologia e não troque de marca sem motivos. Tente sempre usar as mesma fórmulas.

Com isso, também fica outra questão: talvez seja mesmo melhor optar pelas marcas nacionais. Elas estão sempre disponíveis no mercado e são mais fáceis de serem adquiridas. Assim, você não interrompe o seu tratamento simplesmente porque ficou sem suplementos.

E se você viajar e quiser comprar um suplemento importado, compre em quantidades, pois assim você tem um bom período de tratamento. Todavia lembre-se de consultar as leis de imigração dos países que visitar, pois nem todos permitem compra e transporte desse tipo de medicamento.

Uma boa ideia é sempre olhar os sites das companhias aéreas que você viaja. Lá você encontrará tudo que é ou não permitido na bagagem no translado de cada conexão.

Fontes consultadas

Sites:

Fontes bibliográficas:

  • ALVES, Crésio; VILLAS BOAS LIMA, Renata. Uso de suplementos alimentares por adolescentes. Jornal de pediatria, v. 85, n. 4, 2009.
  • BEZERRA, Crislaine Chagas; MACEDO, Erika Michelle Correia. Consumo de suplementos a base de proteína e o conhecimento sobre alimentos proteicos por praticantes de musculação. RBNE-Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 7, n. 40, 2013.
  • DE REZENDE GOMES, Mariana; TIRAPEGUI, Julio. Relação de alguns suplementos nutricionais e o desempenho físico. Archivos Latinoamericanos de Nutrición, v. 50, n. 4, p. 317-329, 2000.
  • DOS SANTOS, Miguel Ângelo Alves; DOS SANTOSD, Rodrigo Pereira. Uso de suplementos alimentares como forma de melhorar a performance nos programas de atividade física em academias de ginástica. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 174-85, 2002.
  • GOMES, Gisele Sales et al. Caracterização do consumo de suplementos nutricionais em praticantes de atividade física em academias. Medicina (Ribeirão Preto. Online), v. 41, n. 3, p. 327-331, 2008.
  • PEREIRA, Raquel Franzini; LAJOLO, Franco Maria; HIRSCHBRUCH, Márcia Daskal. Consumo de suplementos por alunos de academias de ginástica em São Paulo. Revista de Nutrição, 2003.

Crédito das imagens:  Freepik e Unsplash