Book Appointment Now
Benefícios do fígado de boi: saiba porque não pode faltar na dieta e quem não pode comer
Saber quais são os benefícios do fígado de boi é muito importante, pois esse alimento possui diversos nutrientes, entre eles vitaminas e sais minerais, por exemplo. Seja um bife acebolado, cozido ou assado, o bife de fígado tem muitos adeptos, principalmente, no Brasil. Por isso, o Site Saúde Lab decidiu escrever este artigo para que você possa descobrir tudo sobre esse alimento.
Apesar de muitas pessoas rejeitarem seu consumo por ter um sabor mais acentuado, deixar de comê-lo pode ser um erro grave. Os efeitos protetores do fígado de boi para a saúde superam expectativas, vez que é altamente antioxidante e gerador de energia. Porém, seu consumo deve ser moderado.
Benefícios nutricionais do fígado de boi
Antes de mais nada, saiba que o fígado de boi possui muitos benefícios nutricionais. Dentre os quais, a prevenção da asma, da anemia e até mesmo para o bom funcionamento do cérebro, isso porque possui cerca de 9 tipos de vitaminas.
Sendo assim, é indispensável que você saiba quais são os benefícios do fígado de boi, para que você comece a consumir esse alimento. Dessa forma, o fígado de boi é o alimento que mais possui vitamina A, sendo responsável pelo fortalecimento ósseo, aumento da imunidade e atua na saúde cardiovascular, por exemplo.
Além disso, é possível encontrar nesse alimento uma fonte rica de: complexo B (B2, B3, B6, B9 e B12); C, E, K, Tiamina e Niacina. Em relação aos sais minerais, é uma rica fonte de Ferro, Cálcio, Fósforo, Manganês, Potássio, Selênio, Sódio e Zinco.
Portanto, o fígado de boi é um alimento que não pode faltar na sua dieta, mas antes de inserir na sua alimentação confira outras informações abaixo que se deve considerar ao comê-lo. Acompanhe!
Grávidas podem comer?
Essa é uma dúvida muito comum, pois embora o fígado de boi tenha muitos benefícios nutricionais, ele pode tóxico para as grávidas. Devido o fígado ser um órgão que filtra todas as substâncias do organismo do animal, esse alimento possui uma grande concentração de vitamina A, mercúrio e chumbo que pode fazer mal para a gestante e o bebê.
Caso seja essencial para suprir sua saúde, essa orientação deve ser acompanhada por avaliação médica ou de nutricionista criteriosa.
Veja também: Quais os primeiros sintomas de gordura no fígado? Entenda as causas e como evitar complicações
Quem tem pedra na vesícula pode comer?
Ainda sobre os benefícios do fígado de boi, saiba que se você tem pedra na vesícula pode comer fígado de boi, pois não é um tipo de carne gordurosa. Por ser oxidante, ele ajuda a eliminar as toxinas e sujeiras que provocam a formação de cristais no sangue.
Quem tem triglicerídeos alto pode comer?
Saiba que triglicerídeos alto é o acúmulo de gordura nas veias, logo se esse é o seu caso, ou seja, se você possui o nível triglicerídeo alto você pode comer esse alimento, já que não possui muita gordura. Além do mais as vitaminas B12, do complexo B6 e folato ajudam a converter o excesso de homocisteína em moléculas inativas, pois essas provocam complicações cardiovasculares.
Quem tem colesterol alto pode comer fígado de boi?
Devido o fígado de boi ser um alimento rico em niacina, ela ajuda a reduzir o colesterol. A riboflavina que está presente no fígado do boi ativa o complexo B6 que cardioprotetor.
Antioxidante e anti-inflamatório
A presença abundante de Vitamina C atua na prevenção de câncer, aumenta a imunidade e evita a oxidação do colesterol. Ainda assim, combate inflamações por ser rico em zinco.
Proteção cardiovascular
Além disso o zinco e vitamina A protegem as paredes das artérias, evitando problemas cardíacos, como Acidente Vascular cerebral (AVC), por exemplo.
Prevenção de anemia é um dos benefícios do fígado de boi
Aliado ao ferro, anemias ferroprivas são preveníveis e até tratadas com o consumo do fígado de boi. Incluir esse alimento na dieta é altamente recomendável.
Bebê pode comer fígado de boi?
Por fim, sobre os benefícios do fígado de boi, os bebês podem comer, mas somente a partir de 1 ano de idade, visto que é um alimento forte por causa da grande quantidade de vitaminas e sais minerais, além de ser um alimento com elevada concentração de chumbo e mercúrio, seu consumo deve ser moderado.
Veja também: Alimentos processados e enlatados podem causar gordura no fígado, veja agora
Como armazenar e consumir corretamente
O armazenamento do fígado de boi é um cuidado essencial para consumir sem prejuízos à saúde. Antes de comprar, observe a coloração que deve ser brilhante e ter bom cheiro. Você pode mantê-lo refrigerado por 2 dias ou congelado até 3 meses.
Quanto ao consumo, ele deve ser equilibrado, pois cada 120 gramas de fígado equivalem a metade do que precisamos ingerir diariamente. A propósito, prefira comer o fígado junto com saladas, vegetais e menos carboidratos simples.
MATCHÁ: conheça agora todos os seus benefícios
Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá. Afinal de contas, ele é um dos grandes queridinhos de quem busca mais saúde. No entanto, os benefícios dessa bebida são tantos que muitos deles acabam passando despercebidos.