Remédio caseiro para tratar a azia: 5 opções que dão resultado

A asia pode ser bastante incômodo, porém existem boas opções de remédios caseiros

A azia é um problema extremamente comum, podendo ocorrer por diversos motivos. Na maioria das vezes, se trata de uma complicação gástrica que gera bastante incômodo, a qual só piora se não for tratada de alguma forma. Portanto, o SaúdeLab vai te apresentar 5 opções de remédio caseiro para tratar azia.

A princípio, não há muito com o que se preocupar quando estamos com azia, visto que ela por si só não necessariamente representa algum risco para nossa saúde. Entretanto, tratar a azia é necessário para acabar com o desconforto que ela traz, e impedir que ela se agrave de alguma forma, especialmente se ela for frequente. Mas, ATENÇÃO, esse conteúdo tem um intuito apenas orientativo, caso os sintomas persistam, um médico dever ser consultado.

O que pode causar a azia?

De maneira geral, a azia pode ser resumida em um fenômeno onde o ácido estomacal faz contato com o esôfago. Com isso, geralmente há uma sensação de queimação na garganta, visto que a superfície do esôfago não está acostumada com essa acidez. No caso, esse contato ocorre quando, durante a digestão de algum alimento, o estômago não consegue vedar o caminho para o esôfago.

Em relação as causas da azia, é possível dizer que elas se resumem em problemas no sistema digestivo, especificamente em dificuldades na digestão. Ao comer alimento mais pesados, ou grandes quantidades de comida, por exemplo, o estômago encontra um grande problema ao digerir os alimentos, favorecendo as chances de azia. Por outro lado, existem outras condições de saúde, como a gastrite, que podem ter a azia como um sintoma.

Leia também: Quem tem gastrite pode tomar refrigerante? Entenda o que diz a ciência

Remédio caseiro perfeitos para tratar a azia

Tendo em mente como funciona a azia, e o que pode causá-la, é preciso aprender formas de resolver esse problema. Conforme fora dito, ela pode ser sintomática de algum problema de saúde, mas ao mesmo tempo, se ela não for tratada, pode ser que surjam outras complicações, como a esofagite. Sendo assim, confira a seguir alguns dos remédios caseiros para trata a azia:

  • Água com bicarbonato de sódio: ao diluir 1 (uma) colher de sopa de bicarbonato de sódio em 100ml de água, é possível obter uma solução alcalina. Essa característica é a chave para combater o ácido estomacal que entra em contato com o esôfago, de forma a eliminar a sensação de queimação.
  • Chá de alcaçuz: os chás são amplamente conhecidos pelos seus benefícios para saúde, porém o chá de alcaçuz é extremamente eficiente para combater os sintomas da azia.
  • Chá de orégano: por incrível que pareça, o chá de orégano também pode ser utilizado para aliviar a sensação de queimação causada pela azia e funciona muito bem como remédio caseiro par azia..
  • Abacaxi e limão: à primeira vista, o consumo de frutas ácidas pode parecer estranho como solução para azia, porém ela pode estar sendo causada justamente por uma ineficiência do ácido estomacal. Logo, essas frutas podem ajudar a regular a ação da digestão.
  • Chá de espinheira-santa: por fim, mais uma opção de chá que combate ativamente a azia, podendo ser utilizado até como uma forma de prevenção.

Remédios caseiro não é uma solução absoluta

Sem dúvidas, os remédios caseiros vão te ajudar a tratar a azia sem dificuldades. Porém, é muito importante ter em mente que eles servem apenas para que você possa se livrar dos sintomas. A azia é uma condição de saúde que requer atenção e orientação médica. Para poder lidar ela da melhor forma, é preciso realizar mudanças consistentes na alimentação e nos hábitos de vida, pois elas vão atuar de forma uma forma preventiva.

Leia mais: Remédios caseiros: por que a prática é bastante utilizada?

Devido aos seus inúmeros benefícios à saúde, muitas pessoas têm perguntado se a spirulina emagrece. Uma vez que, ela é uma fonte excelente de proteínas, vitaminas e minerais. Além de outros nutrientes antioxidantes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação